Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Atos 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Atos 3
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 3 – Comenta-se que, no século 13, Tomás de Aquino visitou o papa Inocêncio III; o qual estava cercado por cofres e moedas, contando grandes somas de dinheiro com um sorriso de satisfação no rosto.

Ao notar a presença do teólogo, o papa ergueu os olhos e, com certo orgulho, declarou: “Veja, Tomás! Hoje, a Igreja não precisa mais dizer: ‘Não temos prata nem ouro!’ Mas, sem hesitar, Aquino, com olhar firme e voz grave, respondeu: ‘É verdade! Porém, a Igreja também não pode mais dizer: ‘Em nome de Jesus, o Nazareno, levanta-te e anda!’”.

Enquanto o papa celebrava a abundância de riquezas como sinal de poder e conquista, Tomás denunciava a perda do verdadeiro poder da Igreja – o poder espiritual de transformar vida e restaurar pessoas miraculosamente. Nesse momento, o brilho do ouro se apagou diante do vazio espiritual que ele expôs: Do que realmente vale a riqueza, se o aspecto espiritual está enfraquecido?

Nesta direção, atribui-se a A. W. Tozer a intrigante frase: “Se Deus tirasse o Espírito Santo deste mundo, boa parte daquilo que a Igreja está fazendo prosseguiria como se nada tivesse acontecido e ninguém notaria a diferença”.

Não era assim nos primórdios da Igreja. A igreja primitiva estava longe de ser perfeita, mas dependia do poder divino para avançar em meio a uma “geração corrompida” (Atos 2:40).

Atos 3 oferece-nos um cenário poderoso sobre o que significa depender do poder do Espírito Santo em invés de confiar em riquezas e aparências. Pedro e João, sem ouro e prata, demonstraram que a Igreja não precisa de recursos materiais para impactar vidas, mas sim do poder espiritual, da presença de Deus por meio do Espírito Santo.

O paralítico no caminho para o templo, representa a humanidade em sua fragilidade, necessitando de auxílio. Esperava, no máximo, uma doação monetária. Contudo, Pedro, cheio do poder espiritual, respondeu de uma forma que desafia nosso entendimento: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”. O que de fato aconteceu (Atos 3:1-10).

Esse milagre abriu porta de vários corações para a proclamação do Cristo que sofreu para vencer por nós e prover meios para nossa restauração (Atos 3:11-26).

Precisamos reavivarmo-nos... O que você acha? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário