Páginas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

2 Coríntios 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – 2 Coríntios 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


II CORÍNTIOS 1 – “Esta é uma carta mais pessoal, na qual Paulo defende sua reputação como apóstolo. Provavelmente certos leitores modernos ainda se sintam ofendidos pelo tom defensivo da epístola. Alguns membros da igreja cristã em Corinto questionavam a autoridade de Paulo e não o consideravam como um verdadeiro apóstolo. Seria isto importante para o avanço do evangelho? Sem dúvida! O autor imagina que a sua mensagem será rejeitada se ele consentir que o seu caráter e sua credibilidade sejam solapados. Este tipo de ponderação deve levar os cristãos de todas as épocas a analisar o custo de desestabilizar a liderança da igreja. Sempre que a igreja fere seus mensageiros a mensagem sofre” (Bíblia do Discípulo).

• É certo que minar a autoridade espiritual de um líder é como cortar as velas de um barco em meio à tempestade: O avanço da igreja fica à deriva.

• Aqueles que desestabilizam a liderança da igreja não apenas semeiam discórdia temporária, mas colhem eternos prejuízos no avanço do evangelho.

• Quando os membros desvalorizam os líderes eclesiásticos, a mensagem que eles carregam é enfraquecida e comprometem a missão que Deus confiou à igreja.

Por isso, Paulo reagiu para defender sua liderança! Ele apresenta a importância de proteger a liderança espiritual e assim fomentar a unidade da igreja.

Em II Coríntios 1, Paulo mostra que o ministério é um fardo espiritual pesado, e os líderes necessitam do apoio, oração e amor do povo de Deus. Paulo destaca o papel do consolo na vida da igreja. Ele ensina que Deus nos consola para que possamos consolar outros em suas dificuldades. Esse princípio também se aplica a líderes espirituais:

• Assim como o povo depende do consolo e da orientação de seus pastores, os pastores dependem do apoio, amor e oração dos membros da igreja.

A igreja é um corpo. Quando ferimos os líderes, ferimos a nós mesmos. Quando sustentamos os líderes em oração, amor e ação, fortalecemos a obra do Senhor e avançamos juntos em unidade.

Que Deus, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, nos ensine a ser consoladores na vida dos líderes espirituais.

Sejamos instrumentos de apoio e encorajamento para que o Evangelho avance com poder, e o nome de Cristo seja proclamado até os confins da Terra! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário