Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Romanos 15Comentário: Pr. Heber Toth Armí
ROMANOS 15 – Cristãos vivem em prontidão, promovendo a unidade e abraçando a missão global de preparar o mundo para o breve retorno de Jesus.
Em Romanos 13:11-14, Paulo exorta-nos a despertamo-nos espiritualmente, pois “a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos”. Ele usa metáforas “dia” e “noite” para enfatizar o chamado à santidade e vigilância. Ele nos desafia a abandonarmos as obras das trevas e revestirmo-nos da luz – representada por Jesus.
Desta forma, Romanos 13:11-14 estabelece o tom de urgência para o restante do livro, incentivando os crentes à prática do amor e serviço. Romanos 15 continua a temática do que significa ser cristão no tempo do fim. “A essência do cristianismo está em abrir mão do egoísmo. Os cristãos vivem para beneficiar outros” (Bíblia Andrews).
Em Romanos 15, Paulo conecta a ética com missão e unidade eclesiástica. Ele argumenta que cristãos fortes devem suportar as fraquezas dos fracos, destacando a necessidade de apoio mútuo dentro da Igreja. Essa prática reflete o caráter de Cristo, e visa a glória de Deus. Essa unidade é essencial para a missão da igreja, pois torna o testemunho cristão mais autêntico e eficaz.
Paulo também aborda a inclusão dos gentios (Romanos 15:9-12), demonstrando que a missão de Deus transcende barreiras culturais e étnicas. O apóstolo faz isso citando diversas passagens do Antigo Testamento, mostrando que a salvação sempre foi planejada para todos os povos.
A unidade na diversidade no corpo de Cristo é uma demonstração prática do amor que deve reger a vida cristã. Viver como “filhos do dia” implica abraçar essa visão global e trabalhar juntos para cumprir a missão de pregar o evangelho eterno “aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo” (Apocalipse 14:6).
Paulo apresenta seu ministério como uma oferta ao Senhor, reforçando que sua vida é dedicada ao serviço (Romanos 15:13-21). Seu objetivo de levar o evangelho a lugares onde Cristo não era conhecido reflete a urgência referida em Romanos 13:11-14.
A submissão total de Paulo à vontade de Deus (Romanos 15:22-33) é um exemplo de como viver na expectativa do retorno de Cristo. Ele não apenas espera, mas age, buscando realizar o máximo para o reino enquanto o dia final se aproxima!
Hoje, precisamos reavivarmo-nos com urgência! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••
Nenhum comentário:
Postar um comentário