terça-feira, 16 de março de 2021

Amós 7 Comentário:

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Amós 7

Comentário:  Deepati Vara Prasad

Este capítulo apresenta três das cinco visões de Amós a respeito dos juízos que cairiam sobre Israel (vv. 1-9) e seu confronto com Amazias, o sacerdote de Betel (vv. 10-17).

O primeiro juízo, a fome (v.1), mostra que o juízo é inevitável, porém vem misturado com a misericórdia de Deus. Os insetos comeram apenas o último crescimento da grama, que é de pouco valor em comparação com o primeiro.

A próxima visão, o julgamento pelo fogo (v.4) mostra que Deus tem muitas maneiras de humilhar uma nação pecadora. Mais uma vez, o profeta intercedeu em favor dos pecadores, ao reconhecer que Israel havia se tornado mais humilde diante dos castigos anteriores. Então, devido a intercessão profética, o Senhor postergou os Seus juízos.

A terceira visão, do fio de prumo (v.7), nos lembra que Israel era como uma parede forte que o próprio Deus havia construído. Mas ela não estava à altura de Suas expectativas. A punição seria certa.

Apesar da intercessão de Amós em favor de Israel, o povo não só continuou em pecado como perseguiu o profeta. Amazias, o sacerdote-chefe da adoração do bezerro em Betel, queixou-se ao rei Jeroboão sobre o profeta, sem mencionar a sua oração de intercessão por eles. Note-se que os que mais fingem ter santidade são geralmente os piores inimigos de quem está realmente santificado.

Amós apresentou as profecias que Deus lhe designara, visando o arrependimento do povo (vv. 14,15). Ele era um profeta, não por profissão ou modo de ganhar a vida, mas foi chamado para honrar a Deus, servir as pessoas, e fazer o bem.

Deepati Vara Prasad

Watchman Publishing House, India

#rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...