Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Mateus 21
Comentário: Stephen Bauer
Este capítulo nos leva aos acontecimentos finais da vida de Jesus, pouco antes de Seu julgamento e crucificação. Após Sua entrada triunfal em Jerusalém e a purificação do templo, Jesus deixa o Templo a caminho de Betânia e passa por uma figueira. Suas folhas vistosas proclamam que ela deveria ter frutos, mas a árvore era estéril. Isso equivale a alguém que faz uma profissão vistosa de amor e apoio a Cristo, mas que se revela sem fruto. E foi exatamente isso que aconteceu: as mesmas pessoas que aclamaram triunfalmente a Jesus, menos de uma semana depois, pediram a Sua crucificação.
Deus não está à procura de vistosas demonstrações públicas de apreço e louvor, mas busca pelos tranquilos frutos de piedade na vida pessoal. Deus valoriza o filho que faz vontade do Pai. Um dos filhos disse que iria, mas não foi. O outro, apesar de ter recusado inicialmente trabalhar na vinha, mais tarde se arrependeu e fez a vontade do pai.
A lição é clara: o louvor público a Deus não tem sentido sem uma prática que o acompanhe. Uma árvore que produz mais folhas vistosas que frutos não é uma árvore saudável. Se estamos produzindo mais elegantes demonstrações públicas de culto do que frutos de uma vida piedosa, isto é um sinal de que nossa vida espiritual é deficiente. Precisamos adorar a Deus por meio uma vida santa, ao invés de apenas palavras bonitas. Somente conseguiremos isto nos ligando a Deus, a Videira verdadeira.
Stephen Bauer, Ph.D.
Professor de Teologia e Ética
Universidade Adventista do Sul
#rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário