sábado, 31 de agosto de 2019

Idólatras e promotores da idolatria– 2 Reis 10

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Reis 10
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Idólatras e promotores da idolatria

Infelizmente “há muitos que se alimentam levemente da Bíblia Sagrada, mordiscando aqui e ali aleatoriamente com um interesse apenas passageiro pelas palavras de uma página. Poucos são aqueles que bebem de forma profunda e consistente dos rios de água viva” (Charles R. Swindoll).

Neste mundo de horrores, trevas espirituais e morais, violência e corrupção extremas precisamos mergulhar de cabeça no livro de Deus deixado à humanidade. Referindo-se a Jeú como “um dos homens mais sanguinários da Bíblia”, Harold L. Willmington oferece-nos os seguintes detalhes do capítulo em estudo:

1. Jeú mata a família de Acabe:

• O desafio feito por Jeú aos habitantes de Samaria de que atacaria a qualquer filho de Acabe que se declarasse rei (vs. 1-3);
• A decapitação promovida pelo povo se dispõe a ajudar Jeú, o qual lhes instrui o que fazer (vs. 4-8)
• A destruição dos demais remanescentes e chegados da família de Acabe (vs. 9-11, 15-17).

2. Jeú mata a família de Acazias, sem deixar sequer um para contar a história (vs. 12-14).

3. Jeú mata os sacerdotes de Baal:

• A fraude: Jeú finge querer adorar Baal e reúne todos os sacerdotes no próprio templo deles (vs. 18-24)

• A destruição: Jeú ordena que todos os sacerdotes sejam mortos e destrói o templo de Baal (vs. 18-28).

O objetivo do rei Jeú era eliminar idólatras e promotores da idolatria. Quando a perversão religiosa ganha proporção grandiosa somente uma reação na mesma proporção resolve. O caminho da reforma espiritual é doloroso, por isso muitos o evitam.

Contudo, nem todo líder que mergulha num projeto radical de reforma espiritual age corretamente. “Jeú orgulhava-se de seu ‘zelo para com o Senhor’ (10:16), mas esse ‘zelo’ era uma fachada piedosa para esconder o egotismo e o ódio que, na realidade, motivavam seu serviço. Deus incumbiu Jeú de um trabalho importante, mas Jeú extrapolou essa incumbência e foi longe demais” (Warren Wiersbe).

• É preciso ficar atento à forma que é administrada a reforma espiritual, pode ser que haja ambição ou legalismo por trás das boas intenções.
• É preciso ser humilde e submisso a Deus para operar qualquer reforma em Seu nome.
• O equilíbrio é um desafio para todo líder verdadeiramente espiritual.
• O segredo? Submissão total a Deus!

Peçamos discernimento a Deus! Reavivemo-nos! /Heber Toth Armí

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

2 Reis 10 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 2 Reis 10
Comentário: Daniel Jiao

A reforma de Jeú resultou em punição para o pecado de Acabe e eliminação dos servos de Baal. Como eu gostaria que sua reforma tivesse durado e o povo de Israel se voltasse para seguir a Deus!
Infelizmente Jeú, “no entanto, não se afastou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, pois levou Israel a cometer o pecado de adorar os bezerros de ouro em Betel e Dã” (v. 29). O resultado do esforço de Jeú foi perdido e, mais uma vez, as pessoas se voltaram para a adoração de ídolos.

Por que é tão difícil permanecer no caminho certo? Paulo diz: “Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor!”(Rm 7:24-25). Nós somos fracos e sujeitos à tentação, e se alguém pensa que é inteligente o suficiente para resistir ao ataque das trevas, está absolutamente errado.

A boa notícia é que não temos de enfrentar Satanás sozinho. AquEle que é muito maior do que o diabo está do nosso lado. Mas temos que escolher ficar com Ele.

Daniel Jiao
União Missão Chinesa
Hong Kong

#rpsp

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Sementeira do pecado– 2 Reis 9

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Reis 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Sementeira do pecado

Nem tudo sai como Deus quer neste mundo de pecado e cheio de pessoas com livre-arbítrio; contudo, paradoxalmente, Ele está no controle de tudo. Sendo assim, não devemos esperar que tudo saia exatamente como queremos ou planejamos...

Deus pretendia que Seu povo fosse exemplo de espiritualidade ao mundo. Seu plano era tirar Israel do Egito para torná-lo uma nação influenciadora. Todavia, Israel teimosamente se opunha a estes planos, mesmo com prejuízos titânicos.

Mesmo após a passagem do poderoso profeta Elias e o impactante ministério profético de Eliseu (sem contar que havia outros profetas contemporâneos e mais as escolas dos profetas) duas abominações predominavam em Israel (v. 22):

1. Prostituições religiosas implantadas por Jezabel;

2. Muitas feitiçarias.

Perversão religiosa e feitiçaria perniciosa caracterizavam ao povo que deveria iluminar ao mundo com a prodigiosa graça de um Deus amoro que almeja a salvação da humanidade. Depois de tudo o que Deus havia feito em prol do povo, este responde com indiferença, provocação e perversidade.

Não se esqueça! Apesar de tudo, Deus esteve, está e estará no controle! Note:

• Nenhum pecador, mesmo rei ou rainha, bom ou ruim, consagrado ou profano, tem as rédeas da história nas mãos; pois, é Deus quem governa apesar dos problemas que tem que enfrentar. A profecia havia indicado a unção de Jeú através de Elias alguns anos antes a fim de executar a justiça de Yahweh (I Reis 19:16-17); agora, Eliseu é um dos instrumentos do Céu para conduzir a vontade de Deus na Terra nesse quesito (II Reis 9:1-13).

• Deus não permite que a sementeira do pecado vire praga pandêmica no mundo; por isso, Sua reação é radical para promover justiça (vs. 14-29). Visando frear a maré do pecado Deus permitiu que Jeú, o qual agia furiosamente, matasse os reis Jorão e Acazias a sangue frio.

• Embora Deus fique irado quando há crescente onda de pecado, Ele não age sem antes avisar por meio de Seus profetas (vs. 7-10, 30-37; conf. I Reis 21:20-26). Deus anuncia almejando arrependimento; havendo rebeldia, o juízo torna-se imprescindível.

Jezabel é a rainha da vaidade, sedução e perversidade (v. 30) – ícone da beleza falsa! Embora ela tenha muitos seguidores na atualidade, sejamos imitadores de Deus para refletir-Lhe o caráter neste mundo deplorável! – /Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

2 Reis 9 - Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 2 Reis 9
Comentário: Daniel Jiao

Jezabel era conhecida por seus atos diabólicos. Desde quando suas mãos sangrentas tomaram a vinha de Nabote, Elias havia profetizado: “Também de Jezabel falou o Senhor: Os cães devorarão Jezabel dentro dos muros de Jezreel “(1 Reis 21:23). Agora, muitos anos depois, quando Jeú clamou a partir do portão de Jezreel, dois ou três eunucos a jogaram no chão, ela morreu na hora e os cães rapidamente comeram sua carne.

Muitas vezes, quando estamos oprimidos e sentimos que nosso sofrimento não tem fim, clamamos a Deus: “Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue?” (Ap 6:10 NVI). Deus é justo, conhece os nossos sofrimentos, e Ele vai se certificar de que as más ações não fiquem impunes.
Deus também dá às pessoas muitas oportunidades para que mudem seus caminhos e através da salvação oferecida por Jesus Cristo, Ele está disposto a sofrer as conseqüências de nossos pecados. Na verdade, foram dadas a Jezabel muitas oportunidades para que se arrependesse, e é somente por isso que o castigo não veio sobre ela imediatamente quando o profeta Elias o pronunciou.

Senhor, eu Lhe louvo pela sua retidão e justiça!

Daniel Jiao
União Missão Chinesa
Hong Kong

#rpsp

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Se houvesse mais fé...– 2 Reis 8

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Reis 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Se houvesse mais fé...

Neste mundo deplorável Deus é um grande missionário. Ainda que Suas agências missionárias aqui neste planeta se tornem favoráveis ao pecado e se oponham aos Seus princípios, Deus faz Suas investidas para salvar a humanidade.

Leia o capítulo em questão e depois observe com atenção e oração aos sete itens deste capítulo esboçado no Comentário Bíblico Adventista:

• A sunamita deixa seu país por sete anos para evitar a fome prevista. O milagre de Eliseu a beneficia, e sua terra é restaurada pelo rei (vs. 1-6);

• Hazael, enviado com um presente de Ben-Hadade a Eliseu em Damasco, depois de ter ouvido a profecia, mata seu mestre e o sucede (vs. 7-15);

• O ímpio reinado de Jorão em Judá (vs. 16-19);

• A revolta de Edom e Libna (vs. 20-22);

• Acazias sucede a Jeorão (vs. 23-24);

• O ímpio reinado de Acazias (vs. 25-27);

• Ele visita o ferido Jeorão em Jezreel (vs. 28-29).

A monarquia, a imoralidade e a idolatria das nações impactaram a vida do povo de Deus quando o contrário deveria ter acontecido. É para impedir problemas maiores que afetassem o mundo inteiro que Deus levantou profetas como Elias e Eliseu.

Volte seus olhos para II Reis 5. Naamã saqueou Israel e levou para sua casa uma menina para ser escrava de sua esposa. Com seu comportamento, essa menina impactou ao casal que a tinha como sua propriedade. O comandante leproso foi até Eliseu e foi restaurado e convertido.

Naamã voltou curado para a Síria. Sua posição era importante. Ele era um homem respeitado.

• Pergunto: Ele recompensou a menina que foi uma bênção em sua vida? A menina foi recompensada por Deus por seu testemunho? Naamã permaneceu fiel a Deus? – São indagações interessantes!

O que sabemos exatamente é que a Síria foi impactada pelo Deus verdadeiro. Hazael, um não-judeu, deveria ser ungido por Deus para reinar na Síria. Provavelmente Elias incumbiu Eliseu dessa unção (I Reis 19:15). Antes disso, Ben-Hadade, rei antes de Hazael, consultou a Eliseu por resposta de Deus!

“Se houvesse mais pessoas como Eliseu, haveria mais reis como Ben-Hadade, testificando da grandeza de Deus. Se houvesse mais fé e obediência em Israel, haveria mais fé e esperança no mundo” (Idem). E, se hoje houvesse mais fé e obediência em nós? /Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

2 Reis 8 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 2 Reis 8
Comentário: Daniel Jiao

Deus não manipula a história, mas em Sua infinita sabedoria, Ele conhece tudo, desde o início até o fim. Ele dá a cada um de nós a liberdade de escolha e Ele sempre espera que façamos escolhas sábias. Quando recebemos a oportunidade de vislumbrar o futuro, temos também a opção de seguir ou desobedecer.

Se estamos dispostos a ouvir a Sua orientação, o resultado de nossa escolha sempre será boa. Ele assegurará de que sejamos tratados de maneira justa, assim como a mulher sunamita. Por outro lado, se tomarmos o assunto em nossas próprias mãos e seguirmos o nosso próprio desejo, teremos que sofrer as consequências.

Senhor Deus,
por favor, ajuda-me a ouvi-Lo e seguir Suas instruções, não importa o quão difícil possam ser.

Daniel Jiao
União Missão Chinesa
Hong Kong

#rpsp

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Misericórdia Divina– 2 Reis 7

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Reis 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


Misericórdia Divina

A vontade do pecador isolado da graça divina não é suficiente se a misericórdia divina não estiver atuando; por outro lado, ainda que a misericórdia, a graça, a bondade e o amor de Deus sejam infinitos, imensuráveis e sobrenaturais sem a reação humana de nada adiantará.

Qual a situação do povo de Deus no capítulo em questão?

O povo de Deus nunca foi perfeito no sentido pleno da palavra. Falhas, pecados, erros, imoralidades, perversidades, politicagens, etc. sempre existiram. Jorão era um rei incompetente espiritualmente. Consequentemente, revelou sua incapacidade de resolver os problemas do cerco realizado pela Síria; então, rasgou suas vestes reais em sinal de tristeza ao ver o canibalismo descarado entre as mulheres do povo de Deus.

Presos dentro da própria cidade. Regidos pela fome extrema. Assolados pelo exército siro – aliás, por permissão divina devido à indiferença religiosa. Disciplinados graciosamente pelo Deus amoroso. Contudo, não houve reavivamento nem sinal de reforma espiritual nos israelitas.

O que se nota nos 20 versículos deste capítulo?

• Uma profecia divina totalmente positiva, motivadora e esperançosa para o dia seguinte (v. 1);

• Uma dúvida declarada da parte do capitão que era o braço direito do rei do povo de Deus (v. 2);

• A reação positiva de quatro leprosos desesperados diante da situação aflitiva em que se encontravam (vs. 3-5);

• A ação positiva de Deus para ajudar os leprosos e Israel, além de provar que Suas predições por meio de Seus profetas são infalíveis, verdadeiras e literais quando positiva (vs. 3-16) ou quando negativa (vs. 17-20).

Observe que o rei e o povo estavam mais preocupados com comida e bebida diante da crise em que estavam do que em buscar (ou agradecer) a Deus que tem saídas incríveis para todo problema.

Observe também que Deus espantou os inimigos com barulhos (nada mais) fazendo-os fugir desesperadamente. O que Deus não pode fazer se apenas com o som de Sua voz Ele criou o mundo e assustou um exército?

Deus age em prol de pessoas que não reagem a Suas investidas. Deus reage positivamente quando a reação de Seu povo é negativa. É triste... nem com tanto amor, bondade e graça as pessoas reconhecem a Deus.

Pergunto: Por que parece tão difícil reagir positivamente a esse Deus? Escreva... /Heber Toth Armí

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

2 Reis 7 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 2 Reis 7
Comentário: Doug Batchelor

Amigo, a palavra “evangelho” quer dizer Boas Notícias! É hoje um dia de grandes notícias? Jesus tem nos fornecido uma boa notícia e uma nova vida para que as mantenhamos somente para nós? Os leprosos disseram, “Se ficarmos aqui até a luz da manhã algum mal poderá vir sobre nós. Vamos agora contar isso à casa do rei.”

Os leprosos compartilharam a surpreendente boa notícia com o rei e em breve todos em Samaria estavam festejando!.Nós não podemos ter plena posse do evangelho a menos que o entreguemos. Estamos cercados por aqueles que estão morrendo de fome de algumas migalhas do pão da vida. Sim, o Senhor usou o mais fraco dos fracos para levar a boa notícia para aquela cidade faminta e ele pode te usar também para compartilhar o evangelho com seus amigos famintos.

Querido Jesus, ajuda-nos sempre a lembrar que hoje é o dia da salvação. Amanhã é uma nota promissória, ontem é um cheque cancelado, mas somente hoje temos a oferta de amor cristão. Ajude-nos a usar este poderoso recurso do amor para compartilhar a vida abundante em Jesus para que as almas famintas possam também ter prazer na verdade. Amém.

Doug Batchelor
Orador e diretor do programa de TV “Amazing Facts”

#rpsp

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Deus é capaz...– 2 Reis 6

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Reis 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Deus é capaz...

Ler a Bíblia nos dá vislumbres de uma realidade maior na qual cada indivíduo está envolvido consciente ou inconscientemente. Meditar em cada um de seus capítulos certamente influenciará cada capítulo de nossa vida.

Considerando o relato em questão, observe estes tópicos:

1. Deus é capaz flutuar ferro na água como se fosse papel: Quando precisou aumentar a escola dos profetas, os alunos convidaram Eliseu para acompanhá-los para cortar árvores; o ferro de um dos machados emprestados caiu nas águas lodacentas do rio Jordão. O profeta recorreu a Deus e o machado flutuou (vs. 1-7).

2. Deus é capaz de revelar informações secretas de exércitos inimigos: O profeta Eliseu revelava todas as estratégias confidencias de ataque do rei da Síria ao rei de Israel. Ao capturar o profeta, este praticou o bem; assim salvou Israel da guerra e privou os sírios da derrota (vs. 8-23).

3. Deus prevê detalhes do futuro como ninguém faz: Diante da fome extrema reinante em Israel, resultante do cerco em Samaria liderado pelo rei Bem-Hadade, o profeta Eliseu demonstrou que Deus tem a palavra final mesmo frente a dúvida; aliás, Deus previu a destruição de quem duvidou de Sua palavra (vs. 31-33; 7:1-2).

Alguns detalhes merecem nossa atenção nessas histórias inspiradas, reais e elucidativas da realidade abrangente em que nos encontramos. Primeiramente, problemas todos os habitantes deste planeta enfrentam:

• Alunos da escola dos profetas perderam acidentalmente um machado;

• O povo de Deus precisa lidar com conspirações, poderio e ataques bélicos, inimigos cruéis, etc.

• A pressão e limitação dos inimigos levam membros da igreja de Deus a atitudes extremadas; por exemplo, comer os filhos para mitigar a fome;

• Até o profeta não está blindado contra as astutas ciladas do diabo, o qual usa instrumentos para alcançar seus horríveis propósitos.

Segundo, nesta tensão entre o certo e o errado, neste conflito entre o bem e o mal, acertadamente William MacDonald expressou-se,

“Em nossa batalha espiritual contra as forças do mal, recebemos poder e proteção de nosso Aliado onipotente. Por meio da oração da fé, o Senhor pode abrir os olhos de nosso coração e nos tranquilizar de que Ele nos defende e frustra as estratégias de Satanás para nos destruir”.

Portanto, revigore a tua fé agora mesmo! Ore mais! /Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

2 Reis 6 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 2 Reis 6
Comentário: Doug Batchelor


Na segunda grande história deste capítulo o rei da Síria envia uma grande parte de seu exército contra a pequena cidade de Dotã com ordens específicas para capturar o profeta de Deus. Eliseu derrota o exército sírio pedindo a Deus para atacar os inimigos com cegueira e, em seguida, leva os soldados vencidos a Samaria para o Rei de Israel. Quando, finalmente, os sírios recuperam a visão, percebem que estão na capital de seus inimigos, totalmente cercados. Acreditando que o povo de Deus deve vencer o mal com o bem, Eliseu diz o jovem rei para alimentar os seus inimigos e, em seguida, enviá-los para casa. Passaram-se alguns anos antes de os sírios pensassem em atacar Israel novamente.

Querido Senhor, dá-nos fé para lembrar que irás enviar todos os exércitos do Céu em nosso auxílio, em vez de permitir que uma alma confiante seja superada pelo inimigo. Que também podemos lembrar que “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer, e se tiver sede, dá-lhe água para beber; … e o Senhor te recompensará” (Provérbios 25:21-22).

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Naamã– 2 Reis 5

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – 2 Reis 5
Comentário: Pr. Heber
Toth Armí

Naamã

Além de onisciente, Deus é onipotente. O Deus que sabe tudo pode tudo também. E, ainda é onipresente; ou seja, Ele não é limitado pelo espaço nem pela geografia. Para Ele nada está oculto, nada é difícil e nada é distante.

Leia a história em tua Bíblia. Depois prossiga: “O relato começa com a cura de Naamã por Eliseu (vs. 1-19) e conclui com um episódio relacionado a Geazi, o criado do profeta (vs. 20-27)... Geazí é castigado não apenas por sua avareza, senão também por ter agido de forma contrária a seu mestre, atraindo assim a desgraça sobre si mesmo e seus descendentes” (Peter F. Ellis).

O relato apresenta alguns personagens, veja suas características:

1. NAAMÃ: Estrangeiro, honrado, comandante, político, pagão, rico e leproso. Contudo, humildemente aceitou e procurou ajuda, cedeu às orientações do profeta de Deus, foi curado e, finalmente, converteu-se ao verdadeiro Deus, vindo a rejeitar todos os outros deuses.

2. MENINA ANÔNIMA: Derrotada, escrava, talvez órfã, numa cultura desconhecida e sociedade pagã, obrigada a trabalhar na casa do comandante que destruiu seu país, longe de sua igreja. Contudo, ela humildemente permaneceu fiel a Deus. Movida por fé tornou-se instrumento de salvação de seu inimigo.

3. JORÃO: Rei de Israel, líder político do povo de Deus, ignorante quanto a Deus, medroso; consequentemente, quase pôs a perder o testemunho da menina e quase arruinou o plano divino de salvar Naamã.

4. ELISEU: Profeta humilde, sincero, que não se encantou com grifes, riquezas ou honra; mas estava sempre disposto a ajudar àqueles que precisavam principalmente de salvação (Lucas 4:27).

5. OFICIAIS DE NAAMÃ: Foram sábios colaboradores de Deus, auxiliaram na salvação de seu chefe.

6. GEAZI: Religioso ambicioso, ganancioso e mentiroso. Cobiçou as coisas que Eliseu rejeitou e teve consequências.

Destes, com qual você se parece?

Embora neste relato haja tantas pessoas, a história é de Deus, que salva e julga pessoas deste mundo! Salvação e julgamento estão didaticamente expostos no texto inspirado.

Deus conhece a situação de cada indivíduo e pode fazer o que quiser em qualquer lugar, seja de Seu povo ou não. Porém, toda Sua atuação está focada na salvação da humanidade. Portanto, Seus atos na história mundial e individual visam nossa conversão!

