segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Atos 15 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Atos 15
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 15 – Ao escrever ao aristocrata Teófilo, o Dr. Lucas não explorou o ministério de todos os apóstolos da igreja originada com Cristo. Seu foco foi Pedro, um dos primeiros discípulos de Jesus que testemunhou diretamente Sua vida e ministério (Lucas 5:1-11), que era pescador de origem simples; e o outro foi Paulo, chamado após a ascensão de Cristo, numa experiência sobrenatural em Damasco (Atos 9:1-9), um fariseu instruído no judaísmo, conferindo-lhe grande conhecimento teológico e uma formação erudita.

Atos 1-12 focam na liderança de Pedro e na expansão do evangelho principalmente entre os judeus. Pedro assume um papel central em Jerusalém e na Palestina, pregando a judeus e aos samaritanos. Isso inclui eventos como o Pentecostes (Atos 2), a cura do coxo no templo (Atos 3), e o batismo de Cornélio, o primeiro gentio a converter-se ao cristianismo (Atos 10).

• Pedro era respeitado como uma figura de liderança entre os apóstolos, sendo um porta-voz importante nas primeiras decisões da igreja em Jerusalém (Atos 1:15-26; 15:6-11).

• Pedro experimentou prisões e perseguições com coragem – muitas vezes ao lado de outros apóstolos – confiando que Deus o livraria (Atos 4:1-21; 5:17-32).

A partir de Atos 13 o foco muda para o ministério de Paulo, especialmente entre os gentios. Paulo é enviado em sua primeira viagem missionária (Atos 13-14) e, a partir daí, passa a ser figura central na expansão do evangelho fora de Israel, incluindo Ásia Menor, Grécia e até Roma. A conferência em Jerusalém, do capítulo em pauta (Atos 15), é um marco de transição, onde se decide que os gentios não precisam seguir tradições cerimoniais judaicas para tornar-se cristãos – validando o ministério apostólico de Paulo.

• Paulo atuava como um plantador de igrejas e mentor. Além de evangelizar, ele cuidava das igrejas por meio de cartas e visitas, orientando-as doutrinariamente (Atos 15:36; 20:17-38).

• Paulo suportou perseguições físicas severas, como ser apedrejado e chicoteado, e expressou sua disposição de sofrer pelo evangelho (Atos 14:19; II Coríntios 11:16-33).

Mais do que apresentar Pedro e Paulo como líderes, a ênfase de Lucas é revelar a transição da liderança da igreja em Jerusalém para a missão entre os gentios.

Lucas compartilha a expansão do cristianismo para além das fronteiras judaicas. Portanto, o evangelho é global; devemos compartilhá-lo ao máximo.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...