Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Ezequiel 44
Comentário: Jon Dybdahl
A primeira seção deste capítulo trata do príncipe (o governante secular), e do portão oriental. O portão leste, ou oriental deveria ser fechado para nunca mais ser aberto, pois foi por ali que Deus entrou no templo (44:2). Isso reforça Ezequiel 43:7 que diz que a glória de Deus nunca mais deixaria Seu templo. Toda vez que um adorador entrasse no templo e visse o portão leste fechado, seria lembrado da presença permanente de Deus com o Seu povo.
O restante do capítulo trata daqueles que podem entrar no templo e também dos sacerdotes. A maioria das leis desta seção é semelhante às leis dadas em Levítico, especialmente nos capítulos 17-26. O princípio fundamental é encontrado em Levítico 19:2: “Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo” (NVI).
O pecado do povo de Israel trouxe como consequência o juízo divino e a perda da presença de Deus. Na cidade restaurada, não poderia haver qualquer pecado para que a presença de Deus pudesse permanecer ali. Todos os regulamentos apresentados no livro de Ezequiel existem para apoiar a santidade do povo e permitir a presença de Deus.
Será que nós, hoje, estamos dando a devida importância à separação do pecado e a santidade de Deus?
Jon Dybdahl
Universidade Walla Walla, EUA
#rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário