quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Daniel 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Daniel 2

Comentário:  Koot van Wyk

No segundo ano de Nabucodonosor, Deus deu ao rei um sonho que o perturbou muito (v. 1). Ditadores muitas vezes são inseguros e não confiam em ninguém ao seu redor. O rei disse que estava ansioso para saber o sonho (v. 3) e ameaçou todos os sábios da corte com a morte caso não conseguissem revelar o mistério (v. 5).

Os adivinhos perceberam então que tinham um grande problema. Eles conheciam a extrema brutalidade dos ditadores assírios e babilônios, como a demonstrada na captura de Laquis, registrada na parede do palácio de Senaqueribe, em Nínive. Muito provavelmente eles seriam cortados em pedaços ainda vivos. E sabiam que ninguém na terra poderia desvendar o mistério (v. 10).

Tendo ciência da crise que também o envolvia, Daniel se aproximou e pediu para falar com o rei (v. 15) e pediu a seus amigos para orarem com ele a respeito do assunto (v. 17-18). Deus respondeu a oração deles e deu a Daniel o sonho e a sua interpretação (v. 19).

O conceito fundamental do sonho é que Deus está no controle da história deste mundo e de seus sucessivos impérios. Este mesmo conceito já havia sido exposto por Moisés em Gênesis 31, Êxodo 3 e Jó 12.

O último reino que aparece no sonho, composto de “argila e ferro” (vs. 41-43), também teria fim, como todos os demais. Os dias destes reis (período de argila e ferro) duraria até o fim dos tempos. Então uma pedra vinda do próprio Deus destruiria a imagem que Nabucodonosor vira em seu sonho e o Deus do céu estabeleceria um reino que jamais seria destruído (v. 44).

Apesar de ser ainda um calouro, Daniel foi promovido a chefe de todos os sábios da Babilônia e seus amigos se tornaram encarregados da administração da província de Babilônia, a seu pedido (v. 49). Todos, então, souberam que a inteligência e a sabedoria de Daniel e seus companheiros lhes haviam sido dadas por Deus, em que os hebreus haviam se abrigado.

Querido Deus,

Vivemos no tempo do fim e sabemos que o Seu filho, a Rocha dos Séculos, virá em breve como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores para encher a terra com a Sua glória. Que possamos, desde agora, nos abrigar nEle. Amém.

Koot van Wyk

Universidade Nacional Sangju

Coreia do Sul

#rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...