segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Cristianismo de Fachada

 A SÓS COM JESUS

10 de janeiro

      Cristianismo de Fachada

   Gileade é a cidade dos que praticam a injustiça, manchada de sangue. Oscias 6:8.

   Pode haver maior decepção do que um bolo bonito por fora e cru por dentro? Deus olhava com tristeza para Seu povo e via que era um povo preocupado apenas em cuidar da aparência. Não tinha vida interior. Não vivia ligado à única fonte de poder que é Deus, mas eram homens e mulheres desesperadamente preocupados em mostrar boas obras, uma conduta correta e um aspecto exterior que despertasse elogiosos comentários.

   Anos depois Jesus veio a este mundo e os homens de Seu tempo tinham o mesmo problema. Dessa vez Jesus não os chamou de "bolo que não foi virado". Foi mais duro, chamando-os de "sepulcros caiados”. O que é um sepulcro caiado? Você vai ao cemitério e vê aqueles túmulos trabalhados artisticamente em mármore branco. Você fica admirando aquelas fachadas maravilhosas, cheias de flores e detalhes atrativos. O que você não pode ver é a realidade interior desses túmulos. É um espetáculo repugnante, habilmente disfarçado pela branca fachada de mármore.

   O ser humano que nasce separado de Deus é especialista em disfarçar. Viemos ao mundo carregando a natureza pecaminosa. Essa natureza é egoísta e o que mais gosta é de aparentar. Quando somos crianças não disfarçamos o egoísmo humano. Somos de certa maneira autênticos. Se vemos alguém que nos desagrada, falamos na hora, sem rodeios. Se alguém nos oferece um doce e não gostamos, o rejeitamos sem demora. Se numa roda de amigos fica o último pedaço de bolo, somos os primeiros a querer tomá-lo para nós. Mas à medida que vamos crescendo, aprendemos a esconder nossos verdadeiros sentimentos e a disfarçar nossas reações. Numa roda de amigos pode restar o último pedaço de bolo e nós, mesmo desejando-o, dizemos não.

   Sorrimos mesmo quando algo nos desagrada. Dizemos “muito prazer", embora no fundo do coração, desejemos nunca mais ver aquela pessoa.

   Tudo isso é transferido de alguma maneira para a vida espiritual. Quase inconscientemente nos habituamos a fazer do cristianismo um assunto de fachada. Na última mensagem de Deus para Sua igreja registrada na carta a Laodicéia, achamos a mesma preocupação de Jesus. "Sois mornos", diz Ele. Mornidão é resultado do frio e do calor. De alguma forma a Igreja dos últimos dias é uma igreja de dois lados, como Efraim, que tinha um lado cozido e um cru, como os judeus do tempo de Cristo, que tinham um lado bonito e outro feio. A Igreja de Laodicéia tem um lado quente e outro frio. O resultado é a mornidão. Mas Jesus apresenta o único remédio: "Que vistas de vestiduras brancas."

   Um dia, no Éden, um cordeiro foi sacrificado e com sua pele foi resolvido o problema da nudez humana. Séculos depois, no Calvário, o Cordeiro de Deus foi crucificado e com Seu sacrifício foi resolvido o problema da mornidão. NEle o cristianismo deixa de ser fachada para tomar-se autêntico. NEle está a única saída para a mornidão da Igreja, e a Igreja não é o meu irmão, sou eu.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...