terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Deus tem uma missão-Êxodo 3

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica: Êxodo 3
Deus tem uma missão


Comentários Bíblicos Pr. Heber Toth Armí

Neste capítulo Moisés está beirando 80 anos. Dos quais, metade viveu no Egito e a outra metade nos desertos midianitas, cuidando do rebanho do sogro. Nesse contexto, aparece Deus para fazer uma revolução na vida pacata desse acomodado cidadão.

Você sabia que Deus dá chance a quem não tem nenhuma? E que, Ele dá oportunidade de fazer algo grande para quem não vê nenhuma possibilidade de fazer mais nada?

Deus tem uma missão. Ele poderia fazê-la sozinho, mas prefere dar oportunidade aos humanos objetivando transformá-los, e, revelar-Se através deles. Deus quer tornar-Se conhecido. Teologia é o estudo sobre Deus, do qual todos nós deveríamos ser eternos alunos. Infelizmente muitos fogem destas aulas!

Contudo, para chamar nossa atenção Deus usa coisas simples como uma sarça ardente!

Diante da possibilidade de agir com poder em nome de Deus, Moisés revela a verdadeira fraqueza e insignificância humana. Comentando sobre esse relato Erwin W. Lutzer observa que “a boca fala do que existe em abundância no coração” e, então, lista as desculpas de Moisés:

1. Não sou adequado. Sou um zé-ninguém – longe dos planos de Deus não sabemos quem somos (vs. 11-12);

2. Não sei o suficiente – afastado de Deus temos medo até de não saber responder perguntas que nem sabemos se existirão (vs. 13-14).

No capítulo 4 veremos mais objeções de Moisés. O que importa agora é conhecer a maneira de Deus lidar com pessoas resistentes ao Seu chamado. “Êxodo 3 e 4 é um relato teológico denso. Praticamente cada versículo revela tanto a natureza do Deus descrito [na Bíblia] quanto o papel da raça humana nos planos divinos de erradicar o mal e cumprir as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó” (Paul R. House).

1. Deus diz: “Certamente eu serei contigo”. Isso basta! A presença de Deus em nossa vida faz toda a diferença diante de quaisquer desafios.

2. Deus diz: “EU SOU O QUE SOU”, e assim deves dizer: “EU SOU me enviou a vós”. Saber quem é Deus destrói nossa descrença.

Está claro que a questão não é quem somos, mas Quem está conosco ao permitirmos ser Seus instrumentos na execução de Sua missão.

Encontre-se com Deus e verás que tua vida não será a mesma! Deixe Deus revolucionar tua vida! – Heber Toth Armí


@palavraeficaz
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...