Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : 1 Coríntios 8
Comentário: Michael W. Campbell
O apóstolo Paulo lida, agora, com outros problemas dos membros da igreja de Corinto. Como o líder mais destacado da primeira geração de crentes, ele agora se volta para a problemática questão dos “alimentos sacrificados aos ídolos” (v. 1, NVI). A resposta parece clara, porque os apóstolos haviam proibido que se comesse qualquer alimento que havia sido oferecido em sacrifício (veja Atos 15:20, 29). Paulo usa essa controvérsia para chegar a questões mais profundas sobre como os crentes cristãos devem tratar uns aos outros.
Em um almoço de comunhão de uma igreja da qual eu era pastor, um membro, já antigo na igreja e vegetariano convicto, passou a examinar examinou cada prato, colocando sua aceitação somente nos pratos que ele aprovava e abençoava. Novos membros usualmente traziam peixe, o que ele condenava. Quando argumentei que mesmo Jesus comia peixe [e, como perfeito judeu, comia carne de cordeiro, ao menos na Páscoa], este irmão zeloso, mas carente de tato, retrucou: “Jesus não tinha todo o conhecimento que temos hoje…”. A ousadia de tal afirmação ainda me surpreende até hoje.
Quando colocamos nossas prioridades na ordem correta como crentes maduros centrados em Cristo, não seremos uma “pedra de tropeço para os fracos” (v. 9, NVI), os recém-chegados à fé. Quando Cristo é o centro de nossa vida, faremos de tudo para promover o crescimento espiritual dos irmãos.
Michael W. Campbell
Professor Associado de Religião
Southwestern Adventist University
Keene, Texas USA
#rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário