sábado, 7 de dezembro de 2024

Romanos 13 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Romanos 13
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ROMANOS 13 – Sob inspiração do Espírito Santo, o apóstolo apresenta uma visão integradora da vida cristã, conectando a espiritualidade pessoal com a responsabilidade social e política.

“Nero era o Imperador de Roma (54-68 d.C.) quando Paulo escreveu estas palavras. Ele perseguiu os cristãos e, por fim, executou o apóstolo. Nesta passagem, Paulo fala sobre a resistência desnecessária ao governo. Seu desejo é que os cristãos sejam vistos pelo mundo, tanto quanto possível, como cidadãos submissos à lei, amantes da paz e benéficos à sociedade” (Bíblia Andrews).

Paulo argumenta que a autoridade é instituída por Deus para a manutenção da ordem e da justiça. Tal submissão, entretanto, não é um endosso irrestrito às práticas corruptas ou injustas dos governos. Ao contrário, o chamado à submissão é, em última instância, um chamado à confiança na soberania divina (Romanos 13:1-7).

Deus governa sobre todas as nações e, em Sua providência, utiliza estruturas humanas para cumprir Seus propósitos. Contudo, a história revela momentos em que o cristão, como Daniel na Babilônia ou os apóstolos diante do Sinédrio, deve obedecer a Deus acima de tudo (Atos 5:29).

• O equilíbrio entre submissão e lealdade à Lei de Deus é a marca da maturidade espiritual.

Continuando as implicações de ser cristão, Paulo move-se para um tema central na ética cristã: O amor. “Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei”. Essa dívida perpétua reflete a plenitude da Lei, pois “o amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei” (Romanos 13:8, 10).

• O amor não é um substituto para a Lei; é sua essência.

A conclusão do capítulo é um apelo fervoroso à vigilância espiritual. O despertar e a preparação para a chegada “do dia” salienta a exigência do cristão de abandonar as obras das trevas (citadas no texto) e revestir-se de Cristo (Romanos 13:11-14).

• “Chegou a hora...” é um convite à santidade prática, à rejeição dos valores transitórios do mundo e à busca de uma vida em que Cristo seja visivelmente refletido.

Romanos 13 nos chama a viver de forma coerente num mundo marcado por tensões e injustiças, enquanto aguardamos a gloriosa vinda de Jesus Cristo. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...