Páginas

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

1 Coríntios 16

   Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 16
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I CORÍNTIOS 16 – A vida cristã ordenada é um testemunho vivo de que o Evangelho organiza o caos e transforma a confusão em harmonia eterna. Paulo demonstrou na carta de I Coríntios que é preciso corrigir a igreja que está correndo risco de perder sua identidade. Para isso, ele mostra que onde o amor prevalece, a ordem floresce; onde o ego domina, a desordem reina.

A ordem divina não diminui ninguém; ela exalta a beleza da complementaridade e do propósito de Cristo. Assim, a ordem no culto honra o Criador. Um culto ordenado é um reflexo do respeito e da reverência pelo Deus que criou tudo com perfeição e propósito.

A beleza da igreja, o corpo de Cristo, está na diversidade de funções operando em perfeita sincronia para a glória de Deus. Desta forma, a presença de Deus traz paz no caos, pois Seu Espírito não habita em meio à confusão. Pode-se dizer então que, onde há ordem, há a assinatura de Deus; onde há desordem, Sua glória é obscurecida; portanto, a verdadeira adoração não é caótica, mas um cântico que ecoa a harmonia do Céu.

O capítulo em pauta encerra a primeira carta de Paulo aos coríntios, com instruções práticas, saudações e exortações finais. Ele aborda temas diversos, mas com foco na organização da igreja e na unidade cristã:

• Generosidade e serviço: A importância de contribuir financeira e regularmente e com propósito para as necessidades da obra de Deus (I Coríntios 16:1-4).
• Unidade no amor: A convivência cristã deve ser marcada pelo respeito mútuo, submissão a líderes dedicados e amor nas ações (I Coríntios 16:5-18, 24).
• Firmeza na fé: Um chamado à vigilância, coragem e dedicação em uma sociedade cheia de desafios (I Coríntios 16:19-23).

As palavras Anátema e Maranata no versículo 22, são importantes:

• Anátema: Aqueles que não amam ao Senhor estão em estado de maldição – afastados da comunhão com Deus. Em Gálatas 1:8-9, anátema se refere a qualquer pessoa que prega um evangelho diferente do de Cristo, enfatizando a gravidade de se afastar do verdadeiro evangelho.
• Maranata: Esta expressão era comum entre os primeiros cristãos e tem conotações escatológicas (relativas ao tempo do fim). Significa que o “Senhor logo vem”; expressa a esperança do retorno de Cristo em breve.

Então, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário