Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Atos 4 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Atos 4
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 4 – Assim como Pedro e João iam ao templo para orar, hoje precisamos renovar nosso compromisso com a oração. É através dela que encontramos direção e poder.

O capítulo anterior nos chamou a atenção: Se nossa fé estiver centrada nos recursos materiais, sacrificaremos o poder espiritual que Cristo nos concede através do Espírito Santo. Quando a Igreja é movida pelo poder da Palavra de Deus proclamada por pessoas cheias do Espírito Santo, ela transforma vidas e impacta gerações, sem depender de riquezas do mundo.

• O brilho do ouro e da prata perde o fascínio diante da luz que emana da verdadeira fé, onde Cristo, e não a riqueza, é o centro.

• O sucesso da Igreja não se mede pelos recursos materiais ou por sua influência política, mas sim pela profundidade do seu impacto espiritual na vida das pessoas.

• O objetivo da Igreja é ser um instrumento do Reino de Deus, transformando o mundo através do poder sobrenatural do Divino Espírito Santo.

Pedro e João enfrentaram a oposição dos líderes religiosos judeus após realizarem um milagre notável em Atos 3. Apesar da intimidação e das ameaças das autoridades, eles permaneceram firmes na proclamação do evangelho, demonstrando coragem e determinação.

Atos 4:8-12 mostra que os apóstolos conheciam o coração da missão cristã: A centralidade de Cristo na pregação e no testemunho. Portanto, eles não se preocupavam com a aprovação dos homens, mas com a fidelidade ao chamado divino.

A dependência do Espírito Santo é fundamental para que a missão não se torne um mero empreendimento humano. A oração é o reconhecimento de nossa dependência de Deus e uma declaração de que confiamos no Seu poder acima de qualquer recurso humano (Atos 4:1-31). Nossa motivação é o retorno de Cristo e a transformação de pessoas (Atos 4:32-37).

“Temos uma missão a cumprir. Ao mesmo tempo, sem o sentido real do breve retorno de Jesus, a única motivação verdadeira para a missão desaparece e perdemos completamente o objetivo missionário. Assim, nós nos tornamos nada mais que um clube com uma conotação religiosa ou, então, a missão passa a ser uma desculpa para um interesse em resultados e números, como em qualquer empreendimento secular. Em qualquer caso, o resultado é a secularização da igreja” (Wilson Paroschi).

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Atos 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Atos 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 3 – Comenta-se que, no século 13, Tomás de Aquino visitou o papa Inocêncio III; o qual estava cercado por cofres e moedas, contando grandes somas de dinheiro com um sorriso de satisfação no rosto.

Ao notar a presença do teólogo, o papa ergueu os olhos e, com certo orgulho, declarou: “Veja, Tomás! Hoje, a Igreja não precisa mais dizer: ‘Não temos prata nem ouro!’ Mas, sem hesitar, Aquino, com olhar firme e voz grave, respondeu: ‘É verdade! Porém, a Igreja também não pode mais dizer: ‘Em nome de Jesus, o Nazareno, levanta-te e anda!’”.

Enquanto o papa celebrava a abundância de riquezas como sinal de poder e conquista, Tomás denunciava a perda do verdadeiro poder da Igreja – o poder espiritual de transformar vida e restaurar pessoas miraculosamente. Nesse momento, o brilho do ouro se apagou diante do vazio espiritual que ele expôs: Do que realmente vale a riqueza, se o aspecto espiritual está enfraquecido?

Nesta direção, atribui-se a A. W. Tozer a intrigante frase: “Se Deus tirasse o Espírito Santo deste mundo, boa parte daquilo que a Igreja está fazendo prosseguiria como se nada tivesse acontecido e ninguém notaria a diferença”.

Não era assim nos primórdios da Igreja. A igreja primitiva estava longe de ser perfeita, mas dependia do poder divino para avançar em meio a uma “geração corrompida” (Atos 2:40).

Atos 3 oferece-nos um cenário poderoso sobre o que significa depender do poder do Espírito Santo em invés de confiar em riquezas e aparências. Pedro e João, sem ouro e prata, demonstraram que a Igreja não precisa de recursos materiais para impactar vidas, mas sim do poder espiritual, da presença de Deus por meio do Espírito Santo.

O paralítico no caminho para o templo, representa a humanidade em sua fragilidade, necessitando de auxílio. Esperava, no máximo, uma doação monetária. Contudo, Pedro, cheio do poder espiritual, respondeu de uma forma que desafia nosso entendimento: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”. O que de fato aconteceu (Atos 3:1-10).

Esse milagre abriu porta de vários corações para a proclamação do Cristo que sofreu para vencer por nós e prover meios para nossa restauração (Atos 3:11-26).

Precisamos reavivarmo-nos... O que você acha? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Atos 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Atos 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 2 – No Pentecostes, a história do mundo mudou. O Espírito Santo foi outorgado de forma extraordinária sobre os seguidores de Jesus, inaugurando uma nova era de salvação e de missão para a igreja. Mais que um mero evento histórico, foi o início de algo contínuo que alcança e nossa vida até hoje!

“No Pentecostes, o Universo testemunhou o derramamento copioso do Espírito Santo como resultado da vitória de Jesus na cruz e de Sua entronização no Céu. Foi o início da nova era de salvação e, consequentemente, da atividade missionária da igreja. Os poderes do mal não tinham mais autoridade sobre este mundo” (Wilson Paroschi).

Por isso, assim como no Pentecostes, quando os discípulos foram cheios do Espírito Santo e capacitados para pregar o evangelho com ousadia (Atos 2), hoje, o mesmo Espírito nos impulsiona a levar a mensagem da vitória de Cristo ao mundo. A presença de Cristo transforma cada crente numa testemunha viva da graça divina (Atos 1:8)

Pentecostes “significa ‘quinquagésimo’ e seu uso se deve ao fato de que a festa era celebrada no quinquagésimo dia após a oferta do molho de cevada no primeiro domingo após a Páscoa (Lv 23:15-16; Dt 16:9-12). Era um dia de alegria e agradecimento quando o povo de Israel trazia diante do Senhor as ‘primícias da sega do trigo’ (Êx 34:22). A festa, portanto, se tornou um símbolo adequado para a primeira colheita espiritual da igreja cristã, quando a promessa da vinda do Espírito Santo foi cumprida e 3 mil pessoas foram batizadas (At 2:41)” (Paroschi).

O Espírito Santo capacitou Pedro a pregar (Atos 2:13-40), e capacita-nos também a ser testemunhas onde quer que estejamos – no trabalho, na escola, na família e na comunidade entre amigos e vizinhos.

• Cada contato e cada encontro é uma oportunidade de compartilhar o amor de Cristo.

• A missão não é apenas para uns poucos escolhidos, mas para todos os que têm o Espírito Santo no coração.

No Pentecostes, pessoas de diferentes nações ouviram o evangelho na própria língua (Atos 2:1-12). Foi um evento que uniu diversas pessoas em Cristo. É a pregação da Palavra, imbuída do Espírito Santo, a verdadeira fonte de unidade eclesiástica, capacitando-nos a viver em comunhão, apesar de nossas diferenças (Atos 2:42-47).

Diante disso, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Orando por nós- Pai e Mãe

 📮Série: Eu te abençoo

21° Dia

Orando por nós- Pai e Mãe

Vamos finalizar 21 dias do nosso desafio de oração pelos nossos filhos... Creio que Deus fez e ainda fará coisas grandiosas na vida deles. Precisamos perseverar em oração.

Para finalizar esse desafio, vamos orar por nós pais. Sei que nossos filhos são livres e farão suas próprias escolhas no futuro, mas se estivermos na torre de vigia por eles e ensinarmos no caminho, suas escolhas e decisões serão as melhores possíveis.

ORAÇÃO POR NÓS - PAIS

Pai, neste momento clamo a ti por nossas vidas como pais. Queremos te agradecer pelo privilégio que recebemos do Senhor no dia em que nos confiou presentes tão valiosos. Sei que o Senhor nos abençoo com a  paternidade e maternidade porque acredita, que com a tua ajuda, nós faremos o melhor.

Senhor, vivemos dias maus, mas creio no teu cuidado, pois a tua palavra me diz que o Senhor não nos deixou sós, mas nos enviou o Espírito Santo à nos direcionar em todos os momentos.

Sei também que responsabilidade da criação e educação de nossos filhos é nossa, por isso eu te peço, que não nos deixe confiar e delegar à ninguém, nem colégio, igreja, babás... essa missão tão importante.

Diante de tamanha responsabilidade, buscamos a tua orientação, afim de que os ensinemos no caminho em que eles devem andar e jamais saiam da tua presença (Pv. 22:6).

Pai nos abençoa, afim de ouvirmos e obedecermos a tua palavra, que nos conclama a levantar e orar pela vida dos nossos filhos. Que derramemos os nossos coração diante da tua presença, pela vida deles incansavelmente.(Lamentações 2:19)

Nos abençoa Senhor, para apascentarmos e cuidarmos daqueles que o Senhor nos confiou. Que nossa orientação e ensino não seja por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; ( I Pedro 5: 2-4, Timóteo 5:8)

Que o nosso lar Senhor seja governado com sabedoria e que possamos ensinar o nossos filhos em sujeição a tua palavra e com toda a modéstia. (I Timóteo 3:4).

Sei que tudo começa conosco e com o nosso bom exemplo e testemunho. (I Timóteo 4:12). Por isso Senhor nós te pedimos que nos transformes, para que os nossos filhos olhem para nós e vejam o caráter de Cristo em todas as nossas atitudes. E assim não se percam, mas amem ao Senhor com todo o seu entendimento. Amém!!!
💌
☆☆☆☆☆

Atos 1 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Atos 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 1 – Atos é o segundo volume escrito pelo Dr. Lucas ao aristocrata Teófilo apresentando o cristianismo. Primeiramente, demonstrou a raiz, Cristo, no evangelho; agora, em Atos, os ramos do cristianismo.

Assim inicia Atos: “Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar, até o dia em que foi elevado aos Céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. Depois do Seu sofrimento, Jesus apresentou-Se a eles e deu-Lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-Lhes por um período de quarenta dias falando-Lhes acerca do Reino de Deus...”

Atos, o segundo tratado sobre o cristianismo, escrito por volta dos anos 62 ou 63 d.C. trata da “fascinante história da Igreja cristã primitiva e os maravilhosos atos de seus membros para a glória de Deus, isto é, a continuidade do ministério de Jesus através da vida de Seus discípulos” (Bíblia do Discípulo).

Atos 1 fala da transição entre a ascensão de Jesus e a vida dos discípulos. Após 40 dias da ressurreição, Jesus subiu de volta ao Céu deixando fisicamente Seus discípulos. Nesses 40 dias ainda com eles, além de dar provas de Sua ressurreição, Jesus deu instruções sobre o quê fazer e relembrou aspectos importantes do Reino de Deus (Atos 1:1-5).

Com os preconceitos oriundos dos ensinamentos dos fariseus ainda em mente, os discípulos desejaram saber sobre o reino político de Israel e datas específicas para isso. Pacientemente, Jesus foi categórico e enfático na resposta que serve para os curiosos de plantão dos dias atuais: “Não compete a vocês saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela Sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra”. Diante do interesse em mapas proféticos, Jesus abre a agenda missionária. Esse é o foco até Seu retorno, reafirmado por dois homens vestidos de branco (Atos 1:6-11).

Após isso, os discípulos obedeceram à ordem de Jesus em Atos 1:4-5, já descrita em Lucas 24:48; fizeram alguns ajustes e aguardaram a promessa do Espírito Santo (Atos 1:12-26).

Esta promessa está à nossa disposição ainda hoje. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

domingo, 27 de outubro de 2024

Orando pelos filhos - Saúde

 📮Série: Eu te abençoo

20° Dia

Orando pelos filhos - Saúde

Pai de amor eu abençoo a saúde espiritual dos meus filhos. Que eles, logo entendam, entreguem suas vidas a Jesus e o tenha como seu salvador pessoal. Que se relacionem e tenham intimidade contigo diariamente, através da oração, leitura da palavra e jejum. Que jamais se esqueçam da sua lei e mandamentos, mas guardem em seus corações, pois eles prolongarão suas vidas por muitos anos (Provérbios 3:1,2).

Que estejam revestidos da armadura do Senhor, e assim possam apagar todos os dardos inflamados do inimigo (Gálatas 6:13-17). Que jamais sejam sábios aos seus próprios olhos, mas temam ao Senhor, pois isso será saúde para corpo e vigor aos ossos. (Provérbios 3:7-8).

Eu os abençoo para que tenham saúde emocional. Que a integridade e a obediência a Deus produzam paz in­terior e equilíbrio emocional nos meus filhos (Sl 55.22). Que suas emoções sejam preservadas e que eles sempre confiem em ti.

Que o medo, inve­ja, ira, mágoa, ódio... não façam ninho na mente e no coração deles, para não causarem-lhes problemas emocionais como: a tristeza a depressão, baixa autoestima, ansiedade, auto imagem negativa e tantas outras. Que eles tenham sempre um coração alegre, pois é um bom remédio (Provérbios 17:22).

Que o Senhor seja a alegria, confiança e porto seguro de meus filhos. E se em algum momento eles se sentirem doentes emocionalmente, possam ter seus corações quebrantados, pois a tua palavra diz que o Senhor cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. (Salmo 147:3).

Pai, eu sei que se a mente dos meus filhos estiver sã, o corpo tam­bém estará. Pois muitas do­enças são causadas por problemas emocionais. Por isso te peço, que eles não fiquem inquietos por coisa alguma, mas tenham paz e descansem no Senhor. Que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarde os seus corações e sentimentos em Cristo Jesus. (Fp 4.6-8).

Pai de amor, eu sei que por causa do pecado, assim como nossas más escolhas, adoecemos. (Jo 14.13). Sei que um dia não haverá mais doenças nem morte (Ap 21.4). Mas até que este dia chegue eu te peço que guardes os meus filhos de todas as enfermidades.

Eu os abençoo para que eles ouçam, guardem e cumpram os teus juízos, e assim o SENHOR os guardes de todo o mal, e que desvie deles toda a enfermidade (Deuteronômio 7:12 -15). Por amor do teu nome.

Em conformidade com a tua palavra eu te peço, que a doença e a enfermidade não tenham espaço nem poder na vida dos meus filhos. Peço tua proteção contra qualquer mal que ataque seu corpo. A tua palavra diz: "Enviou-lhes a sua palavra e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal" (Salmo 107:20). Peço ao Senhor, que, onde houver enfermidade ou doença em seu corpo, tu toques com teu poder curador e restaures sua saúde.  Amém!!

 

João 21 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 21
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 21 – O evangelho de João é útil ao crente experiente, ao crente iniciante e ao descrente.

Após a ressurreição, Jesus aparece aos discípulos e realiza um milagre de pesca, reafirmando Seu cuidado e ensinamento (João 21:1-14); depois, restaura Pedro, mostrando que o chamado divino é baseado em graça, não em méritos ou perfeição (João 21:15-25).

• Para o crente experiente, há oportunidade de refletir sobre esse chamado contínuo – mesmo a quem é maduro na fé. Em Cristo, nossa caminhada sempre pode ser restaurada e renovada. Pedro, que conhecia profundamente a Jesus, havia falhado gravemente ao negá-lO; porém, Cristo o restaurou e reafirmou seu chamado ao pastoreio. É uma evidência poderosa que, mesmo falhando ou desviando-nos, Jesus amorosamente nos chama de volta ao propósito d’Ele: Apascentar Suas “ovelhas”.

• Para o crente iniciante, observe que Jesus sempre dá novas oportunidades. Jesus mostrou aos discípulos, através do milagre da pesca, que Ele é Aquele que provê e orienta na direção certa, inclusive quando não sabemos o que fazer. No início da caminhada, podemos sentir inseguros sobre como servir ou sobre nossa utilidade no reino de Deus. A pesca milagrosa é um convite para confiar que, ao ouvir e obedecer a Jesus, podemos ser frutíferos, pois Ele é Quem capacita-nos para fazer o trabalho.

• Para o descrente, João demonstra o amor e a paciência de Jesus. Mesmo sabendo das falhas de Seus seguidores, Ele ainda escolhe Se revelar a eles e compartilhar uma refeição simples, mostrando Sua disposição em Se relacionar. A história de Pedro, em especial, é um lembrete de que ninguém está de fora do amor de Jesus. Mesmo sabendo das falhas de Seus seguidores, Ele escolhe revelar-Se a eles e compartilhar uma refeição simples com eles, mostrando Seu interesse no relacionamento. Sua pergunta a Pedro – “Tu Me amas?” – é universal e pode ser entendida como uma chamada aos que ainda não creem: Deus não exige que sejamos perfeitos para segui-lO; Cristo almeja que abramos o coração ao Seu terno e infinito amor divino.

João 21 conclui os quatro evangelhos, mostrando que o evangelho não termina com a cruz, mas com um chamado a uma vida transformada pela graça e pelo amor de Deus, com renovação constante, independentemente de onde estamos na jornada espiritual.

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sábado, 26 de outubro de 2024

Orando pela Filha - Ela Esposa

 📮Série: Eu te abençoo

19° Dia

Orando pela Filha - Ela Esposa

Pai eu abençoo minha filha, para que seja uma mulher que ame ao Senhor de todo o coração, de toda a sua mente e de  tuas forças. Que ela busque ao Senhor em primeiro lugar, que te honre e faça a tua vontade. (Mc 12:29-30; Rm 10:9)

Eu a abençoo, para que ela ame meu genro e que lhe seja uma ajudadora idônea. (Gênesis 2.18). Oro também para que eles tenham o mesmo pensar.

Eu abençoo minha filha, para que lhe seja submissa e entenda que submeter-se ao seu marido é mais do que respeito, mas é estar sob uma missão, e isto, é um privilégio e traz segurança. Que ela compreenda que a submissão reflete o entendimento de que o governo do lar foi estabelecida pelo Senhor. (Efésios 5.22-24)

Eu a abençoo, para que ela seja uma mulher virtuosa, que empregue sua inteligência, criatividade e sensibilidade para enriquecer o relacionamento conjugal. Que ela honre seu esposo, encoraje e o promova, através do seu amor. (Hebreus 3:13; Provérbios 14:1)

Eu a abençoo para que ela não prive seu esposo de seu corpo, porque pertence-lhe (1 Coríntios 7:4-5). Que seja santa em todas as suas atitudes e pensamentos. Que seja romântica, carinhosa, inteligente, educada e fiel.

Eu a abençoo, para que ela tenha objetivos claros para a sua vida, seja uma mulher virtuosa, sábia, conselheira, generosa e amorosa. Que sua língua seja remédio e que fale com sabedoria. Que seu amor seja cheio de ternura. Que suas atitudes sejam nobres. (Pv 12.18; Pv 15.1; Pv 16.24)

Eu a abençoo para que atenda ao bom andamento da sua casa e não coma o pão da preguiça. Para que seja sensata, honesta, boa dona de casa, bondosa, sujeita a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. (1 Timóteo 5:8; Tito 2:4-5)

Oro para que se o trabalho doméstico lhe parecer enfadonho e cansativo, o Senhor ajude-a à reconhecer que tudo o que ela fizer, por palavras ou por atos, deve ser feito de todo o coração como servindo a ti. (Colossenses 3:17-23)

Oro para que ela seja próspera em tudo o que fizer, que seja estudiosa e uma profissional bem sucedida e que trabalhe no que gosta. Se trabalhar fora, seja de apenas um período, para que possa ter tempo de qualidade com sua família. (Provérbios 31:16, 24)

Eu a abençoo para que seja uma boa mãe, que não provoque à ira nos meus futuros netos, mas crie-os na disciplina e na admoestação do Senhor, ensinando sempre no caminho em que se deve andar. (Efésios 6:4, Provérbios 22:6).

Acima de tudo, eu a abençoo, para que ela use os talentos que Deus lhe deu, no lar e na obra do Senhor.(Mateus25:14-30). Que seus filhos se levantem e lhe chamem bem-aventurada e seu marido a louve, dizendo: Enganosa é a graça, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.  (Provérbios 31:29-31; Tito 2:4). Amém!!!
*

João 20 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 20
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 20 – A leitura sequencial do evangelho de João leva-nos ao clímax de sua revelação ao tratar da gloriosa ressurreição de Cristo. Para esse apóstolo, a ressurreição de Jesus não é meramente um evento histórico; é a vitória definitiva sobre a morte, oferecendo esperança de vida eterna para todos os que nEle creem.

Ao refletir em João 20, é fato conclusivo que o túmulo vazio não é apenas prova da ressurreição; na verdade, é um símbolo da promessa de que em Cristo o impossível torna-se possível (vs. 1-23). Diante disso, a dúvida de Tomé evidencia que mesmo a incredulidade se curva diante da realidade indiscutível da ressurreição (vs. 24-29).

A ressurreição de Jesus transformou o medo dos discípulos em coragem e sua incerteza em convicção; de igual forma, o mesmo poder pode transformar nossa vida hoje. Além disso, o Jesus ressuscitado que disse “Paz seja convosco” no passado, oferece paz que ultrapassa as circunstâncias – paz garantida pela vitória sobre a morte.

João 20:30-31 formam uma conclusão literária do evangelho, resumindo o propósito pelo qual fora escrito. Após marcar os eventos da ressurreição e as aparições de Jesus, João esclarece que a seleção de sinais e milagres não é exaustiva, mas foi organizada com o objetivo de gerar fé em Jesus como o Messias (Cristo) e o Filho de Deus, a fim de que seus leitores creiam para terem vida eterna.

Muitos milagres de Jesus não foram registrados, isso complementa João 21:25, que afirma que o mundo não poderia conter os livros necessários para registrar todas as obras de Jesus. Todavia, João escolhe alguns “sinais” como meios de evidenciar Quem É Jesus.

O objetivo principal de João é gerar fé que resulte em vida eterna. O conceito de “vida” permeia todo o evangelho de João (1:4; 10:10, etc.). A ideia de vida em Seu nome ressoa em Atos 4:12, onde Pedro afirma não existir salvação em nenhum outro nome. Jesus é a única solução para a humanidade!

Assim como a pedra foi removida do túmulo, a ressurreição de Jesus remove o peso da culpa e do pecado abrindo, assim, caminho para uma nova vida. Pois, se a morte não pode deter Jesus, nada pode impedir o poder transformador da Sua ressurreição em nossa vida. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Orando pelo Filho - Ele Esposo

 📮Série: Eu te abençoo

18° Dia

Orando pelo Filho - Ele Esposo

Pai eu abençoo meu filho, para que seja um homem que ame ao Senhor de todo o coração, de toda a sua mente e de  tuas forças. Que ele procure sempre fazer a tua vontade e te buscar em primeiro lugar. (Mc 12:29-30; Rm 10:9)

Eu o abençoo, para que ele ame sua futura esposa como Cristo amou a igreja e se deu por ela (Efésios 5:25). Que ele se esforçe para fazê-la feliz e que o amor deles dure enquanto ambos viverem. (Mat. 19:5-6). Oro também para que eles tenham o mesmo pensar.

Eu o abençoo meu filho, para que ele seja um homem honrado, que tenha objetivos claros para a sua vida, que seja um homem sábio e tome decisões acertadas. Que seja o “cabeça”, como Cristo o é - sustentando, conduzindo, protejendo e se entregando diariamente em prol de sua família. (Efésios 5:1-2)

Eu abençoo, para que não seja um homem indeciso, preguiçoso e acomodado. Mas que seja determinado, corajoso e trabalhador. Que jamais coma o pão da preguiça, mas que seja próspero, comendo do fruto do seu labor. (Provérbios 6.6; 6.9; 21,25)

Eu o abençoo para que ele seja um HOMEM, com "H" maiúsculo e não prive sua esposa de seu corpo, porque pertence-lhe (1 Coríntios 7:4-5). Que seja santo em todas as suas atitudes e pensamentos. Que seja romântico, carinhoso, inteligente, educado e fiel, além de cuidar bem de sua casa (1 Timóteo 5:8).

Eu o abençoo, para que viva com minha nora, em uma maneira compreensiva, dando-lhe a honra como a parte mais frágil (1 Pedro 3:7). Que não a trate com amargura (Colossenses 3:19). Mas que dê a sua esposa o afeto que lhe é devido (1 Coríntios 7:3).

Eu o abençoo para que ele seja um bom pai, que não provoque os meus futuros netos à ira, mas que ele os crie na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios 6:4).
 
Que o seu excelente exemplo e testemunho, seja parte primordial de seu ensinamento à seus filhos. Que ele seja bom, justo e honesto. (Provérbios 13:22). Que não deixe toda a disciplina dos filhos para sua esposa, pois a responsabilidade é dos dois.

Eu o abençoo, para que ele seja um homem ungido e vaso de honra na tua obra. Oro para que seja próspero em tudo o que fizer, que seja estudioso e um profissional bem sucedido e que trabalhe no que gosta. Que seu trabalho possa lhe proporcionar tempo, de qualidade, para estar com sua família. (Josué 24:15)

Eu o abençoo para que ele seja inteligente, sábio, que ele exerça o sacerdócio do seu lar com sabedoria e amor. Que seus filhos e sua esposa vejam nele um sacerdote de valor. E que ele conduza a sua família para ter um encontro com o nosso Salvador. Amém!!!
☆☆☆☆☆

João 19 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 19
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 19 – O conteúdo deste capítulo é um dos mais profundos e teologicamente ricos do Evangelho de João; pois, narra os momentos finais do julgamento, a crucificação, morte e sepultamento de Jesus.

• Pilatos ordena que Jesus seja açoitado. Após a flagelação, os soldados colocaram uma coroa de espinhos em Sua cabeça e um manto de púrpura sobre Seus ombros, zombando dEle como “Rei dos judeus” (João 19:1-3).

O tratamento cruel e a zombaria formam uma paródia da realeza de Jesus. Os símbolos reais (a coroa e o manto) são usados para ridicularizá-lO, mas, ironicamente, revelam uma verdade mais profunda: Jesus, de fato, é Rei, embora Seu reino não seja deste mundo (João 18:36).

• Pilatos traz Jesus à multidão após a flagelação, dizendo: “Eis o homem!”; tentando apelar à compaixão dos líderes judeus, mas eles clamam por Sua crucificação, acusando Jesus de Se fazer Filho de Deus (João 19:4-6).

Sem saber a profundidade de suas palavras Pilatos evoca a imagem de Jesus como o novo Adão, o representante da humanidade, que Se rende para salvar os pecadores.

• Pilatos, assustado com a acusação de que Jesus Se declarou Filho de Deus, pergunta sobre Sua origem – Jesus nada responde! Pilatos afirma ter autoridade para crucificá-lO ou libertá-lO; ao que Jesus respondeu que tal autoridade depende da autoridade divina (João 19:11-12).

Embora Pilatos se veja como alguém em posição de poder, Jesus deixa claro que todo poder humano está subordinado à soberania divina; isso revela que mesmo no julgamento de Jesus, a vontade de Deus está sendo cumprida.

• Pilatos cede a pressão dos judeus e entrega Jesus para ser crucificado (João 19:13-16).

A insistência dos judeus em destacar não ter outro rei além de César é carregada de ironia teológica. Ao rejeitarem o verdadeiro Rei, os líderes judeus optam pelo poder opressor de César.

• Pilatos coloca uma placa sobre a cruz, considerando Jesus como Rei dos judeus (João 19:17-24).

A inscrição de Pilatos é outra ironia teológica. A crucificação é, paradoxalmente, o momento da exaltação real de Jesus: Ele é entronizado na cruz, que se torna o Seu trono de glória.

• “Tetelestai” indica que a morte de Jesus não é uma derrota, mas o clímax da revelação do amor e da redenção divina (João 19:28-42).

Por isso, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Orando pelo Filho- nora

📮Série: Eu te abençoo


17° Dia


Orando pelo Filho- nora

Pai eu abençoo meu filho, para que a sua futura esposa seja uma mulher que ame ao Senhor de todo o coração, de toda a sua mente e de  tuas forças. Que ela busque ao Senhor em primeiro lugar, que te honre e faça a tua vontade. (Mc 12:29-30; Rm 10:9)

Eu abençoo minha futura nora, para que ela ame meu filho e que lhe seja uma ajudadora idônea. (Gênesis 2.18). Oro também para que eles tenham o mesmo pensar.

Eu abençoo minha futura nora, para que lhe seja submissa e entenda que submeter-se ao seu marido é mais do que respeito, mas é estar sob uma missão, e isto, é um privilégio e traz segurança. Que ela compreenda que a submissão reflete o entendimento de que o governo do lar foi estabelecida pelo Senhor. (Efésios 5.22-24)

Eu abençoo minha futura nora, para que ela seja uma mulher virtuosa, que empregue sua inteligência, criatividade e sensibilidade para enriquecer o relacionamento conjugal. Que ela honre seu esposo, encoraje e o promova, através do seu amor. (Hebreus 3:13; Provérbios 14:1)

Eu a abençoo para que ela não prive seu esposo de seu corpo, porque pertence-lhe (1 Coríntios 7:4-5). Que seja santa em todas as suas atitudes e pensamentos. Que seja romântica, carinhosa, inteligente, educada e fiel.

Eu a abençoo, para que ela tenha objetivos claros para a sua vida, seja uma mulher virtuosa, sábia, conselheira, generosa e amorosa. Que sua língua seja remédio e que fale com sabedoria. Que seu amor seja cheio de ternura. Que suas atitudes sejam nobres. (Pv 12.18; Pv 15.1; Pv 16.24)

Eu a abençoo para que atenda ao bom andamento da sua casa e não coma o pão da preguiça. Para que seja sensata, honesta, boa dona de casa, bondosa, sujeita a seus marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. (1 Timóteo 5:8; Tito 2:4-5)

Oro para que se o trabalho doméstico lhe parecer enfadonho e cansativo, o Senhor ajude-a à reconhecer que tudo o que ela fizer, por palavras ou por atos, deve ser feito de todo o coração como servindo a ti. (Colossenses 3:17-23)

Oro para que seja próspera em tudo o que fizer, que seja estudiosa e uma profissional bem sucedida e que trabalhe no que gosta. Se trabalhar fora, seja de apenas um período, para que possa ter tempo de qualidade com sua família. (Provérbios 31:16, 24)

Eu a abençoo para que seja uma boa mãe, que não provoque à ira nos meus futuros netos, mas crie-os na disciplina e na admoestação do Senhor, ensinando sempre no caminho em que se deve andar. (Efésios 6:4, Provérbios 22:6).

Acima de tudo, eu a abençoo, para que ela use os talentos que Deus lhe deu, no lar e na obra do Senhor.(Mateus25:14-30). Que seus filhos se levantem e lhe chamem bem-aventurada e seu marido a louve, dizendo: Enganosa é a graça, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.  (Provérbios 31:29-31; Tito 2:4).

Ajuda-me a ser não apenas uma sogra, mas uma mãe de excelência, para essa jóia preciosa. Amém!!!

☆☆☆☆☆

João 18 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – João 18
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 18 – João 18 não é meramente um relato histórico da prisão e julgamento do Jesus. Este capítulo contém uma profunda reflexão sobre fé: Como ela é testada, como pode vacilar e como se revela diante de crises.

• Jesus, ao entregar-Se voluntariamente e mantendo-Se firme na verdade, ensina-nos que a fé verdadeira é imutável, mesmo enfrentando grandes adversidades (João 18:1-9).

• Por outro lado, vemos a fragilidade humana diante das figuras de Judas e Pedro, a indiferença de Pilatos e a incredulidade das multidões. Para os crentes, o desafio é claro: Seguir a Cristo de verdade, manter a fé e não se deixar influenciar pelos poderes e circunstâncias deste mundo (João 18:2-5, 10-38).

• A escolha entre Jesus e Barrabás é, em última análise, a escolha entre a vida pela fé ou a rejeição da verdade divina (João 18:39-40).

Desta forma, João apresenta-nos um confronto de fé e poder, verdade e mentira, luz e trevas, Reino divino e Império do mal.

Muitas aplicações podem ser extraídas deste capítulo, tais como:

Jesus, sabendo tudo o que Lhe aconteceria, voluntariamente aproxima-Se dos soldados e Se entrega (João 18:4-12). Essa ação ecoa Sua confiança absoluta no plano do Pai e Sua disposição para Se entregar, contrastando com a confusão e medo dos discípulos.

• Para os crentes, este momento é uma lição de fé: Crer em Deus inclui confiar plenamente em Seus planos, mesmo em face de traição e sofrimento iminente.

A familiaridade de Judas com o lugar que Jesus estaria torna a traição bem chocante, mostrando que Judas, apesar de ter andado com Jesus e testemunhado Seus sinais miraculosos, nunca desenvolveu uma fé verdadeira (João 18:1-2). Também, Pedro que corajosamente tentou defender Jesus com uma espada, sucumbiu ao medo diante de uma simples pergunta de uma criada (João 18:15-27). A negação de Pedro demonstra que até mesmo os que parecem mais firmes podem ter lapsos em sua fé sob pressão.

• Nos episódios de Judas e Pedro, a mensagem é clara: Sem uma fé sólida e consistente em Jesus, os momentos de crise podem levar-nos à traição ou à negação.

No confronto de Jesus com Anás, Caifás e Pilatos (João 18:12-37) fica evidente que a fé em Cristo é um reconhecimento de que a verdade transcende realidades políticas e terrenas.

Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Oração pela Filha - Genro

 📮Série: Eu te abençoo

16° Dia

Filha - Genro

Pai eu abençoo minha filha, para que seu futuro esposo seja um homem que ame ao Senhor de todo o coração, de toda a sua mente e de  tuas forças. Que ele procure sempre fazer a tua vontade e te buscar em primeiro lugar. (Mc 12:29-30; Rm 10:9)

Eu o abençoo, para que ele ame minha filha como Cristo amou a igreja e se deu por ela (Efésios 5:25). Que ele se esforçe para fazê-la feliz e que o amor deles dure enquanto ambos viverem. (Mat. 19:5-6). Oro também para que eles tenham o mesmo pensar.

Eu o abençoo, para que ele seja um homem honrado, que tenha objetivos claros para a sua vida, que seja um homem sábio e tome decisões acertadas. Que seja o “cabeça”, como Cristo o é - sustentando, conduzindo, protejendo e se entregando diariamente em prol de sua família. (Efésios 5:1-2)

Eu abençoo, para que não seja um homem indeciso, preguiçoso e acomodado. Mas que seja determinado, corajoso e trabalhador. Que jamais coma o pão da preguiça, mas que seja próspero, comendo do fruto do seu labor. (Provérbios 6.6; 6.9; 21,25)

Eu o abençoo para que ele seja um HOMEM, com "H" maiúsculo e não prive sua esposa de seu corpo, porque pertence-lhe (1 Coríntios 7:4-5). Que seja santo em todas as suas atitudes e pensamentos. Que seja romântico, carinhoso, inteligente, educado e fiel, além de cuidar bem de sua casa (1 Timóteo 5:8).

Eu o abençoo, para que viva com minha filha, em uma maneira compreensiva, dando-lhe a honra como a parte mais frágil (1 Pedro 3:7). Que não a trate com amargura (Colossenses 3:19). Mas que dê a sua esposa o afeto que lhe é devido (1 Coríntios 7:3).

Eu o abençoo para que ele seja um bom pai, que não provoque os meus futuros netos à ira, mas que ele os crie na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios 6:4).
 
Que o seu excelente exemplo e testemunho, seja parte primordial de seu ensinamento à seus filhos. Que ele seja bom, justo e honesto. (Provérbios 13:22). Que não deixe toda a disciplina dos filhos para sua esposa, pois a responsabilidade é dos dois.

Eu o abençoo, para que ele seja um homem ungido e vaso de honra na tua obra. Oro para que seja próspero em tudo o que fizer, que seja estudioso e um profissional bem sucedido e que trabalhe no que gosta. Que seu trabalho possa lhe proporcionar tempo, de qualidade, para estar com sua família. (Josué 24:15)

Eu o abençoo para que ele seja inteligente, sábio, que ele exerça o sacerdócio do seu lar com sabedoria e amor. Que seus filhos e sua esposa vejam nele um sacerdote de valor. E que ele conduza a sua família para ter um encontro com o nosso Salvador. Amém!!!
☆☆☆☆☆

João 17 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 17
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 17 – Estamos diante da mais longa oração de Jesus registrada na Bíblia. Apenas João registra esta oração.

Um dos pontos impactantes desta oração está no versículo 20, quando Jesus ora não apenas pelos Seus discípulos daquele momento, mas também por todos aqueles que pela pregação da Palavra, passarão a crer nEle.

Diferente dos outros evangelhos, João enfatiza a fé em Jesus como o Filho de Deus e o Messias enviado para salvar a humanidade. João almeja demonstrar que a vida eterna vem por meio da fé, e a resposta correta ao testemunho de Jesus é crer.

• Logo no início, Jesus é apresentado como a Palavra (Logos), que estava com Deus e era Deus. A luz verdadeira que ilumina a todos, veio ao mundo, e a todos os que O receberam, tornaram filhos de Deus ao crerem em Jesus (João 1:12). Destaca-se a importância de crer para tornar-se parte da família de Deus.

• No milagre em Caná (João 2:1-11), após Jesus transformar água em vinho; os discípulos creram nEle – destacando que os sinais são meios de desenvolver a fé.

• No magnífico diálogo com Nicodemos, Jesus ensina que quem nEle crê, não morre, pois tem vida eterna (João 3:16). Nesse contexto, crer está associado ao nascimento espiritual, ilustrado pelo batismo – novo começo na vida de quem crê em Jesus.

• Em João 6, Jesus apresenta-Se como o “Pão da Vida” afirmando que aqueles que crerem nELe terão vida eterna (João 6:35); contudo, João mostra que muitos discípulos deixaram de segui-lO (João 6:66).

• No relato do cego de nascença curado por Jesus que passa a crer gradativamente revela o progresso da fé (João 9), desde um reconhecimento inicial até uma fé profunda em Jesus como o Messias.

• Quando Jesus ressuscita a Lázaro, muitos dos presentes creem nEle (João 11:45). Mas, apesar dos muitos sinais miraculosos, muitos ainda não creram (João 12:37).

Ao orar por Si mesmo (João 17:1-5), pelos discípulos (João 17:6-26) e pelos futuros crentes, Jesus orou por você (João 17:20). Nesta oração, Jesus salienta que a fé dos crentes presentes (Seus discípulos) levaria à fé de muitos outros. Crer não é um ato individual isolado, é uma experiência comunitária que se espalha através do testemunho e se solidifica em cada geração de seguidores de Cristo! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Orando por Proteção

📮Série: Eu te abençoo


15° Dia
Orando por Proteção


Deus Pai, Filho e Espírito Santo clamo pela vida dos meus filhos, para que o Senhor os blindes contra todos os ataques, artimanhas e estratégias do inimigo de nossas almas contra a vida deles e assim toda arma forjada contra eles não prospere (Is 54:17).

Oro, para que o Senhor guarde meus filhos de toda palavra ou ensinamento, que contrariam a tua palavra, para que sejamos pais capazes de criarmos memoriais, que remetam nossos filhos ao temor e reverência ao Senhor. (Provérbios 22:6)

Oro Senhor para que todas as pessoas também que ensinam ou possam exercer influência sobre nossos filhos, sejam diretores, professores, orientadores educacionais, esportistas, amigos, familiares sejam constrangidos pelo teu Espirito Santo.

Eu abençoo meus filhos para que sejam protegidos das más influências. Pois "o homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se." Provérbios 12:26. Oro para que possam influenciar a todos ao seu redor, transmitindo sempre a esperança que é Jesus. .

Clamo a ti para que os faça habitar em seu esconderijo e descansem à sombra do Onipotente, sempre dizendo: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. (Salmos 91:1-2).

Senhor eu clamo a ti que sejas a segurança dos meus filhos ao entrarem e sairem de algum lugar, que meus filhos sempre tenham o Senhor a direita deles para não serem abalados (Sl: 3.26 e Sl 16:8). Amém!!

João 16 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 16
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 16 – João possuía intimidade com Jesus e maturidade espiritual, evidente em seus escritos inspirados. Ele continua aqui o discurso de Cristo aos discípulos antes de Sua paixão, revelando verdades profundas e essenciais sobre o Espírito Santo e Seu papel, evidenciando Sua pessoalidade de forma contundente.

João havia experimentado grandes desafios devido à oposição ao testemunho de Cristo. Ele escreveu seu evangelho depois da experiência do azeite fervente e da terribilíssima ilha de Patmos. Ele viveu na pele as palavras de Jesus em João 16:1-4 e a presença do Espírito Santo em Sua vida como Jesus falara em João 16:5-33.

Para João, Jesus não havia prometido uma mera influência ou poder sobrenatural, mas a vinda de uma pessoa real: O Consolador. A palavra grega usada para Consolador é “parakletos”, que significa “Aquele que é chamado para ajudar” ou “Advogado”. O termo já implica que o Espírito Santo possui função relacional, caracterizada por orientação, intercessão e defesa, algo que só pode ser atribuído a uma pessoa, não a uma força inanimada ou uma abstração.

Se o Espírito Santo fosse uma energia ou uma força impessoal, a ideia de ser enviado para os discípulos com tal propósito relacional e interativo não faria qualquer sentido. Somente um Ser pessoal pode consolar, interceder e agir como Advogado.

Jesus foi claro ao declarar: “Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). Isso indica uma ação direta e deliberada. Para convencer, é necessário ter discernimento, entendimento, e a capacidade de interagir com a mente e o coração das pessoas. Uma força impessoal não pode exercer julgamento moral nem convencer indivíduos de seu precário estado espiritual.

Desta forma, Jesus retrata o Espírito Santo como Alguém possuindo vontade, mente e autoridade para lidar com questões espirituais e morais.

Em João 16:13-15 somos apresentados à obra da Trindade mediante a atuação do Espírito Santo:

• O Espírito Santo guia, instrui e ensina os crentes em toda a verdade.
• O Espírito Santo ouve do Pai e do Filho e comunica isso aos crentes.
• O Espírito Santo glorifica a Cristo em Sua obra nos seres humanos.

Pai, Filho e Espírito Santo são três Seres distintos, mas da mesma essência, agindo de forma harmoniosa na redenção da humanidade. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Orando por Indentidade e Autoestima

 📮Série: Eu te abençoo

14° Dia
Orando por Indentidade e Autoestima


Eu abençoo meus filhos para que desfrutem de uma sólida autoestima que se baseie no entendimento que eles são obras das mãos de Deus criados em Cristo Jesus (Ef 2:10) .

Eu abençoo meus filhos para que se sintam sempre amados e aceitos, para que o Senhor penetre no coração deles com teu amor e os ajude a entender plenamente quem são em Ti, completos, importantes e aceitos, conforme (João 3:16). .

Eu os abençoo para encontrem sua identidade no Senhor, entendendo que são instrumentos Dele, e que nasceram para sua glória, porque são raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2:9).

Eu os abençoo para serem livres das mentiras do inimigo que possam ter sido inculcadas em sua mente para fazer com que duvidem desta verdade. Eu os abençoo meus filhos para permanecerem no amor do Senhor (João 15:9). .

Eu os abençoo pra receberem de ti o derramar do teu Espirito Santo e assim possam brotar como erva, como salgueiros junto às correntes das águas e digam com convicção “Eu sou do Senhor" (Is 44:3,4-5).

Eu os abençoo para que consigam se enxergar como o Senhor os vê a partir do futuro e não do passado para que estejam certos de que teus pensamentos para eles são pensamentos de paz, e não de mal, para lhe proporcionar perspectivas e esperança (Jr 29:11). Oro para que permaneçam firmes diante do Senhor naquilo em que foram chamados (ICo.7:24).

Eu abençoo meus filhos para entenderem que não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular em suas vidas (Ef 2.19-20).
☆☆☆☆☆

João 15 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 15
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 15 – “Eu Sou a Videira verdadeira” é uma expressão de Jesus ecoando as declarações “Eu Sou...” encontradas noutros lugares no Evangelho de João, como em João 8:58, onde Ele diz: “Eu afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou”.

Esta frase “Eu Sou” não é uma construção trivial; remete ao próprio nome de Deus em Êxodo 3:14, quando disse a Moisés: “Eu Sou o que Sou” (YHWH). Então, Jesus não está meramente falando como profeta ou mestre; Ele apropria-Se da linguagem divina para Si mesmo.

Ao identificar-Se como a “Videira Verdadeira”, Jesus reivindica Ser o cumprimento das expectativas messiânicas e escatológicas de Israel. No Antigo Testamento, Israel é frequentemente descrito como uma videira (Salmo 80:8-16; Isaías 5:1-7), mas uma videira falha, infrutífera. Então, Jesus Se apresenta como a Videira Verdadeira.

Jesus diz: “Meu Pai é o Agricultor” (João 15:1) e logo em seguida afirma no versículo 9, “Como o Pai Me amou, assim Eu os amei”, revelando uma reciprocidade no relacionamento entre Jesus e o Pai que é única. Essa reciprocidade já foi mencionada explicitamente em João 10:30. Jesus declarou: “Eu e o Pai somos um”. Essa unidade de vontade, de propósito e de Ser é uma evidência inegável da divindade de Cristo.

O Divino Cristo tornou-se Homem e faz uma exigência surpreendente e, ao mesmo tempo, profundamente reveladora: “Permaneçam em Mim e Eu permanecerei em vocês” (João 15:4). Jesus não está falando como Alguém separado dos discípulos, mas como Alguém em Quem eles devem permanecer para ter vida espiritual. Consequentemente, Jesus não é um Homem comum, mas a própria Fonte de vida física, mental e espiritual – o que somente Deus pode ser (João 15:1-17).

Por isso, Jesus declara: “Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer nada” (João 15:5); isso porque a humanidade, na sua infinitude e pecado, é incapaz de produzir qualquer coisa de valor eterno sem estar enraizada em Deus.

Em meio aos desafios do mundo, os cristãos têm a atuação conjunta do Pai, do Filho e do Espírito Santo (João 15:18-27). Isso porque Cristo, ao prometer o envio do Espírito Santo, não é inferior ao Pai, mas cooperador em conjunto na obra de redenção da humanidade. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

domingo, 20 de outubro de 2024

Responsabilidade e Disciplina

 📮Série: Eu te abençoo

13° Dia

Orando por Responsabilidade e Disciplina

Eu abençoo meus filhos para terem desenvolvidos neles o senso responsabilidade e saibam assim carregarem suas próprias cargas (Gl 6:5).

Eu os abençoo para que tenham o conhecimento de si mesmos  e assim  serem capazes de desenvolverem suas vidas em disciplina e responsabilidade, (2Cr 26:13).

Eu os abençoo para terem a humildade de aceitar a disciplina, entendendo que quem rejeita a disciplina odeia-se a si mesmo (Pr. 15:32). Oro para terem disciplina como estilo de vida entendendo que tudo que o homem semeia isso colhe(Gl 6:7).

Eu os abençoo para entenderem que a vida requer disciplina e responsabilidade, para que se esforcem e se apoderem daquilo que Deus preparou para eles (Mt 11:12).

Eu os abençoo para decidirem ser persistentes sabendo que Tu Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque confiam em ti (Is 26:3).

Eu os abençoo para praticarem a disciplina de forma que  sejam organizados, focados, produtivos e realizadores.

Eu os abençoo para que sejam capazes de estabelecer objetivos, critérios, determinar motivos, identificar possíveis obstáculos e manter o foco percorrendo o caminho em direção ao alvo com determinação, não desistindo, mas enxergando sempre outras saídas na direção de DEUS.

☆☆☆☆☆

João 14 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – João 14
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 14 – Jesus conforta Seus discípulos com a promessa de preparar um lugar especial para eles no Céu; contudo, precisam crer em Deus e nEle. Desde o princípio, Cristo Se coloca como objeto de fé junto ao Pai, indicando Sua igualdade e divindade.

Ao afirmar “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por Mim” (João 14:6), Jesus não apenas Se revela como mensageiro, mas a própria encarnação da verdade divina e da vida eterna – atributos inerentemente divinos. Esta declaração vai além de um simples papel mediador entre Deus e o homem:

• Ao Se denominar “A Verdade”, Jesus reivindica uma qualidade essencial que, de acordo com o Antigo Testamento, pertence exclusivamente a Deus (Salmo 31:5; Isaías 65:16).

• Ao afirmar ser “A Vida”, Jesus revela que a origem e o sustento da vida estão nEle, assim como o Pai é a fonte de toda a vida (João 5:26).

Por isso, quem vê Jesus vê o Pai (João 14:9-11). Esta unidade essencial entre o Pai e Jesus transcende uma mera união de vontade e propósito; trata-se de uma comunhão ontológica, uma partilha da mesma essência divina. As obras e Palavras de Cristo são a manifestação visível do próprio Pai, o que só é possível se Jesus for, de fato, Deus – Ele não diz que reflete o Pai, mas que nEle reside a plenitude da Divindade (Colossenses 2:9; Hebreus 1:1-3). Por isso, crer em Jesus é fundamental para nossas orações serem atendidas (João 14:13-14).

• Jesus não apenas intercede, Ele mesmo age, mostrando possuir autoridade divina para atender as necessidades de Seus seguidores.

Jesus não apenas revela claramente Sua Divindade, mas também a do Espírito Santo, chamado de “outro Conselheiro” do mesmo tipo que Ele. Jesus demonstra que o Espírito Santo viria para realizar o mesmo papel que Ele desempenhava entre Seus discípulos (João 14:15-31).

Por isso, da mesma forma que Jesus Se autodenomina “A Verdade”, o Espírito Santo é identificado como o “Espírito da Verdade” (João 14:17). O Espírito Santo não traz meramente a verdade, Ele é a própria Verdade, em consonância com a essência de Deus, que é a Verdade (Deuteronômio 32:4).

Cristo revela o Pai perfeitamente; o Espírito Santo age guiando, ensinando e habitando no coração dos crentes. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sábado, 19 de outubro de 2024

Perdão

📮Série: Eu te abençoo


12° Dia

Orando por Perdão

Pai eu abençoo meus filhos para viverem a plenitude do teu perdão e para que andem em liberdade. Que tenham como o Senhor um coração perdoador e abundante em benignidade (SI 86.5) e estejam dispostos a pedir perdão e a perdoar e assim tenham suas orações respondidas pelo Senhor (Mc 11.25,26).

Eu os abençoo para que perdoem a si mesmos se por ventura fracassarem, e que jamais culpem a ti, Senhor, pelo que acontece na vida deles aqui na terra. (Salmo 103:12; Miquéias 1:9)

Os abençoo para que, conforme a tua palavra vivam longe de toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia, e bem assim toda a malicia. Antes, sejam uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-se uns aos outros, como também Deus em Cristo os perdoou (Ef 4:31).

Eu os abençoo para que perdoe livremente os demais, para que tomem a decisão de perdoar baseado naquilo que tu mandas fazer e não no que parece certo no momento. (Colossenses 3:13)

Os abençoo para compreender que o perdão não justifica os atos da outra pessoa, mas que torna essa pessoa livre, para entender que só tu conheces toda historia a nosso respeito e que eles não têm o direito de julgar ninguém. (I João 3:20)

Eu os abençoo para que jamais abriguem ressentimento, amargura e ira, mas que sejam capazes de entregar esses sentimentos a ti na mesma hora que se manifestarem. (Romanos 12:18).

Que aprendam com o senhor a amar seus inimigos, abençoar os que o maltratam, serem bom para com aqueles que os odeiam, para que possam usufruir de suas bênçãos. (Lucas 6.28-29)

Eu abençoo meus filhos para que não vivam com sentimento de culpa e em condenação, mas que ande com uma consciência limpa e em pleno entendimento do seu perdão em Cristo. (Isaías 53:5). #perdão #orandopormeusfilhos
#criandofilhosparaocéu #criandofilhosparaoceu  - #regrann

João 13 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 13
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 13 – “Os símbolos da casa do Senhor são simples e fáceis de compreender, e as verdades por eles representados contêm o mais profundo significado para nós. Ao instruir a cerimônia da santa ceia em lugar da Páscoa, Cristo deixou para Sua igreja um memorial de Seu grande sacrifício em favor do ser humano. ‘Façam isto em memória de Mim’ (I Co 11:24), disse Ele. Esse foi o ponto de transição entre duas dispensações e suas duas grandes festas. Uma seria encerrada para sempre; a outra, que Ele acabara de estabelecer, haveria de tomar seu lugar e continuar durante todo o tempo como memorial de Sua morte”, comenta Ellen White.

João 13, detalhando a celebração da Ceia do Senhor, contém quatro partes principais:

• A preparação para a Páscoa e o lava-pés (vs. 1-17).
• A previsão da traição de Judas (vs. 18-30).
• A nova ordem de amar uns aos outros (vs. 31-35).
• A predição da negação de Pedro (vs. 36-38).

Em tudo isso, Jesus revelava Sua divindade, Sua onisciência ao prever o futuro. Vale a pena compreender maiores detalhes sobre a cerimônia que ocupou o lugar da Páscoa – alteração realizada pelo próprio Cristo, o Divino Filho de Deus!

“Essa solene ordenança comemora um acontecimento bem maior do que o livramento dos filhos de Israel do Egito. Aquele livramento tipificava a grande expiação que Cristo realizou com o sacrifício da própria vida para a libertação final de Seu povo” (Idem).

Outro detalhe importante é o que antecipa a participação dos símbolos da Ceia: O Lava-pés. “Quando eles se reuniram para participar da ceia do Senhor, a ordenança do lava-pés foi estabelecida como uma cerimônia religiosa” (Idem).

Merece atenção também que Jesus, mesmo conhecendo não apenas o futuro, mas inclusive o coração de cada discípulo, Ele não excluiu da cerimônia nem Judas nem Pedro. “O exemplo de Cristo proíbe exclusão da ceia do Senhor” (Idem).

A Páscoa foi celebrada pela primeira vez antes dos israelitas serem libertos do cativeiro egípcio (Êxodo 12), assim como a cerimônia da Santa Ceia foi comemorada antes da morte de Cristo que liberta a humanidade da escravidão do pecado. As duas festas revelam certezas antes de acontecer o que estava previsto. Agora, aguardamos nosso êxodo daqui da Terra para o Céu.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Compreensão do pecado.

 📮Série: Eu te abençoo

11° Dia

Orando para que eles tenham compreensão do pecado.


Pai de amor, eu abençoo meus filhos para entenderem que pecado é pecado e que seu salário é a morte, mas que o dom gratuito de Deus é a vida eterna (Rm 6:23).

Oro para que tenham compromisso genuíno com o Senhor, livres de religiosidade, superficialidade ou ritualidade. Além de terem arrependimento genuíno e sincero corrigindo assim qualquer tendência em seu caráter que possa desvia_lós da tua presença.

Eu abençoo meus filhos para serem guiados pelo teu Espírito em toda a verdade, e jamais darem lugar à mentira, mas para que sejam pessoas íntegras (João 16:13).

Eu os abençoo para que sejam livres de tudo o que possa alimentar o espírito de mentira e separação da tua presença, mas que sejam sim, capazes de entender a tua verdade e jamais  fiquem ao lado do pai da mentira, mas que fiquem alinhados com o Pai das luzes (Tiago 1:17)".

Oro para que sejam convencidos pelo teu Espirito diariamente  do pecado da justiça e do juízo (João 16:8).

Eu os abençoo para que estejam decididos a não pecarem com seus lábios e coloquem um guarda sobre os lábios e assim se protejam  da adversidade e desfrutem de tua promessa que diz que o que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angustias.

Eu os abençoo para que caso se desviem da trilha da santidade pecando, que o Senhor os  tragas ao arrependimento e operes com o teu poder purificador em seu coração e em sua vida.

Eu abençoo meus filhos para não guardarem o pecado dentro de si, mas que anseiem por uma confissão plena e possam dizer: vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Sl 139:24). que ele não viva com sentimento de culpa e em condenação, mas que ande com uma consciência limpa e em pleno entendimento do seu perdão em Cristo.
☆☆☆☆☆

João 12 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 12

Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 12 – Neste capítulo, as atitudes humanas diante da verdade continuam em evidência, desde a devoção genuína de Maria até a hipocrisia de Judas, culminando com a rejeição de muitos diante da glória revelada de Jesus.

Apesar de uma incredulidade generalizada de judeus de influência, a opção por aceitar e crer em Cristo estava disponível a todos; e houve quem decidiu crer: O gesto de Maria, ao ungir os pés de Jesus com perfume caro (João 12:1-8), demonstra uma adoração genuína e sacrifical. Isso evidencia que o amor por Cristo não retém nada, na verdade Lhe oferece o melhor. Enquanto muitos discutiam ou criticavam, Maria silenciosamente demonstrou sua devoção e reverência.

• Nem todos entenderão nossa devoção ou a profundidade de nossa entrega, mas isso não importa.
• A verdadeira adoração vai além das aparências e se concentra em oferecer a Deus o que temos de melhor, mesmo que tenha um custo alto.

Judas Iscariotes criticou o gesto de Maria, alegando preocupação com os pobres, mas sua verdadeira motivação era a ganância (João 12:4-6). Evidenciando que aqueles que estão presos na hipocrisia frequentemente disfarçam seus pecados com críticas com motivos aparentes de justiça, mas, no fundo, estão resistindo à luz (João 12:44-50).

Muitos que seguiam e aclamaram Jesus em Sua entrada triunfal como Rei humilde – contrariando as expectativas humanas para com o Messias – precisavam redefinir sua fé e crença (João 12:12-36). Além disso, apesar de grande incredulidade, muitos líderes religiosos acreditaram em Jesus, porém não confessaram sua fé nELe por medo de serem expulsos da sinagoga. Eles preferiram a aprovação humana à glória de Deus. Isso reflete o perigo de amar mais a opinião dos homens do que a verdade divina (João 12:37-43).

A incredulidade leva indivíduos a profundidades da iniquidade nunca imaginadas. João 12:10 traz um detalhe revelador sobre a profundidade da incredulidade e hostilidade:

“Os chefes dos sacerdotes fizeram planos para matar também a Lázaro”.

• A ressurreição de Lázaro se tornara um poderoso testemunho da divindade de Cristo, e em vez de se renderem à verdade, eles tramaram eliminar as provas do milagre.

• Precisamos examinar nosso coração para garantir que não estamos rejeitando o que Deus está fazendo, apenas porque isso desafia nossos interesses egoístas e materialistas, nosso orgulho ou posição social.

Reflitamos... reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Obediência e Gratidão

 📮Série: Eu te abençoo

Orando pela Obediência e Gratidão de Nossos Filhos(as)  
10° Dia

Eu abençoo meus filhos para internalizarem e expressarem seu amor a Deus através de sua obediência aos seus mandamentos (1 João 5:3).

Eu abençoo meus filhos para que tenham o cuidado de obedecer a Deus, não se desviando nem para a direita nem para a esquerda, e assim sejam bem-sucedidos por onde quer que andem (Js 1:7).

Eu abençoo meus filhos para entenderem que obedecer é melhor do que sacrificar e escolham obedecer a Deus e seus mandamentos e assista desfrutarem da companhia (Mt 28:20) e das bênçãos de Deus e comam os melhores frutos desta terra, (Dt 28:1-13, Is 1:19).

Eu abençoo meus filhos para nos honrem como pais e assim sejam abençoados em tudo que fizerem e tenham vida longa na terra (Ef 6:2,3).

Eu os abençoo para que reconheçam nosso valor como  seus pais e nos amem verdadeiramente ; para  que saibam nos ouvir (Pv 13:1) e obedecer, (Efésios 6:1). Para que busquem e encontrem em nós conselhos sábios (Pv.13:1;Pv.1.8,9).

Eu os abençoo para terem sempre um coração agradecido e vivam suas vidas transbordando em gratidão a Deus e a nós, seus pais, sempre dando graças a Deus em todas as coisas, em nome de Jesus Cristo( Ef 5:20, Cl 2:7;I.Tess 5:18) .

Eu os abençoo para que sejam sempre quebrantados e desprovidos de todo orgulho, expressando naturalmente a gratidão (Ef 5:20, Cl.2:7).

Eu abençoo meus filhos para que entendam que toda autoridade é constituída por Deus e deve ser respeitada e estar em suas orações (1 Pe. 2:13, Tito 3:1).

Senhor eu abençoo meus filhos para que seus  relacionamentos sejam alicerçados pela tua palavra e que assim  através dessa verdade, eles aprendam a amar e respeitarem e possam  viver em harmonia com o próximo e com eles mesmos.

☆☆☆☆☆

João 11 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – João 11
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 11 – Quando alguém não quer a verdade, não adianta provas; em realidade, evidenciar a verdade para quem prefere a mentira suscita ódio e ira.

Em II Reis 2:23-24 há o episódio em que um grande grupo de jovens se unem para desprezar, zombar e ridicularizar ao profeta Eliseu. Elias acabaria de subir ao Céu, e Eliseu continuava seu trabalho profético. E, mesmo após ter demonstrado o poder profético concedido por Deus (II Reis 2:19-22), eles gritaram: “Sobe, Calvo”.

A zombaria contra Eliseu não é isolada; é parte de um tema maior que abrange desde a rebelião de Israel no deserto (Êxodo 16:2-3), até a rejeição de Cristo no Novo Testamento (Lucas 23:35).

A história de Eliseu e os zombadores de Betel – cidade apóstata – ecoa o tema contínuo da rejeição dos profetas, que culmina na rejeição do próprio Cristo. Em João 11, Jesus fizera um grande milagre ao ressuscitar Lázaro – morto havia quatro dias (vs. 1-44) – revelando Seu poder e Sua divindade (vs. 4, 11, 23-26); contudo, pior que os jovens caçoadores no contexto de Eliseu, os fariseus e principais sacerdotes se reuniram para tramar a morte dAquele que é a ressurreição e a vida (vs. 45-57).

A narrativa de João 11 e a rejeição contínua dos profetas do Antigo Testamento, (II Crônicas 36:15-16; Lucas 13:34), oferece uma visão poderosa sobre a resistência à verdade divina e à revelação de Deus, mesmo diante de provas incontestáveis. Diante disso, reflita com atenção:

• Quando alguém está preso à mentira ou ao orgulho, mesmo a maior das provas de Deus será rejeitada. Os fariseus, ao saberem da ressurreição de Lázaro, não se alegraram; em vez disso, conspiraram para matar Jesus. Da mesma forma, Eliseu, cheio do Espírito Santo, foi ridicularizado e desprezado.

• No mundo moderno, muitos rejeitam a mensagem de Cristo e Seus mensageiros não por falta de evidências, mas porque essa mensagem os desafia a crer no que não querem.

• Líderes espirituais (pastores e anciãos) são colocados por Deus para proclamar Sua mensagem; zombar e desprezá-los equivale a uma afronta direta à autoridade de Deus através de Seus representantes. Jesus liga a rejeição de Seus discípulos com a rejeição dEle próprio e, por extensão, à rejeição descarada de Deus Pai (Lucas 10:16).

Portanto, reflitamos e reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Intimidade com o Senhor e Oração

 📮Série: Eu te abençoo

Orando por intimidade com o Senhor e oração de Nossos Filhos(as)  
9° Dia

Intimidade com o Senhor e Oração

Pai de amor eu abençoo meus filhos para que busquem o Senhor em primeiro lugar (Mt 6:33) e de todo o coração de toda alma e entendimento e o encontrem, para que como uma terra seca, exausta e sem água, tenham todo o seu ser sedento por ti (Jr: 29.13 e Sl 63:1).

Oro para serem atraídos por seu amor e benignidade, para que te conheçam e prossigam em te conhecer, estando convictos de que sua vinda é certa (Os.6.3).

Eu os abençoo para que o vejam e desfrutem de experiências de bem contigo (Jó 42:5). Para que para que antes de clamarem, o senhor os responda; ainda quando estiverem falando, o senhor os ouça (Is 65:24).

Eu os abençoo para desejarem o céu mais que tudo em suas vidas, entendendo que são peregrinos nessa terra e que um dia voltarão para os braços do pai.

Eu os abençoo para que seu relacionamento contigo não se torne morno, indiferente ou superficial, mas que o fogo do Espírito Santo queime em seu coração e, também, a firme vontade pelas coisas de Deus.

Eu abençoo meus filhos para que tenham uma vida marcada pela prática incessante da oração (Rm 1.9). Para que eles aprendam a orar em todo o tempo no Espírito com todo tipo de orações e súplicas (Ef 6:18)e nunca se darem por vencidos(LC 18.1-8 ).

Eu abençoo meus filhos para que tenham a oração como estilo de vida, tornando–se praticantes da palavra e não somente ouvintes(Tg 1:22).

Que antes de pedirem alguma coisa, possam ofertar a ti o devido louvor e adoração e  assim suas orações sejam como um perfume suave que chega a tuas narinas(Ap.8:3-4).

Eu os abençoo para que encontrem sua alegria no senhor e em toda e qualquer situação (Fp 4:12-13)e  não nas circunstâncias da vida(1Ts 1:6) .

Eu os abençoo para que cumpram com alegria a carreira, e o ministério que receberem do Senhor Jesus, e assim testemunhem do evangelho e da graça do Senhor (Atos 20.24).

☆☆☆

João 10 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 10
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 10 – Os capítulos 7 a 10 de João descrevem uma série de confrontos entre Jesus e os líderes religiosos de Jerusalém, em meio à celebração da Festa dos Tabernáculos. Esses debates aumentam em intensidade até João 10, onde Jesus faz declarações claras sobre Sua relação com Deus Pai, o que provoca uma reação violenta dos judeus.

O auge do confronto desses líderes com Jesus quando intentaram apedrejá-lO (João 10:31-39) ocorreu logo após Jesus ter feito duas declarações importantes:

• Jesus afirmou: “Eu e o Pai somos um” – uma declaração de unidade essencial com Deus (João 10:30).

• Antes disso, Jesus havia Se apresentado como o Bom Pastor que dá a vida por Suas ovelhas; e disse que ninguém pode arrebatá-las da mão de Seu Pai (João 10:1-29).

Em João 10:31 e 39 vemos uma repetição de um padrão de reação ocorrida antes (João 8:59). Os líderes religiosos estão profundamente irritados com as afirmações de Jesus sobre Sua relação com Deus. O apedrejamento era a punição prescrita por Lei para a blasfêmia (Levítico 24:16), e, para os judeus, Jesus estava colocando-Se no lugar de Deus.

O texto assinala uma crescente hostilização dos judeus em relação a Jesus. O fato de eles estarem prontos para apedrejar Jesus reflete a seriedade com que encaravam Suas declarações.

Jesus responde com uma pergunta desafiadora e provocativa (João 10:32). Ele aponta que Suas obras – que incluem milagres e sinais – são boas a vindas de Deus Pai. Jesus usa essas obras como evidência de Sua missão divina e questiona por que, em vez de aceitarem essas obras como prova de que Ele é enviado por Deus, eles querem matá-lO.

• Mesmo diante de milagres e obras boas, aqueles que se recusam a aceitar a verdade sobre Jesus, permanecem endurecidos.

Os líderes judeus esclareceram que a acusação contra Jesus é de blasfêmia. Eles não estavam contestando os milagres em si; estavam indignados porque Jesus, sendo homem, reivindicava igualdade com Deus (João 10:33). Os judeus esperavam um líder político ou um profeta como seu Messias, não alguém que reivindicasse ser igual a Deus.

Se o termo “deuses” na Escritura (Salmo 82:6) pode ser usado para humanos num contexto limitado, não seria muito mais apropriado para Aquele que é verdadeiramente o Filho de Deus? (João 10:34-38) – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Orando pela Caráter

 📮Série: Eu te abençoo

Orando pela Caráter de Nossos Filhos(as)  
8° Dia

Pai, abençoa meus filhos para que sejam bem-aventurados e trilhem com integridade o seu caminho, e andem na lei do Senhor!(Salmo 119:1).

Eu abençoo meus filhos, para exalarem o bom perfume de Cristo e terem seus corações conduzidos ao amor de Deus e a constância de Cristo (2Tess.3:5).

Abençoo meus filhos para serem firmes e inabaláveis na obra do Senhor, entendendo que Nele nada é em vão (ICo.15:58).

Eu os abençoo, para desenvolverem e expressarem em seus relacionamentos o amor, a humildade, gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade à alegria (Gl 5:22 23).

Eu os abençoo, para que a honestidade e a retidão sejam suas virtudes e sua proteção (Sl 25:21). Para receberem o poder do Espirito Santo e assim testemunhem de Cristo em todos os lugares, cumprindo também o seu Ide (Atos 20.24), sendo sal da terra e luz do mundo (At.1:8).

Eu os abençoo para que sejam íntegros e andem com Deus (Gn 6:9) e assim sejam dignos de confiança, responsáveis, compassivos, sensíveis, amorosos e generosos, livres do orgulho, da ociosidade, da indolência, do egoísmo e da luxúria. Para que sejam sóbrios e tenham domínio próprio em tudo que fizerem (1Ts 5:6). .

Eu os abençoo para amarem a justiça, assim como tu a amas e para agir com justiça em tudo que fizerem. (Sl 11:7, Mq 6:8) Para que tenham um espírito dócil e submisso, e que respondam "sim" às coisas de Deus e "não" às coisas da carne, entendendo as consequências de seus atos e conscientes que a vida controlada pela carne só resultará em morte. (Romanos 6:23)

Eu abençoo meus filhos para que sejam a geração que buscam a face do Senhor (Slm 24:6) para que sejam firmes, fortes, corajosos e confiantes que tu Senhor está com eles e nunca os deixará, nunca os abandonará ( Dt.31:6).

João 9 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – João 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JOÃO 9 – Os judeus de João 8 interpretavam as Escrituras conforme Suas necessidades e desejos imediatos – queriam libertação política e material. Eles liam a Palavra de Deus com filtro que focava seus problemas terrenos, perdendo de vista o aspecto espiritual e eterno do plano divino.

Essa tendência humana de ajustar a Palavra de Deus às próprias expectativas é perigosa porque leva à cegueira espiritual. Ao buscar um Messias que Se ajustasse às Suas agendas, os líderes religiosos não conseguiram ver a realidade maior que Deus fazia através de Cristo.

• Eles estavam tão focados na libertação política de Israel que falharam em perceber a libertação do pecado e da morte eterna que Jesus oferecia.

O ponto culminante acontecera em João 8:58, quando Jesus havia declarado: “Eu afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!” Ao fazer tal afirmação, Jesus Se identifica diretamente com o Deus de Êxodo 3:14, quando Deus Se revela a Moisés. Essa declaração não apenas revela a eternidade de Cristo, mas também Sua divindade.

Essa declaração deveria ter sido recebida com reverência e aceitação, mas, ao invés disso, os judeus tentaram apedrejá-lO (João 8:59). Em sua cegueira, provocada pelas expectativas distorcidas, eles rejeitaram a maior revelação de Deus.

Querendo ajudá-los, Jesus cura um cego de nascença (João 9:1-12) para ilustrar a cegueira espiritual (João 9:35-41); entretanto, os judeus se mostram desnorteados (João 9:13-34).

• Como pecadores, é fácil cair na armadilha de moldar a Palavra de Deus e a visão de Jesus de acordo com nossas próprias necessidades e desejos.

• Muitas vezes, esperamos que Deus aja de maneira que atenda nossos interesses imediatos, como solucionar problemas financeiros, restaurar relacionamentos ou oferecer conforto momentâneo. No entanto, Deus nos chama a olhar além das necessidades temporais e a buscar o cumprimento espiritual e eterno que só Cristo pode trazer.

• As acusações de quem não está convertido são absurdas, baseadas em conceitos equivocados e resultam em conclusões falsas. As doutrinas bíblicas são distorcidas, as revelações divinas são corrompidas e as práticas religiosas não passam de hipocrisia (João 9:13-16).

O Criador, que fizera o ser humano do pó da terra, usou barro na frente dos incrédulos e restaurou o cego à vista, mas eles não conseguiram ver nada além de seus preconceitos!

E nós, o que enxergamos? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••