Deixe Deus te alcançar!/Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

2 Reis 5 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 2 Reis 5
Comentário: Doug Batchelor

O que a lepra representa? Se o Jordão representa o batismo – morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6:4) – a lepra representa o pecado. Era uma doença mortal contagiosa que causava uma morte lenta miserável. Começava afetando os nervos e as extremidades, de tal forma que se você tivesse lepra perdia o sentido do tato.
Isso é o que o pecado faz com você: ele paralisa a sua consciência (1 Timóteo 4:2). No início sua consciência te convence do pecado, mas quanto mais você ficar em uma vida de pecado, mais você perde este sentido. O seu coração torna-se endurecido; a doença do pecado devora você como lepra.

Quando Naamã, finalmente, emergiu pela sétima vez, sua pele tinha outra aparência. A lepra que tinha devastado a sua pele e talvez atacado alguns de seus dedos das mãos ou dos pés, havia ido embora. Naamã estava curado! A Escritura diz: “…sua carne se tornou como a carne de uma criança” (2 Reis 5:14).

Você pode imaginar a cena? Após o general se lavar no Jordão pela sétima vez, ele sai da água e seus soldados dizem: “Aconteceu um milagre! Louvado seja o Senhor! Sua lepra desapareceu completamente e sua pele parece nova!” Todos se alegraram com o milagre operado por Deus!

Um cristão é um soldado com pele nova de bebê. Você é nascido de novo, entretanto você é um soldado. A experiência de Naamã é, portanto, um símbolo do batismo; sua cura aconteceu no rio Jordão, onde João Batista introduziu o batismo pela primeira vez e onde Jesus foi batizado como exemplo para você e para mim (Mateus 3:13).

Doug Batchelor
Orador e diretor do programa de TV “Amazing Facts”
#rpsp

domingo, 25 de agosto de 2019

Histórias Impactantes-2 Reis 4

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – 2 Reis 4
Comentário: Pr.  Heber Toth Armí

Histórias Impactantes

Onisciência é um atributo divino do qual podemos ter completa consciência. Deus é capaz de fazer coisas que alguns só acreditariam vendo; entretanto, a dependência total nEle é evidência da fé que nos dá oportunidade de reviver as experiências das pessoas do passado.

Eliseu pediu porção dobrada do Espírito de Elias porque sua prioridade era espiritual, não material; seu foco era Deus, não Suas necessidades. Assim, ele operou milagres mediante o poder de Deus agindo através dele.

O teólogo Paul R. House divide exegeticamente este capítulo com os seguintes tópicos:

• Eliseu multiplica o azeite (vs. 1-7);
• Eliseu ressuscita a um morto (vs. 8-37);
• Eliseu “cura” um guisado (vs. 38-41);
• Eliseu alimenta a cem pessoas (vs. 42-44).

Estas histórias têm muitas coisas impactantes visando ensinar-nos. É possível que uma delas te impressione mais que outras. Ao ler cada uma delas, a Ketlin, minha esposa, expressou a seguinte aplicação:

“Mesmo passando por dificuldades como a mulher sunamita no momento em que seu filho estava morto, devemos crer e confiar que Deus fará o melhor para nós”.

Essas histórias motivam-nos a confiar em Deus em meio aos problemas e desafios radicais da vida. O mesmo Deus que agiu no passado age ainda hoje. O mesmo Deus que usou Eliseu, precisa de instrumentos para realizar suas investidas aqui neste mundo, onde o diabo provoca grandes estragos.

Qual destas histórias chamou mais tua atenção?

Após você pensar e meditar, te convido a olhar para além de Eliseu, quando o próprio Deus se fez homem para agir neste mundo a fim de restaurar-nos e livrar-nos da morte causada pelo pecado.

Jesus fez mais que simplesmente multiplicar azeites, ressuscitar mortos, “curar” guisados e alimentar pessoas.

JESUS...

• ...nasceu como bebê humano sendo eterno e divino (João 1:1-3, 14).

• ...alimentou mais de 5.000 pessoas com pão, mas alegou ser o Pão que mitiga verdadeiramente a fome da alma (João 6).

• ...morreu e ressuscitou objetivando curar doenças incuráveis do pecado e livrar-nos da morte eterna (João 3:16-18).

• ...fez mais milagres que qualquer pessoa visando mostrar que Ele esteve operando cada milagre do Antigo Testamento (João 21:24-25).

Jesus é o maior milagre e fez os maiores milagres! Além de milagres maiores, Ele foi o maior dos milagres que o mundo presenciou! Reavivemo-nos!/ Heber Toth Armí / 

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

2 Reis 4 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica : 2 Reis 4
Comentário: Doug Batchelor

O Espírito Santo de Deus nunca se esgota. Ele só para de ser derramado na vida de pessoas que estão muito cheias de outras coisas. Se você está cheio de coisas do mundo, não haverá lugar para aquilo que Deus deseja derramar em sua vida.

Eu amo a abundância das bençãos de Jesus. O rei Davi disse sobre Jesus: “unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda” (Salmo 23:5). Os discípulos tinham 12 cestos de pão extra após os milagres de Cristo. O Senhor nos abençoa abundantemente, acima de tudo o que possamos imaginar. Há transbordamento, há sobras. Isso é uma boa notícia, não é? Você não ficará sem o Espírito Santo, especialmente se você compartilhar o amor de Deus com outros. Ele vai abrir as janelas do céu e derramar uma bênção tal que você não vai ter espaço suficiente para receber tudo.

Querido Senhor,
no dia de Pentecostes Jesus abriu as janelas do céu e derramou de tal modo o Espírito sobre os Seus discípulos até que suas vidas transbordaram para as ruas de Jerusalém e a igreja do Novo Testamento nasceu. Por favor, faça isso de novo para nós hoje! Amém!

Doug Batchelor
Orador e diretor do programa de TV “Amazing Facts”
#rpsp

sábado, 24 de agosto de 2019

Crises vêm, crises vão– 2 Reis 3

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – 2 Reis 3
Comentário: Pr.  Heber

Crises vêm, crises vão

Quem nunca passou por uma crise? Crises são inevitáveis! Mais cedo ou mais tarde elas aparecem; seja na economia do país, ou na empresa onde se trabalha. Há também possibilidades de crises familiares, conjugais e pessoais.

O texto em foco mostra-nos alguns pontos, os quais merecem muito nossa concentração:

1. Ao fazermos história neste mundo, é certo que durante nossa existência enfrentaremos crises das quais precisaremos tomar atitudes imediatas e radicais (vs. 1-5);

2. As consequências das crises que nos assolam dependerão de nossas decisões (vs. 6-7, 9):

• Jorão mostra como decidir baseado na capacidade humana;
• Josafá mostra como decidir baseado na conveniência;
• O rei de Edom mostra como decidir baseado nas decisões alheias.

3. Crises vêm, crises vão, simplesmente para revelar quem é quem (vs. 8-12):

• Jorão representa àqueles que tomam decisões equivocadas e, ao ver as consequências, é rápido em procurar um culpado, que, quase sempre será Deus.

• O rei de Edom representa aos indiferentes em tempo de crises, tanto faz como tanto fez; não reagem, ficam parados esperando pelos outros.

• Josafá representa os fieis que quando estão encrencados sabem que Deus conhece todos os problemas e sabe todas as fórmulas para resolvê-los.

4. As crises surgem a fim de que busquemos a Deus, o qual visa surpreender-nos com o que Ele pode fazer (vs. 13-14). Deus, através de Seus servos, confronta aos incrédulos, representado por Jorão; Ele ignora aos que O ignoram, representado pelo rei de Edom; e, honra aos que O honram, representado por Josafá.

5. Deus usa as crises na vida dos seres humanos para revelar Sua capacidade ilimitada visando atrair os pecadores a Si (vs. 15-19):

• Deus merece ser adorado antes dEle manifestar Seu poder;

• Deus usa pessoas para enviar profecias diretas sobre o quê fazer para vencer as crises;

• Deus espera a participação humana em suas orientações aparentemente “sem lógica” objetivando revelar Sua onisciência e onipotência.

6. Deus mostra que a vitória sobre qualquer crise depende da obediência plena a Suas indicações por meio da palavra de Seus profetas (vs. 20-27). A lógica de Deus não tem lógica do ponto-de-vista humano; porém, confiar nEle reside o segredo de toda vitória.

Se buscássemos mais a Deus colecionaríamos mais vitórias! Nossa vida seria bem melhor! Reavivemo-nos!/ Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

2 Reis 3 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
 

Leitura Bíblica : 2 Reis 3
Comentário: Doug Batchelor

Os reinos de Israel e Judá estavam envolvidos em uma guerra com seus vizinhos, os moabitas. Em um esforço para surpreender os inimigos pela retaguarda, eles decidiram fazer uma longa e tortuosa marcha através do deserto de Edom . Eu poderia acrescentar que este é um dos mais quentes, secos e mais baixos desertos do mundo. Sendo o caminho mais longo que o esperado, a provisão de água do exército de Israel acabou. Os soldados estavam com sede e os animais estavam morrendo. Então, o rei de Judá perguntou ao profeta Eliseu, que os acompanhara em sua marcha, ”O que faremos?”

Eliseu pediu, então, algo incomum. Ele disse: “Traga-me um músico”, e quando eles encontraram um soldado que tocar, levaram-no a Eliseu. Quando o músico começou a tocar, “o poder do Senhor veio sobre Eliseu, e ele disse: … Cavem muitas cisternas neste vale”. (v. 16 NVI). Então, pela fé, o rei de Judá fez os soldados cavarem bebedouros secos na areia. Milagrosamente, durante a noite, tempestades nas montanhas de Edom trouxeram água que encheram as valas. Então, os soldados, reavivados, derrotaram os moabitas.

Jesus é a maravilhosa água viva que Deus nos dá para que possamos ter vitória sobre o nosso adversário Satanás.

Doug Batchelor
Orador e diretor do programa de TV “Amazing Facts”
#rpsp

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Na dependência do Espírito- 2 Reis 2

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – 2 Reis 2
Comentário: Pr.  Heber

Na dependência do Espírito


Tem pedidos impróprios que Deus atende, como quando Israel pediu um rei como as nações pagãs. Porém, tem também pedidos impróprios que Deus não atende; Elias nunca foi atendido em seu pedido registrado em I Reis 19:4.


Em vez de atender ao pedido de morte, Deus lhe deu vida livre de morte. Não podemos entender a Deus em tudo o que Ele faz ou deixa de fazer; contudo, certamente Ele nos entende melhor que nós mesmos nos entendemos, e atende naquilo que é melhor que o nosso melhor.


Um dos pedidos mais impactantes da Bíblia está neste capítulo. Eliseu solicita a porção dobrada do poder do Espirito Santo que agiu no ministério profético de Elias. Ele foi prontamente atendido.


Tem pedidos que Deus...


• ...Tem prazer em atender;


• ...Altera a resposta conforme Sua onisciência;


• ...Indispõe-Se em atender; entretanto, Ele atende para mostrar as consequências dos desejos perversos.


Com oração, observe com atenção que, neste capítulo,


• ...Elias foi levado vivo ao Céu deixando Eliseu sucessor de Seu ministério profético (vs. 1-17);


• ...Eliseu purificou miraculosamente águas imprestáveis em água potável (vs. 19-22);


• ...Eliseu amaldiçoou aos jovens zombadores, desrespeitosos e irreverentes (vs. 23-25).


Deus não gosta de zombadores e insubordinados – estes atrapalham o avanço de Sua obra e interferem na vida de Seus servos. Consequentemente, Ele afasta instrumentos de Satanás para deixar livre o caminho para Seus instrumentos aturarem.


O que faz a diferença na liderança do povo de Deus não é a capacidade de administrar; nem são habilidades, cursos e estratégias de marketing; nem planos e programas bem elaborados; nem mesmo qualidades que a sociedade exige para o sucesso; mas, aquele que humildemente reconhece sua necessidade de auxílio e suplica mais e mais do Espírito Santo.


• É melhor ter um líder cheio do Espírito Santo do que um administrador cheio de diplomas e recursos financeiros e/ou tecnológicos.


• É melhor ser um servo fiel reconhecendo suas incapacidades, do que ser alguém que gloria-se em suas qualidades.


• É melhor ser incompetente mas dependente do Espírito Santo, do que competente, habilidoso e experto e vazio do Espírito Santo.


A Bíblia registra 7 milagres de Elias, e 14 de Eliseu: O dobro! Deus quer usar pessoas que estejam dispostas a viver para Seu reino.


Dependeremos do Espírito Santo? / Heber Toth Armí / 

@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...