Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Atos 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Atos 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 2 – No Pentecostes, a história do mundo mudou. O Espírito Santo foi outorgado de forma extraordinária sobre os seguidores de Jesus, inaugurando uma nova era de salvação e de missão para a igreja. Mais que um mero evento histórico, foi o início de algo contínuo que alcança e nossa vida até hoje!

“No Pentecostes, o Universo testemunhou o derramamento copioso do Espírito Santo como resultado da vitória de Jesus na cruz e de Sua entronização no Céu. Foi o início da nova era de salvação e, consequentemente, da atividade missionária da igreja. Os poderes do mal não tinham mais autoridade sobre este mundo” (Wilson Paroschi).

Por isso, assim como no Pentecostes, quando os discípulos foram cheios do Espírito Santo e capacitados para pregar o evangelho com ousadia (Atos 2), hoje, o mesmo Espírito nos impulsiona a levar a mensagem da vitória de Cristo ao mundo. A presença de Cristo transforma cada crente numa testemunha viva da graça divina (Atos 1:8)

Pentecostes “significa ‘quinquagésimo’ e seu uso se deve ao fato de que a festa era celebrada no quinquagésimo dia após a oferta do molho de cevada no primeiro domingo após a Páscoa (Lv 23:15-16; Dt 16:9-12). Era um dia de alegria e agradecimento quando o povo de Israel trazia diante do Senhor as ‘primícias da sega do trigo’ (Êx 34:22). A festa, portanto, se tornou um símbolo adequado para a primeira colheita espiritual da igreja cristã, quando a promessa da vinda do Espírito Santo foi cumprida e 3 mil pessoas foram batizadas (At 2:41)” (Paroschi).

O Espírito Santo capacitou Pedro a pregar (Atos 2:13-40), e capacita-nos também a ser testemunhas onde quer que estejamos – no trabalho, na escola, na família e na comunidade entre amigos e vizinhos.

• Cada contato e cada encontro é uma oportunidade de compartilhar o amor de Cristo.

• A missão não é apenas para uns poucos escolhidos, mas para todos os que têm o Espírito Santo no coração.

No Pentecostes, pessoas de diferentes nações ouviram o evangelho na própria língua (Atos 2:1-12). Foi um evento que uniu diversas pessoas em Cristo. É a pregação da Palavra, imbuída do Espírito Santo, a verdadeira fonte de unidade eclesiástica, capacitando-nos a viver em comunhão, apesar de nossas diferenças (Atos 2:42-47).

Diante disso, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário