Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 3 João 1
Comentário: Peter Landless
Eu amo a saudação na qual João saúda a seu amigo amado, Gaio: “Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma” (v 2 NVI). Que saudação! Que bênção ele pronuncia! Alguns argumentam que essa era a maneira de João dizer: “Eu espero que você esteja bem e prosperando em todos os sentidos.” É importante buscarmos a saúde total. Mas podemos ser completos, embora possamos estar fracos fisicamente – “plenitude no quebrantamento” – através da habitação do Espírito de Deus que transforma nossas vidas.
João elogia Gaio por sua fidelidade e carinho por todos, incluindo estranhos. Como em II João, o apóstolo se preocupa e se alegra com seus “paroquianos” (ou convertidos), que continuam em seu relacionamento com Jesus. Esta inquietação pastoral é uma virtude que devemos imitar em nossos relacionamentos na família de fé, apoio, cuidado e partilha. Ao mesmo tempo, João adverte contra o comportamento de divisão de Diótrefes, prometendo tratar desse assunto em sua próxima visita (e isto não é apenas uma crítica, mas comentários sobre o que ele logo pretende colocar em prática!). Em seguida, ele nos encoraja a imitar aqueles que seguem a Jesus, o nosso exemplo divino.
Que ao conversarmos, enviarmos mensagens de texto, escrevermos, tuitarmos, e talvez até nos comunicarmos especialmente através de nossa linguagem corporal, possamos imitar o coração, a mente e as instruções de Jesus. E que assim como João, possamos tornar nossos cumprimentos positivos, edificantes e memoráveis!
Peter Landless
Diretor mundial dos Ministérios de Saúde da IASD
Estados Unidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário