Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Vida cotidiana do Cristão - Hebreus 12

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Hebreus 12

Comentário Pr Heber Toth Armí 

A falta de leitura bíblica tem prejudicado não apenas o intelecto da sociedade, mas principalmente a vida dos cidadãos que a compõe. A falta de espiritualidade centrada na Bíblia tem levado muitas vidas a definhar-se, a homens e mulheres de fé a retroceder e, muitos religiosos a deturparem o destino dos cristãos.

C. S. Lewis foi contundente: “Se você não der atenção à Teologia, isso não significa que você não terá ideia alguma sobre Deus. Significa que terá, isto sim, uma porção de ideias erradas – ideias más, confusas, obsoletas”.

O capítulo supracitado continua o tema da fé do capítulo 11, que, conforme dividiu Gerald F. Hawthorne, tem seguintes tópicos:

• Aplicação do princípio da fé à vida (12:1-24);

a) À vida como uma corrida (vs. 1-4);

b) À vida como educação (vs. 5-24).

• Advertência final contra recusar a Deus (12:25-29).

“O capítulo 11 serve como um parêntese; 12:1 retoma o tema da última parte do capítulo 10. As palavras de 10:39, a respeito daqueles que creem, levam à descrição da fé que faz com que os cristãos perseverem e não percam a esperança diante de perseguições e provações […]. O capítulo 12 contém sugestões a respeito da situação dos crentes a quem a carta foi escrita. Eles foram incentivados a não se desviar (2:1), porém neste capítulo podemos perceber uma comunidade cansada da perseguição, lutando para permanecer forte em um ambiente cada vez mais hostil, mas enfraquecida talvez ao ponto de desistir e afastar da fé” (Comentário do NT Aplicação Pessoal).

A mensagem deste capítulo mostra que, “embora o livro de Hebreus trate de assuntos celestiais, também toca em alguns aspectos da vida cotidiana” revelando a nós que, “embora este mundo não seja nosso lar final, é aqui que estamos agora, é aqui que vivemos agora, e Deus espera que vivamos de acordo com a elevada vocação que temos em Jesus Cristo” (Ekkehardt Mueller).

Assim, o cristão precisa entender que…

• …a vida cristã é uma corrida com meta;

• …o castigo divino nos capacita para a vida eterna;

• …apesar das disciplinas e apelos, é possível rejeitar a graça divina;

• …a fé eleva os crentes e os inclui na igreja que é a família de Deus;

• …flertar com o pecado é fatalmente perigoso.

Então, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Hebreus 12 - Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 12

Comentário: Felix H. Cortez

Hebreus 12 traz o argumento do capítulo 11 a um fechamento poderoso. Os heróis da história são uma multidão de testemunhas que aplaudem e reconhecem o maior modelo de fé: Jesus. Ele é o fundador e consumador da nossa fé, porque a Sua vida e sacrifício tornaram a nossa fé possível e significativa. A fé de Jesus não consiste em acreditar que Deus Lhe poderia conceder vida mas, sim, em acreditar que Deus poderia nos dar vida através da morte de Jesus.

Os versos 3-11 nos convidam a considerar cuidadosamente o exemplo de Jesus e saber que a vitória da fé vem somente como o resultado de disciplina e paciência. Esta é uma lição difícil de aprender para aqueles que acreditam que a fé é uma coisa mágica, rápida.

Hebreus sugere que nós, por meio da fé, somos capacitados a experimentar a entronização de Jesus, Sua consagração como sacerdote e a inauguração da nova aliança na Jerusalém celeste, representada como o monte Sião. Assim, enquanto os israelitas ficaram com medo diante do monte Sinai, podemos nos alegrar com a exaltação de nosso Senhor no céu.

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos

#rpsp #palavraeficaz

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Avivando a Fé -Hebreus 11

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Hebreus 11

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Ao ser estudado, o livro de Hebreus deve avivar a nossa fé. Observe a sequência elaborada por Merrill F. Unger para entender a razão pela qual este livro tem essa função:

• A superioridade do Filho sobre os profetas e os anjos (1:1-2:18);

• A superioridade do Filho sobre Moisés e Josué (3:1-4:16);

• A superioridade do sacerdócio de Cristo (5:1-8:5);

• A superioridade da nova aliança sobre a antiga aliança (8:6-10:39);

• A superioridade da fé (11:1-13:25).

Tudo o que foi visto até o capítulo 10 de Hebreus deve estimular a fé do leitor, essa é a mensagem do capítulo 11. Ou seja, a fé do capítulo 11 não está isolada das doutrinas e ensinamentos dos capítulos 1-10. “O autor começa com uma definição de fé: ‘É a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem (11:1). Em seguida, relaciona exemplo do AT daquilo que essa fé torna possível (11:2)”, destaca Tesfaye Kassa; e, então, sintetiza:

1. A fé vê aquilo que outros não conseguem enxergar (vs. 3-4);

2. A fé permite que os fiéis…

• …andem com Deus (vs. 5-6);

• …antevejam perigo e destruição (v. 7);

• …obedeçam a Deus quando não conhecem o caminho (vs. 8-10);

• …recebam a promessa de Deus em situações impossíveis (vs. 11-12);

• …perseverem mesmo quando a promessa não se cumpre de imediato (vs. 13-16);

• …sacrifiquem a promessa (vs. 17-19);

• …reconheçam e transmitam a bênção de Deus (vs. 20-22);

• …corram riscos (v. 23);

• …recusem os prazeres deste mundo (vs. 24-28);

• …superem o medo e outras barreiras (vs. 29-31);

• …suportem muitas outras dificuldades (vs. 32-39).

Nem nós nem os crentes do Antigo Testamento tivemos o cumprimento pleno da promessa (vs. 39-40). O destino do fiel é o céu, a Pátria Superior/Melhor. Conquanto, não devemos desanimar-nos; devemos avançar como aqueles que viveram antes do cumprimento das promessas messiânicas.

E, temos maiores motivos para isso:

• Jesus cumpriu as promessas da primeira vinda, assumiu o ministério no Santuário Celestial e intercede em nosso favor;

• A Bíblia que temos está completa, muitos deles não tinham todo o Antigo Testamento e nenhum deles tinha o Novo Testamento;

• Temos os fiéis do passado como inventivo, o testemunho deles nos motiva a enfrentar as dificuldades sabendo, pela fé, que temos destino garantido.

Portanto, precisamos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Hebreus 11 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 11

Comentário: Felix H. Cortez

O capítulo 11 fornece a evidência para a afirmação no capítulo 10 de que o “justo viverá pela fé”, fornecendo uma impressionante lista de exemplos de pessoas de fé da história de Israel.

A estrutura retórica deste capítulo também tem uma poderosa surpresa para nós. A repetição da frase “pela fé Abel…”, “pela fé Enoque…”, “pela fé Noé…”, etc, cria um ritmo que culmina no vs. 31: “Pela fé a prostituta Raabe,…”

“Você está falando sério? Você quer dizer que Raabe, a prostituta, é o clímax do capítulo acima de Enoque, Abraão e Moisés?” Sim, e eu amo isso. A confissão de fé de Raabe em Josué 2:10-11 é uma das mais belas nas Escrituras. Acredito, porém, que Raabe foi escolhida por outra razão. Raabe separou-se de uma geração sem fé, desobediente, que seria destruída. Ela não viu as pragas do Egito, nem o Mar Vermelho se abrir, ou a coluna de fogo, ou a água que fluiu a partir da rocha. Ela simplesmente ouviu e acreditou.

Podemos não ter visto ou experimentado os milagres poderosos de Jesus, mas somos convidados a acreditar e ter vida.

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos

#rpsp #palavraeficaz

domingo, 28 de novembro de 2021

Reconciliação do pecador com o Criador - Hebreus 10

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Hebreus 10

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Por meio de Cristo toda a humanidade deve saber que a entrada de acesso a Deus é franca. A reconciliação do pecador com o Criador é possível; porque, em Cristo, o Pai está ininterruptamente disponível a quem quiser.

Observe estes pontos do capítulo em pauta:

• Os sacrifícios oferecidos serviam como lembrança anual dos pecados acumulados do povo (vs. 1-4);

• Deus quer mais que um rito sacrifical de um animal irracional, quer uma entrega total e submissão em seguir a Jesus que, submeteu-Se à vontade do Pai oferecendo-Se como sacrifício pelos pecados da humanidade, tornando-nos aceitáveis aos olhos divinos quando éramos reprováveis (vs. 5-10);

• O perdão de pecados é um ato da graça, não de mérito de nossa parte. Contudo, custou um preço altíssimo para Cristo, que derramou Seu sangue. Portanto, “todo aquele que humilha o coração, confessando os pecados, encontrará misericórdia, graça e segurança” (Ellen G. White) (vs. 11-18).

A partir de 10:19, o livro de Hebreus tratará da parte prática da perseverança na piedade.

Quando cristãos estão trôpegos na caminhada rumo ao Céu, quando a fé parece desfalecer frente às dificuldades e quando a satisfação com a mornidão parece mais importante que a busca pela consagração, quatro coisas são imprescindíveis para auxiliar no reavivamento (vs. 19-39):

1. Entrar através do véu diretamente na presença do Deus que está no Céu;

2. Estimular uns aos outros a frequentar aos cultos congregacionais;

3. Lembrar que desistir de Cristo expõe o indivíduo ao julgamento divino;

4. Desenvolver diligentemente a genuína fé que gera obediência a Deus.

Ellen G. White declara:

• “Este é o grande Dia da Expiação, e nosso Advogado está diante do Pai, suplicando como nosso intercessor. Em vez de revestirmos de vestes de justiça própria, deveríamos estar diariamente nos humilhando diante de Deus, confessando nossos pecados e buscando o perdão das transgressões […]. A menos que adentremos o santuário do alto e nos unamos a Cristo na obra de operar nossa salvação com temor e tremor, seremos pesados na balança e achados em falta”.

• “Aqueles q



ue não sentem a necessidade de procurar congregar-se com os santos, tendo a preciosa certeza de que o Senhor se encontrará com eles, mostram quão pouco valorizam a provisão que Deus fez para eles”.

Oremos: “Senhor, reaviva-nos!” – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Hebreus 10 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 10

Comentário: Felix H. Cortez

O capítulo 10 de Hebreus nos convida a aceitar o sacrifício de Jesus em nosso favor e a nos achegarmos com fé à presença de Deus:

Os sacrifícios do santuário terrestre eram apenas sombras do verdadeiro sacrifício que Jesus ofereceu a Deus em obediência perfeita.

O ministério de Jesus é eficaz por causa de sua oferta perfeita. Por isso contrasta com o ministério dos sacerdotes terrenos que constantemente ofereciam sacrifícios que não podiam limpar a consciência.

Não existe nenhum outro sacrifício que possa ser apresentado para trazer perdão àqueles que rejeitam o sacrifício e o ministério de Jesus. Haverá apenas o julgamento para eles.

Então, os versos 31-39 convidam os leitores para se achegarem com fé à presença de Deus, apesar de perseguições e obstáculos provenientes do mundo em torno deles.

Essa é uma lição difícil de aprender. Nós sempre queremos trazer um presente, uma dádiva ou um sacrifício que possa nos tornar aceitáveis diante de Deus. O livro de Hebreus afirma que nenhum sacrifício humano é bom o suficiente para tornar-nos limpos. Nenhum sacrifício humano que venhamos a trazer pode nos tornar aceitáveis em Sua presença. Deus providenciou em Jesus o único sacrifício que realmente pode nos purificar e nos tornar aceitáveis perante Ele. “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (1 Pedro 5:5).

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos

#rpsp #palavraeficaz

sábado, 27 de novembro de 2021

Hebreus 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 9

Comentário: Felix H. Cortez

O autor argumenta neste capítulo que Jesus proveu para nós a bênção do acesso direto a Deus, a mais cobiçada de todas as bênçãos.

Os leitores são lembrados de que no primeiro santuário e seus regulamentos de adoração, as pessoas não tinham acesso a Deus. Só uma pessoa podia entrar no Santo dos Santos, onde estava o trono de Deus, e apenas uma vez por ano. O problema era que os sacrifícios oferecidos naquele tabernáculo não podiam purificar a consciência do adorador.

Os versos 11-14 afirmam, porém, que Jesus entrou uma vez por todas no santuário celestial e ofereceu um sacrifício perfeito que purifica nossas consciências.

Eu amo a maneira como Hebreus 9:24 descreve o sacrifício e a ascensão de Jesus “para … se apresentar diante de Deus em nosso favor” (NVI). A expressão hebraica “se apresentar diante de Deus” significa pedir ajuda a Deus. A esperança era que ao estar diante de Deus o Seu rosto brilhasse com alegria (Nm 6:25). Isto é certamente o que aconteceu quando Jesus apareceu perante o Pai em nosso benefício.

Que o rosto de Deus brilhe sobre você hoje!

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos

#rpsp #palavraeficaz

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Nova Aliança - Hebreus 8

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Hebreus 8

Comentário Pr Heber Toth Armí 

 O Santuário e o Sumo Sacerdote descritos neste capítulo são de abrangência global, não estão limitados a um território geográfico no mundo.

Embora o título deste livro seja “aos Hebreus”, todos os cristãos estão inseridos em sua mensagem. Aliás, os verdadeiros hebreus/israelitas são aqueles que estão ligados pela fé ao judeu Jesus Cristo (ver Romanos 9-11).

A ênfase deste capítulo está na “aliança superior”, citada no capítulo 7:22 (ver 8:6). “Agora, essa ideia é desenvolvida e são apresentados três motivos pelos quais a nova aliança é melhor no tocante ao sumo sacerdote, seu santuário, fundamento e promessa:” (Tesfaye Kassa).

• Um sumo sacerdote superior: Jesus assentou-Se no lugar de autoridade, poder e honra (v. 1);

• Um Santuário Celestial superior: Jesus não ministra num santuário na Terra feito por homens, mas no Céu, feito por Deus. Os rituais do santuário terrestre foram executados por Jesus de forma abrangente, pois as cerimônias terrestres eram apenas sombras das coisas celestes (vs. 2-5).

• Um fundamento e promessas superiores: O ministério sacerdotal de Cristo baseia-se em superiores promessas; a antiga aliança foi substituída por outra, profetizada por Jeremias (Jeremias 31:31-34). Esta aliança causa mudanças profundas a partir da mente e do coração, visando restaurar o relacionamento do pecador com Deus, e ajuda a conhecer Cristo através da misericórdia e graça divinas (vs. 6-13).

“O advento da nova aliança foi anunciado na Última Ceia, quando Jesus tomou o cálice e disse: ‘Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança’ (Mt 26:28) e declarou: ‘Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós’ (Lc 22:20). O sangue de Jesus cumpriu a antiga aliança e instituiu a nova com seu ministério superior” (Kassa).

Sendo que tudo em Hebreus é superior, a nova aliança não abaixa o padrão de santidade exigido dos crentes (12:14). Cristo não cancela a Lei; Ele imprime e escreve-a não em tábuas de pedras como na aliança do Sinai, mas nas paredes do coração.

O que mudou foi a legislação do santuário (7:12), o qual não perdeu seu valor; pelo contrário, o plano da salvação não é mais regido por sombras ou pela cópia (8:5), mas por Cristo no Santuário Celestial, no original!

“Senhor, escreva Tua Lei em meu coração!” – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Hebreus 8 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 8

Comentário: Felix H. Cortez

O autor de Hebreus já demonstrou nos capítulos anteriores que Jesus é superior aos maiores personagens do Antigo Testamento. Ele é maior do que os anjos, os quais, se cria que governavam as nações (Hb 1). Como governante, Jesus é o maior porque derrotou o diabo – que tinha o poder da morte – e nos libertou (Hb 2). Jesus também é mais fiel do que Moisés (Hebreus 3), nos leva a um descanso melhor do que Josué levou o povo israelita (Hb 4) e Seu sacerdócio é melhor do que o dos sacerdotes levitas (Hb 5-7). O argumento mais importante da carta, contudo, é que Jesus é um mediador superior a Moisés, porque tem mediado uma melhor aliança (Hebreus 8-10).

Uma aliança (ou concerto) é um meio legal através do qual os benefícios da família se aplicam àqueles que não são da família. Assim, por meio de Jesus, Deus inaugurou uma nova aliança que nos leva de volta a uma relação familiar com Ele. A nova aliança é superior à antiga por conta de duas coisas: ela é baseada em um sacrifício superior e é ministrada no santuário real, o celestial. Em outras palavras, o sacrifício de Jesus nos provê perdão (v. 8-12) e fornece acesso à própria casa de Deus, o santuário celeste!

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos

#rpsp #palavraeficaz

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Quem era Mequisedeque - Hebreus 7

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Hebreus 7

Comentário Pr Heber Toth Armí 

A curiosidade de muitos, neste momento, provavelmente, esteja em Melquisedeque. Quem era ele?

A primeira informação é: temos pouca informação sobre Melquisedeque. Contudo, temos o suficiente para entender a revelação de Deus para nós.

Há duas referências no Antigo Testamento (Gênesis 14:17-20; Salmo 110:4). Ele existiu de fato; e, então destacamos estes pontos:

• Melquisedeque foi identificado como rei de “Salém” (Hebreus 7:1; Gênesis 14:18), cidade que, posteriormente, tornou-se Jerusalém (Salmo 76:2).

• Mequisedeque serviu alimentos a Abraão quando este voltava vitorioso de uma batalha; após isso, o pai da fé foi abençoado por ele, que era o sacerdote do Altíssimo.

• Melquisedeque foi identificado em Hebreus como alguém sem pais, não no sentido literal, mas para evidenciar ausência de genealogia. A profecia do Salmo 110:4 apontava que o Messias seria sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque: Não seria sucessor nem teria sucessor.

• Melquisedeque possuía um ministério sacerdotal anterior ao levítico, superior e especial. O ministério de Cristo é especial, não da comum linhagem de Levi; além disso, Jesus supera o ministério de Melquisedeque (Hebreus 7:10).

• Melquisedeque recebe simbolicamente a referência de que era “sem princípio de dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus” (Hebreus 7:3) indicando que Jesus lhe superava. Por conseguinte, Jesus sempre foi o “Suprassumo” Sacerdote dos sumos sacerdotes ordenados por Ele.

• Melquisedeque é o esboço do ministério exercido por Cristo em todos os tempos; noutras palavras, Melquisedeque era a profecia, sendo Jesus o cumprimento. Jesus é sacerdote não pela sentido comum da linhagem humana (Hebreus 7:16); por isso, Ele é sacerdote para sempre (Hebreus 7:17), contrastando com efêmeros sacerdotes levíticos (Hebreus 7:23-24).

• Melquisedeque nasceu rei e sacerdote, o que nunca aconteceu com descendentes de Arão. Não procedendo da tribo de Levi, Jesus também é rei e sacerdote. Ele reina e intercede por nós!

• Melquisedeque recebia dízimo de Abraão, revelando submissão deste para com aquele. Sendo Cristo maior que Melquisedeque, temos o mais poderoso Sumo Sacerdote do Universo, que é perfeito, santo e ministra no Santuário Celestial em nosso favor.

Jesus ofereceu-Se como sacrifício, Ele realmente pode salvar qualquer pecador. “Não temos necessidade de buscar algo além de Cristo – Ele é tudo o que precisamos” (Warren Wiersbe).

Agora leia todo o capítulo 7 de Hebreus para, juntos, buscarmos reavivamento! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Hebreus 7 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 7

Comentário: Felix H. Cortez

De todos os capítulos de Hebreus, esse é o que provavelmente mais tem causado consternação entre os cristãos. É realmente possível que uma pessoa possa ir além da graça de Deus? Existem pessoas que Deus realmente não pode perdoar? Sim, este capítulo diz que é possível.

Os leitores desta carta precisam avançar em seu conhecimento do evangelho. Eles precisam comer o alimento espiritual dos adultos. Sua recusa em fazê-lo não só interrompe o crescimento, mas também pode levar à morte de sua relação com Cristo. O problema não é a possibilidade de haver um pecado grande demais para ser perdoado (pois o sangue de Jesus pode cobrir qualquer pecado, I João 1:7), mas que uma vez que o dom de Deus tenha sido apreciado e, em seguida, rejeitado, a pessoa assim neutraliza os meios que Deus usa para sua salvação. De fato, quanto mais profusa e profundamente os dons do Espírito foram recebidos e experimentados, maior o distanciamento de Deus.

Felizmente, esse não é o caso da audiência da carta. Eles estão no caminho para a salvação. Eles precisam, no entanto, fazer duas coisas: (1) manter sua esperança até o fim e (2) ter paciência e perseverança.

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos.

#rpsp #palavraeficaz

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Maturidade espiritual x Apostasia - Hebreus 6

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Hebreus 6

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Estude a Palavra de Deus, e fique alerta:

1. Perder-se em emaranhados de teologias especulativas é sério perigo;

2. Deslizar e cair da graça implica chafurdar-se na lama da desgraça;

3. Crer na premissa “uma vez salvo, salvo para sempre” como sendo verdadeira, significa colocar em risco a salvação;

4. Maturidade espiritual é imprescindível, a qual tem a ver com crescer em Cristo diariamente;

5. Apostasia implica no abandono da verdadeira fé, conduz pelo caminho da rebeldia, e tem como destino o inferno;

6. Há líderes religiosos que estão apostatados influenciando crentes à perdição;

7. A melhor forma de permanecer firme na fé é continuar estudando a Bíblia, aplicando as divinas promessas a tua vida.

Embora na comunidade de crentes haja diversos conversos infantis espiritualmente falando, Deus deseja conduzir cada um deles à maturidade. Infantilidade espiritual é aceitável no início da jornada cristã, mas intolerável depois de certo tempo decorrido da conversão.

Assim como um filho que não amadurece precisa procurar ajuda médica, os filhos na fé que não avançam na maturidade espiritual devem procurar Jesus, o Médico da Alma.

O capítulo em pauta aborda esse assunto, nele temos muito a aprender:

· Em algum momento, é imprescindível passar dos assuntos elementares da fé aos temas teológicos mais profundos, avançados e sólidos (vs. 1-3);

· É incompreensível… como pode alguém que experimentou a bênção da graça (ao aceitar a Cristo) voltar atrás preferindo joios e espinhos do caminho da maldição? (vs. 4-8);

· Crentes precisam ser reconhecidos quando praticam a piedade, tal prática precisa ser valorizada e incentivada, para impedir que a indolência não resulte em doenças espirituais e desfaleça a fé (vs. 9-12);

· Sabendo juramento de Deus, os crentes recebem alento para continuar correndo ao refúgio espiritual, lançando mão da esperança divinamente proposta; a qual é como âncora da alma e penetra além do véu do Santuário no Céu, onde Jesus está como “Sumo Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (vs. 13-20).

Alunos que não largam as matérias do ensino fundamental não entrarão no Ensino Médio e jamais chegarão a fazer faculdade. E, quanto aos que não avançam nos temas da fé, chegarão ao Céu?

É inadmissível regredir espiritualmente; portanto, sejamos diligentes e dedicados no desenvolvimento da nossa espiritualidade! Reavivemo-nos: Amadureçamos! Fortaleçamos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Hebreus 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 6

Comentário: Felix H. Cortez

De todos os capítulos de Hebreus, esse é o que provavelmente mais tem causado consternação entre os cristãos. É realmente possível que uma pessoa possa ir além da graça de Deus? Existem pessoas que Deus realmente não pode perdoar? Sim, este capítulo diz que é possível.

Os leitores desta carta precisam avançar em seu conhecimento do evangelho. Eles precisam comer o alimento espiritual dos adultos. Sua recusa em fazê-lo não só interrompe o crescimento, mas também pode levar à morte de sua relação com Cristo. O problema não é a possibilidade de haver um pecado grande demais para ser perdoado (pois o sangue de Jesus pode cobrir qualquer pecado, I João 1:7), mas que uma vez que o dom de Deus tenha sido apreciado e, em seguida, rejeitado, a pessoa assim neutraliza os meios que Deus usa para sua salvação. De fato, quanto mais profusa e profundamente os dons do Espírito foram recebidos e experimentados, maior o distanciamento de Deus.

Felizmente, esse não é o caso da audiência da carta. Eles estão no caminho para a salvação. Eles precisam, no entanto, fazer duas coisas: (1) manter sua esperança até o fim e (2) ter paciência e perseverança.

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos.


#rpsp #palavraeficaz

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Anorexia Espiritual - Hebreus 5

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Hebreus 5

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Tem gente que deve ter anorexia espiritual, tem medo de ganhar peso bíblico daí fica raquítico na fé, sem forças nenhuma diante dos mais suaves ventos das falsas doutrinas.

Se você quer se fortalecer, pegue a tua Bíblia e leia agora mesmo. Até aqui, o livro de Hebreus nos deixou claro que Jesus é superior aos profetas (1:1-4), aos anjos (1:5-2-8), a Moisés (3:1-9), a Josué (4:1-6). No capítulo em análise, o Espírito Santo, através do escritor humano, evidencia a superioridade de Cristo sobre o Sumo Sacerdote Josué.

Tudo isso implica que Cristo deve ser o primeiro e central na vida não só dos cristãos, mas de cada indivíduo que deseja ter paz e perspectiva positiva concreta em sua existência.

Desde o capítulo 4:14 começou a seção que destaca o ministério Sacerdotal de Cristo. Ao reconhecermos o significado de Cristo assumir o Santuário Celestial como Sumo Sacerdote, nossa visão de cristianismo eleva-se bem acima dos demais cristãos que ignoram essa doutrina.

Interpretamos correta e equilibradamente o maior plano arquitetado no Universo – que é o de salvar o pecador –, quando compreendemos a centralidade do santuário na teologia bíblica. Observe os pontos extraídos do capítulo em análise:

1. O Sumo Sacerdote estava, hierarquicamente, acima dos sacerdotes. Jesus está acima do Sumo Sacerdote Arão e de todos os sacerdotes que existiram. Embora não fosse da linhagem de Levi, Jesus era da ordem de Melquisedeque, ou seja, designado por Deus (vs. 1-10).

· Deus ordenara a Arão para ser o representante maior da nação judaica diante dEle (Êxodo 2:1; Levítico 8:1-9:24). Jesus foi nomeado para ser representante das nações do mundo – nosso representante!

2. Não dá para entender, como pode Jesus passar por tão grande sacrifício, clamor, lágrimas, orações e súplicas e os crentes não progredirem no crescimento espiritual? (vs. 11-14).

· Deus quer dar-nos alimentos sólidos, mas ficamos com as papinhas teológicas que não condizem mais com o tempo da nossa fé.

“Apesar do tempo decorrido, alguns não cresceram tanto quanto deviam para poder apreciar os ensinos mais adiantados da fé. O crescimento é uma garantia de que não iremos cair da graça e voltar ao erro” (Álvaro César Pestana).

Como crescer espiritualmente? Invista tempo num estudo sério, intenso e sistemático da Palavra de Deus! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Hebreus 5 Comentário -

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 5

Comentário: Felix H. Cortez

Hebreus 5 nos diz que Jesus foi nomeado nosso sumo sacerdote. Na visão do mundo antigo, sacerdotes eram nomeados para mediar entre Deus e os seres humanos. Eles se purificavam para lidar com o mundo divino e sabiam como se aproximar de Deus a fim de receber as bênçãos solicitadas.

Os versos 7-10 dizem que foi o próprio Deus quem designou Jesus como sumo sacerdote. Isso nos lembra de que o Pai sempre quis restaurar o seu relacionamento conosco. Deus escolheu Jesus porque ele era o “Filho”. Isto nos conecta a Hebreus 1 e 2, onde o Filho era ao mesmo tempo um com Deus e um com o homem. Assim, Ele é o mediador perfeito.

É difícil para muitos entender a ideia de que Jesus é nosso sumo sacerdote perfeito. A ideia de que não podemos fazer nada para melhorar nosso relacionamento com Deus é contrária à intuição. Na verdade, não podemos nem nomear nosso próprio representante e mediador. Ao consentirmos, Jesus assume este papel e apresenta Seus méritos como nossos. Nossa salvação depende de Seus recursos. O cristão maduro entende que há somente um mediador e que este mediador é Jesus (1 Tm 2:5).

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos

#rpsp #palavraeficaz

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

O Descanso de Deus - Hebreus 4

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Hebreus 4

Comentário Pr Heber Toth Armí 

No capítulo 3, o escritor inspirado “faz uma longa citação do Salmo 95 e fala dos descrentes que foram amaldiçoados por Deus e morreram no deserto. Embora o autor fale de descrentes no capítulo 3, ele se dirige e crentes no capítulo 4. A admoestação em 3.12-14 é agora resumida e é substancialmente aumentada em 4.1-11. A questão que é levantada é esta: A promessa de entrar no descanso de Deus que foi dada aos israelitas, mas perdida por causa da descrença, ainda é válida em nossos dias? A resposta é um sonoro sim. A mensagem de entrar no descanso que Deus promete é a mesma e ainda exige a aceitação pela fé. A certeza é que ‘nós que cremos entraremos no descanso’ (Hb 4.5)” (Simon Kistemaker).

As promessas do Antigo Testamento não caducaram com a descrença dos judeus, nem com a morte de Cristo. Na verdade, elas foram ampliadas. O descanso de Deus para Seu povo não é mais em algum lugar desse planeta, mas primeiramente em Jesus, o qual guiará e levará o crente para a Canaã Celestial, ou Pátria Superior (Hebreus 11:9-10, 16; 13:14).

• A continuidade da sacralidade do sábado, que nos instiga ao descanso semanal até hoje, nos garante o cumprimento do descanso na eternidade (vs. 1-11);

• A vivacidade e a perspicácia da Palavra de Deus, se devidamente utilizada, capacita e prepara o crente para o descanso eterno com o Deus da Palavra (vs. 12-13);

• A habilidade e autoridade de Cristo como Sumo Sacerdote dos que conservam firmes a sua confissão de fé, é a garantia total de que, apesar da nossa fraqueza, podemos nos apropriar da promessa divina (vs. 14-16).

Há uma linda música, cujo título é Before The Throne of God Above, da qual postarei algumas frases traduzidas:

Diante do trono de Deus nas alturas;

Eu tenho uma justificação forte e perfeita.

O Sumo Sacerdote cujo nome é Amor

Que sempre vive e advoga por mim.

[…]

Quando Satanás me tenta ao desespero

E mostra a culpa dentro de mim,

Para cima eu olho e vejo lá,

Aquele que deu um fim a todo meu pecado.

[…].

Minha alma é comprada pelo Seu sangue,

Minha vida está escondida com Cristo nas alturas…

Experimentemos essa realidade! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Hebreus 4 - Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 4

Comentário: Felix H. Cortez

Hebreus 4 contém duas exortações para nós: “Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso …” (v. 11 NVI) e “aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança …” (v. 16 NVI).

O verdadeiro descanso é algo difícil para nós alcançarmos. Isso implica pelo menos duas coisas: (1) que o trabalho tenha sido feito e (2) que tenhamos feito provisão perfeita para as necessidades do futuro. Embora seja verdade que podemos tirar alguns dias de folga do trabalho ou umas férias com o propósito de “descansar”, quem de nós pode realmente dizer que terminou completamente seu trabalho e fez provisão perfeita para o futuro? É por isso que Deus não nos convida simplesmente para descansar, mas para entrarmos em Seu descanso (vs. 1-11). É um descanso proporcionado pela graça divida que nos possibilita desfrutar livremente de algo que pertence somente a Deus.

Israel não entrou naquele descanso quando entrou em Canaã, porque somente através da fé se pode desfrutar do verdadeiro descanso. Ele não se refere a uma terra, mas ao descanso no qual Deus entrou ao criar o Sábado, ao terminar Seu trabalho e fazer provisão perfeita para nós de tudo que precisávamos.

Nós não precisamos esperar até o próximo sábado para entrar naquele descanso. O descanso da graça está disponível “hoje”, por meio da fé, para aqueles que acreditam e confiam plenamente em Deus.

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos

#rpsp #palavraeficaz

domingo, 21 de novembro de 2021

Igreja Cansada - Hebreus 3

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Hebreus 3

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Pode ser que acostumamo-nos com o fato de sermos cristãos; consequentemente, relaxamos e nos acomodamos num estágio, quando deveríamos continuar avançando. O livro de Hebreus visa tirar-nos de nossa zona de conforto e apelar veementemente pela nossa consagração incessante.

Veja que este livro foi elaborado visando alcançar desde o culto ao iletrado. “Hebreus começa como um tratado, transcorre como um sermão e termina como uma carta. A carta tem linguagem, estilo e estrutura cuidadosamente elaborada. É o livro do Novo Testamento cuja linguagem mais se aproxima dos clássicos gregos e tem a mais refinada retórica de seu tempo” (Álvaro César Pestana).

O capítulo supracitado tem a seguinte síntese, conforme Simon Kistemaker:

A. Uma comparação entre Jesus e Moisés (vs. 1-6);

B. Uma advertência contra a descrença:

1. Escrituras (vs. 7-11);

2. Aplicação (vs. 12-15);

3. Conclusão (vs. 16-19).

Para meditar:

• Na jornada cristã é importante aceitar o apelo para considerar o Apóstolo e Sumo Sacerdote de nossa confissão: Jesus Cristo, maior que Moisés em honra e glória.

• A perseverança que o cristão deve prezar difere grandemente da premissa: “Uma vez salvo, salvo para sempre”. Por isso, “seremos companheiros de Cristo se continuarmos firmes até o fim na confiança que temos tido desde o princípio” (v. 14).

• Os crentes precisam ser confrontados pelas palavras do Espírito Santo: “Hoje, se ouvires a Sua voz [de Deus], não endureçais o vosso coração…” tanto quanto os descrentes e incrédulos.

• Rebelar-se contra Deus significa rejeitar a vida presente e a futura. Incredulidade só resulta em fatalidades.

• A desobediência tem sua raiz na incredulidade. A piedade prática tem sua raiz na consagração diária e submissão à Palavra de Deus.

• O passar do tempo não deve resultar num endurecer do coração, mas em amolecer, para que não venhamos esmorecer antes de chegar ao nosso destino.

• “Os cristãos hebreus compunham uma ‘igreja cansada’ e prestes a se desviar. A carta vai tentar impedir o desvio pelo fortalecimento da fé e esperança” (Pestana).

• O apelo incrustrado em cada página de Hebreus deve nos despertar para a realidade de perseverar.

O agora é a certeza que temos para tomar a decisão certa ao lado da salvação, amanhã é incerto.

Por conseguinte, nunca deixe para amanhã o que se deve fazer hoje! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Hebreus 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 3

Comentário: Felix H. Cortez

Ao lermos Hebreus 3 e pensarmos na enorme oportunidade desperdiçada pela geração israelita do deserto de entrar na terra prometida, podemos ser tentados a pensar que teríamos feito diferente caso estivéssemos na mesma situação. O autor de Hebreus diz, entretanto, que “hoje” temos exatamente a mesma oportunidade. Se quisermos, podemos entrar no descanso de Deus.

Por que Israel falhou aonde Jesus venceu? Penso que isso tem a ver com o “engano do pecado” (Hb 3:13 ARA). O pecado sugere que a única coisa que importa é “o hoje”. Quando a nossa segurança do “hoje” está ameaçada, tendemos a esquecer do cuidado de Deus no passado e suas promessas para o futuro, porque as exigências do presente sequestram nossa atenção.

Deus, no entanto, nas palavras do Salmo 95, convida-nos a fazer o oposto: a romper o domínio da urgência, a escravidão do presente, e “hoje” nos lembrarmos tanto do cuidado que Deus tem demonstrado no passado quanto de Suas promessas para o futuro. Então, e somente então, entramos em Seu descanso.

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos

#rpsp #palavraeficaz

sábado, 20 de novembro de 2021

Exortação - Hebreus 2

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Hebreus 2

Comentário Pr Heber Toth Armí 

O Cristo que muitos creem, seguem e pregam pode não ser o Cristo apresentado nas páginas de Hebreus – livro que visa fornecer informações que completa o que já foi revelado nos evangelhos.

Portanto, vale a pena estudar os treze capítulos desse livro a fim de obter informações relevantes, complementares e exclusivas sobre Jesus. A Palavra de Deus não pode ser ignorada; senão, nossa vida será prejudicada.

Warren W. Wiersbe divide o livro em três partes:

· Uma pessoa superior: Cristo (1-6)

· Um sacerdócio superior: Cristo e Melquisedeque (7-10)

· Um princípio superior: fé (11-13).

A primeira parte possui sete pontos que merecem nossa consideração:

1. Cristo comparado com os profetas (1:1-3);

2. Cristo comparado com os anjos (1:4-2:18);

3. Exortação: Não nos afastemos da Palavra (2:1-4);

4. Cristo comparado com Moisés (3:1-4:13);

5. Exortação: Não duvidemos da Palavra (3:7-4:13);

6. Cristo comparado com Arão (4:14-6:20);

7. Exortação: Não nos tornemos insensíveis à Palavra (5:11-6:20).

Desprovidos da Palavra de Deus, certamente estaremos fadados ao erro. E nada é mais errado do que crer num Jesus imaginado ou inventado pela mente humana, que não foi revelado na Palavra. Reflita, agora, nos pontos do segundo capítulo:

· O crente que não tem tempo para estudar a Palavra de Deus está provocando a deterioração de sua fé, arruinando sua espiritualidade e bloqueando seu relacionamento com Cristo (vs. 1-2).

· Aqueles que negligenciam a Palavra de Deus certamente terão que lidar com Sua disciplina e Seu juízo (vs. 3-4).

· Jesus, sendo divino, encarnou-Se, tornand0-Se humano para vencer o pecado, a morte e o diabo, visando que, o pecador condenado, possa ser justificado, absolvido e santificado (vs. 5-18).

Porquanto, “esquecemo-nos de que Jesus, a Majestade do Céu, sofreu sendo tentado? Jesus não permitiu que o inimigo O puxasse para dentro do lamaçal da incredulidade, ou que O empurrasse para o lado do desânimo e do desespero. Muitas pessoas, porém, são fracas em poder moral porque não praticam as palavras de Cristo” (Ellen G. White).

Tudo o que Jesus sofreu, foi para tornar-nos vitoriosos. A nossa derrota deveria ter como única justificativa nosso distanciamento de nosso poderoso Salvador, não nossa carnalidade ou a força e habilidade do diabo.

Devemos nos fortalecer diariamente através do estudo incessante da Palavra de Deus! Precisamos reavivar-nos urgentemente! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Hebreus 2 - Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 2

Comentário: Felix H. Cortez

Quando meus filhos eram ainda muito novos eu gostava de ir para o quintal de nossa casa e explorar com eles a magnificência dos céus à noite com a ajuda de um pequeno telescópio. Como somos pequenos em comparação com o vasto universo!

O autor de Hebreus sugere, no entanto, que este salmo tem um segundo significado. O salmo também fala que Jesus seria feito “um pouco menor que os anjos” para que pudesse morrer em nosso lugar e nos salvar (vs. 7, 9; Sl 8:5). O segundo capítulo de Hebreus, fornece, então, um complemento à descrição gloriosa de Jesus no capítulo 1.

O primeiro capítulo fala sobre a grandeza da exaltação de Jesus. O capítulo 2 fala sobre as profundezas da encarnação de Jesus (vs. 9-18). Hebreus 1:1-14 reflete sobre o relacionamento de Jesus com Deus, mas Hebreus 2:5-18 foca no relacionamento de Jesus com os seres humanos. A descrição de Jesus como sumo sacerdote fiel e misericordioso (vs. 17, 18) culmina a descrição do Filho como a manifestação suprema de Deus (1:1-4).

Sim, quando pecamos nos tornamos ainda menores em relação ao universo. Mas, ao enviar Seu Filho para morrer por nós, Deus mostrou o quanto somos importantes diante de Seus olhos.

Oh Deus, “Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra!” (Sl 8:1, 9 NVI).

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos

#rpsp #palavraeficaz

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Jesus é Superior aos anjos -Hebreus 1

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Hebreus 1

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Estudando Hebreus, nossa visão da pessoa de Cristo aumentará e ampliará de tal forma que O amaremos ainda mais do que já o fazemos.

No livro de Hebreus, além de conhecer melhor a Jesus, também conheceremos melhor a Deus, o Pai. Pois, “Cristo é a estampa ou a impressão de Deus (karakter); a essência de Deus”, dizem Charles F. Pfeifer e Everett F. Harrison.

A mensagem de Hebreus é Jesus. Nesse livro, Jesus é visto no mais alto posto Universal. Nas suas páginas sagradas, aquele que tiver qualquer dúvida da natureza divina de Cristo terá de tomar uma decisão: Crer ou não crer.

O primeiro capítulo tem muito conteúdo sólido, ele está transbordando de informações interessantíssimas:

1. Depois de cumprir Seu ministério terrestre, após concluir a purificação pelos pecados dos culpados e condenados pecadores, Jesus assentou-Se à direita da Majestade nas alturas, acima de todos os anjos (vs. 1-3).

• “Hebreus” é peculiar em sua revelação do ministério de Cristo; qualquer estudo sobre nossa salvação que não constar este livro, estará incompleto.

• “Hebreus” começa apresentando as mais plenas declarações cristológicas do Novo Testamento.

• “Hebreus” mostra a grandiosidade e majestade da divindade, entretanto, apresenta também que Deus, o Criador e Mantenedor do Universo Se relacionou e Se relaciona conosco de diversas formas, especialmente através de Jesus.

2. As declarações referentes à preeminência de Jesus em relação aos poderosos seres angelicais não poderiam receber maior destaque nas palavras humanas (vs. 4-14).

• Jesus é superior aos anjos, porém, igual a Deus. Jesus não é superior a Deus, nem inferior. Nós somos inferiores aos anjos; pior, porque ainda tornamo-nos pecadores. Portanto, carecemos de Cristo.

• Devemos reconhecer nosso dever de louvar e adorar a Jesus. Se até os anjos O adoram, quem somos nós para não adorá-lO?

• Um estudo equilibrado do título “Filho de Deus” relacionado a Cristo indica não filiação ou criação, mas que a mesma essência do Pai é a do Filho – ambos possuem a mesma essência divina.

• Jesus é Senhor; os anjos O servem como Soberano. Sendo que até os seres angelicais servem a Cristo, por que não iremos servi-lO?

A mensagem deste primeiro capítulo visa reavivar nossa fé no verdadeiro Cristo, além de nos desafiar a adorá-lO e servi-lO de todo coração. Você aceita? – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Hebreus 1 - Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Hebreus 1

Comentário: Felix H. Cortez

O livro de Hebreus me faz lembrar o tempo em que eu namorava a bela garota que viria a ser minha esposa. Por dois anos morávamos longe um do outro. As chamadas telefônicas, apesar de caras, eram muito preciosas para nós (Internet e e-mail ainda não estavam disponíveis). Assim, sempre que eu recebia a notícia de que Alma estava ao telefone, eu descia correndo as escadas desde o terceiro andar, onde eu morava, até o térreo para ter certeza de que não perderia aquela ligação telefônica.

A mensagem de Deus é importante por duas razões: pelo Mensageiro e pela mensagem em si. Os versos 3-4 focam no Filho, o mensageiro. Há aqui sete afirmações sobre Ele. Algumas se referem a Suas realizações impressionantes (criação, sustentação do mundo, etc.), mas outras se referem ao fato surpreendente de que o Filho é UM com Deus. Essa unidade é essencial, pois só aquele que é Deus poderia explicar as coisas que estão no fundo do coração de Deus.

É profundamente comovente pensar que Deus utilizaria o próprio Filho para falar a nós e nos convidar a voltar para Ele. Se Ele não poupou nenhum esforço e custo para enviar-nos Sua mensagem, nada mais justo do que recebermos a Sua mensagem com gratidão e alegria.

Felix H. Cortez

Universidade Andrews

Estados Unidos

#rpsp #palavraeficaz

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

A carta de Paulo para Filemom

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Filemon

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Antes de buscar recursos materiais para evangelizar, é melhor buscar recursos espirituais do Espírito Santo. Infelizmente muitos se contentam apenas com recursos eletrônicos e midiáticos criados por humanos.

• O evangelismo verdadeiro influencia a vida do pecador por inteiro. A missiva de Paulo a Filemom trata do efeito que o evangelismo pessoal afeta ricos e pobres, patrões e escravos.

• O evangelho verdadeiro permeia as decisões do cotidiano transformando vidas, resolvendo problemas, libertando da culpa, alcançando famílias, escravos e patrões, pois oferece perdão a todos e promove reconciliações até às mais difíceis situações.

Analise a carta de Paulo para Filemom neste esboço do Comentário Bíblico Adventista:

I. Saudação (vs. 1-3);

II. Elogio a Filemom (vs. 4-7):

• Seu amor e fidelidade animavam os crentes.

• A satisfação de Paulo com as realizações de Filemom.

III. Apelo para recepção sincera de Onésimo (vs. 8-20):

• A delicadeza da súplica.

• A utilidade de Onésimo.

• O respeito mútuo entre Paulo e Filemom.

• O reconhecimento da Providência.

• A intercessão de Paulo.

• A dupla dívida de Filemom.

IV. Conclusão e bênção (vs. 21-25).

“A carta de Paulo a Filemom é um bilhete regado de profunda emoção. É pequeno no tamanho e imenso no conteúdo…, aborda temas profundíssimos, que nem toda uma enciclopédia poderia esgotar” (Hernandes Dias Lopes). Os quais são:

1. O poder do evangelho;

2. A igualdade do evangelho;

3. A providência do evangelho;

4. A graça do evangelho;

5. O perdão do evangelho;

6. A vitória do evangelho;

7. O valor do evangelho: Seu valor…

• …pessoal: Paulo mostra seu amor, humildade, cortesia, altruísmo e tato.

• …providencial: Deus reverte situações humanamente impossíveis.

• …prático: Pela graça de Deus, a irrecuperável situação de Onésimo (escravo fugitivo merecedor da morte) em relação a Filemom (dono de escravos) foi resolvida, o fugitivo voltou à casa de seu senhor não como criminoso, mas como um irmão salvo por Cristo.

• …social: O cristianismo venceu a escravidão não pela revolução das armas, mas pelo poder do amor.

• …espiritual: A atitude de Paulo que encontra o escravo, intercede identificando-se com ele; seu oferecimento de pagar a dívida, etc. lançam luz sobre a grande salvação em Cristo.

Atenção, pastores e membros: Todos nós temos muito a aprender sobre cristianismo com o apóstolo Paulo. Precisamos refletir Cristo sempre!

Devemos reavivarmo-nos no evangelho! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Filemon - Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Filemon

Comentário: Delbert W. Baker

O livro de Filemom é transformador. Esta breve carta de 25 versos pode ser resumida no que pode ser chamado de Princípio Filemom: “Faça as pazes com Deus e com os outros e faça-o agora”.

A intenção da carta é apelar para Filemom que se reconcilie com Onésimo, lançando, assim, as bases para o seu retorno e presumidamente sua liberdade. Como a carta foi concebida também para ser lida à igreja de Colossos, Paulo praticamente demonstra as relações do perdão que os cristãos devem ter uns com os outros como reflexo do perdão de Deus. Da mesma forma, na mesma carta, embora de forma implícita, Paulo fornece uma base racional para a insustentabilidade da escravidão em um contexto cristão.

Embora a palavra perdão nunca seja mencionada em Filemom, ela está claramente implícita. O livro é envolto por poderosos princípios e é um estudo de caso sobre o tema do perdão. Ele também descreve o modo como o ofensor e o ofendido devem estar relacionados com as questões da restauração e restituição. Cada um dos princípios teológicos implícitos é amparado por uma chamada à ação: o Princípio Filemom.

O Princípio Filemon resulta em mudança de vida tanto agora quanto naquela época.

Delbert W. Baker

Vice Reitor da Universidade Adventista da Africa

Beraton, Kenya

#rpsp #palavraeficaz

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Intruções Para A Igreja - Tito 3

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica -  Tito 3

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Como cristãos precisamos crescer, desenvolver e amadurecer na fé todos os dias até o fim de nossa vida ou até a segunda vinda de Cristo.

Precisamos aperfeiçoar o caráter. “O caráter cristão provém da comunhão com Cristo, a qual se manifesta em atitudes e atos de amor e lealdade… Cristo no íntimo é justiça ou santidade no íntimo. O resultado é pensamento, palavras e atos dirigidos pelo Espírito Santo” (Donald H. Thomas).

Para isso tornar-se real nos membros da igreja, a liderança divina precisa estar vinculada à liderança humana. Conquanto, “a liderança humana não pode forçar caminho, não deve ser tirânica. A liderança centralizada nela mesma e na autopromoção trai os interesses do Mestre. A melhor liderança em comunidades espirituais formadas no nome de Jesus, o Messias, é aquela marcada pela simplicidade, que não chama a atenção para si, mas, ao mesmo tempo, não sacrifica nada no caminho da convicção e da firmeza” (Eugene Peterson).

Depois de receber orientações referentes ao procedimento dos líderes espirituais (Tito 1) e do procedimento do crente com a família biológica e a da fé (Tito 2), Tito recebe instruções quanto ao relacionamento do crente no mundo (Tito 3). Philip H. Towner o esboça da seguinte forma:

INTRUÇÕES PARA A IGREJA (2:1-3:11):

1. Vida cristã dentro do lar (Tito 2)…

2. Viver como igreja no mundo (Tito 3:1-8):

• Vida cristã dentro da sociedade (vs. 1-2);

• A teologia que promove esta vida (vs. 3-7);

• O motivo (v. 8);

3. Disciplinando os oponentes na igreja (vs. 9-11).

NOTAS PESSOAIS E INSTRUÇÕES (Tito 3:12-14).

SAUDAÇÕES E BÊNÇÃOS FINAIS (Tito 3:15).

Se Cristo liberta, a transformação deve ficar evidente. Caso não fique evidente, a igreja perderá sua força na sociedade. Portanto, os hereges de teoria e de conduta precisam ser devidamente disciplinados.

Quando estudada profundamente a carta de Tito, nota-se vividamente que a conversão resulta em mudança radical de vida. Se o crente perdeu os efeitos transformadores do evangelho, é necessário reavivar-se. “O renascimento espiritual pela fé e o viver diário pela fé em Jesus Cristo resultam na capacidade para seguir os inspirados conselhos práticos dados pelo apóstolo Paulo”, por isso, “no capítulo final de sua Epístola a Tito, o apóstolo torna a salientar a importância da vida exemplar” (Thomas).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Conte-nos o que mais te impactou dos três capítulos da carta a Tito:

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Tito 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Tito 3

Comentário: Bob Folkenberg Jr.

Paulo deve ter ouvido falar a respeito de alguns dos desafios que Tito estava enfrentando em seu ministério na ilha de Creta. Assim, como nos dois primeiros capítulos, Paulo novamente incentiva cada crente a viver uma vida de entrega aos princípios do Céu. Esse estilo de vida exige submissão às leis e governantes da terra; isto inclui manter uma rédea curta sobre a língua (v. 2), o instrumento mais frequentemente utilizado para gerar discórdia e conflito (Tg 3:5-6).

Como nos capítulos anteriores, