Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Romanos 16 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Romanos 16
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ROMANOS 16 – Este último capítulo de Romanos “apresenta várias listas de pessoas, na maioria desconhecidas”, esta “é a maior e mais íntima expressão do amor e da afeição de Paulo por outros cristãos e colaboradores entre as que podem ser encontradas nas suas cartas do NT”. Além disso, ele, “fornece lampejos da vida dos cristãos comuns do século 1º e oferece uma visão interior da natureza e do caráter da Igreja primitiva” (John MacArthur).

Romanos 16 destaca a importância das relações pessoais e da colaboração na liderança eclesiástica. Paulo saúda diversos líderes e trabalhadores da Igreja, enfatizando o papel crucial de homens e mulheres no ministério.

Paulo menciona pelo menos 26 pessoas pelo nome, cada uma desempenhando papel importante no crescimento e administração das igrejas. Entres elas, ele destaca líderes de diferentes contextos, tais como:

• Febe (Romanos 16:1-2) – Descrita como “diaconisa” da igreja de Cencreia e “protetora” de muitos – incluindo Paulo. Ela era mulher influente, e serviu de mensageira desta Carta aos Romanos.

• Priscila e Áquila (Romanos 16:3) – “Cristãos judeus de Roma que trabalharam com Paulo em Corinto (At 18:2-3). Eles partiram de Roma quando Cláudio expulsou os judeus, por volta de 49 d.C. Na época da carta, estavam de volta à capital do Império. Paulo menciona em primeiro lugar Priscila, a esposa, em reconhecimento à sua proeminência na igreja” (Bíblia Andrews).

• Júnias (Romanos 16:7): Reconhecida como notável “entre os apóstolos”. Sua inclusão como mulher em um papel de destaque apostólico reforça a participação feminina em funções de liderança eclesiástica.

Mulheres como Priscila e Febe não apenas serviram, mas também lideraram. Elas enfrentaram desafios, investiram recursos e arriscaram a vida pela causa de Cristo. Além desses exemplos, Paulo saúda outros obreiros, homens e mulheres, que cooperaram com ele no evangelho, mostrando a diversidade e a comunhão na liderança da igreja primitiva.

Em Romanos 16:17-20, “Paulo considerou necessário inserir em suas saudações de amor” uma “admoestação contra os ensinos e práticas prejudiciais que abalavam a verdade do Cristianismo, sendo a maior de suas ameaças. O amor genuíno estará pronto para perdoar o mal, mas não o tolerará ou o ignorará. Aqueles, como Paulo, que amam de verdade os outros cristãos, que lhes são queridos, os alertarão a respeito do pecado e das consequências” (MacArthur).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário