Reavivados
por Sua Palavra
Leitura
Bíblica - Jó 3
Comentários
do Pr. Koot van Wyk
A partir deste capítulo, Jó começa a refletir sobre sua
condição. Alguns estudiosos querem chamar essas seções de “discursos em forma
poética” com Satanás, como se fossem parte de uma introdução artificial. Porém
a falha em sua argumentação é que a atuação de Satanás se estende por todo o
capítulo três até o capítulo quatro, com sua aparição a Elifaz de 4:12 em
diante. Satanás utilizou os amigos de Jó para continuar seu ataque. Então, eles
ficam em silêncio e Jó começa a falar. O Talmude judaico recomenda que os
consoladores não deveriam dizer nada até que o enlutado iniciasse a
conversação.
Jó começa, então, a reclamar do dia de seu nascimento,
através de uma série de comparações: dia e noite (v. 3); escuridão e luz (v.
4); nuvens e sombra (v. 5); um dia não especial (v. 6), nenhuma manifestação de
alegria (v. 7), amaldiçoem o dia e a noite(v. 8), as estrelas deviam ser
obscurecidas e que não seja visto o amanhecer (v. 9). Tudo isso por causa do
dia do seu nascimento. Ele pediu que Deus não desse valor para o dia do seu
nascimento (v. 4).
Jó quer que alguém
lhe diga qual o propósito de sua existência e porque ele nasceu (v.11-12). Ele
diz que, se tivesse morrido ao nascer, estaria dormindo e experimentando um
verdadeiro descanso sabático (versículo 13). Um segundo significado de descanso
sabático está no versículo 17, ou seja, “os maus cessam de perturbar”: os
prisioneiros ficariam à vontade “e não ouvem a voz do feitor” e está “o servo
livre de seu senhor”(v.18-19). Um terceiro significado de Sábado ou descanso
está no versículo 26, que é estar à vontade, tranquilo e livre de confusão.
A compreensão judaica é que Jó estava incomodado por causa
do relatório da perda de seu gado; não estava tranquilo por causa das notícias
sobre o fogo; não estava em paz por causa do relatório dos camelos; e muito
perturbado por causa dos problemas nos festejos de seus filhos. Porém, esta
interpretação judaica não está correta. Perder entes queridos e bens é muito
difícil para qualquer um. O que Jó está dizendo é que ele desejava nunca ter
nascido e então não sofreria a privação da paz como a dos Sábados e das bênçãos
em sua vida.
Embora não culpe a Deus, Jó se pergunta por que Ele não
impediu o mal. Afinal, qual é o propósito de viver quando você ganha o mundo
inteiro e, então, perde tudo? Por quê um Deus amoroso continuar a dar vida a
uma alma amargurada (v.20)?
Na Grécia antiga, os palcos para peças eram construídos com
três pisos de madeira em três níveis simbólicos: o superior para o céu, embaixo
para o submundo e no meio para a vida cotidiana. O espectador tinha uma
perspectiva completa do contexto, uma vez que podia ver as influências
espirituais superiores e inferiores sobre o que se encenava e os resultados
sobre a vida cotidiana.
O livro de Jó foi
escrito para que tivéssemos uma visão dos níveis superior e inferior sobre a
vida cotidiana. A agonia de Jó era a sua falta de conhecimento sobre o plano do
líder da rebelião no Céu. Mas nós, os leitores, estamos bem informados e
podemos ver tudo.
Querido Deus,
Vivemos com tragédias diárias e turbulências nos rodeando e
nos afetando. Te agradecemos pelo relato histórico que Moisés fez sobre a vida
de Jó, nos informando como lidar com sofrimento e dor em nossas vidas.
Amém.
Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Trad JAQ/GASQ
Leia na Bíblia: http://www.bibliaonline.com.br/acf/j%C3%B3/3
Fonte: http://revivedbyhisword.org/en/bible/job/2/
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