sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Apocalipse 16 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Apocalipse 16

Comentário: Flávio da Silva de Souza

Apocalipse 16 descreve o derramamento das taças dos sete anjos de Apocalipse 15, enquanto aqueles que venceram a besta  cantam o cântico de Moisés e do Cordeiro (v. 2-3) relembrando a libertação da escravidão no Egito.

Os cinco primeiros flagelos sobre os adoradores da besta relembra especialmente as pragas do Egito: úlceras (v. 2; Ex. 9:10), água em sangue (v. 4; Ex. 7:20), rãs (v. 13; Ex. 8:6), trevas (v. 10; Ex. 10:22), saraiva (v. 21; Ex. 9:25). O sexto flagelo usa imagens de duas vitórias de Deus contra os inimigos de seu povo, a seca do rio Eufrates lembrando a queda de Babilônia para a Medo-Pérsia e a batalha de Elias contra os falsos profetas no Monte Carmelo (v. 12-16).

Em um último esforço para vencer a batalha pelo controle do mundo, as forças da escuridão – o dragão, a besta e o falso profeta – se unem para conquistar o apoio dos chefes de Estado. Essa aliança internacional tem como alvo o Cordeiro e seus seguidores na batalha do Armagedom. Mas “o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis” (17:14 ARA). Por conseguinte, a tríplice união se desintegra e as capitais das nações e os governos entram em colapso (16:19). Os atos finais do julgamento incluem um terremoto sem precedentes e granizos enormes caem dos céus. Nesse momento, uma voz vinda do trono de Deus pronuncia: “Está feito”, ecoando o poderoso grito do Calvário: “Está consumado”.

A batalha final será vencida por Deus e estaremos diante de Deus vestidos com a justiça de Cristo (vestes brancas).

Flávio da Silva de Souza

Professor de Teologia Sistemática

SALT – Seminário Latino Americano de Teologia

#rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...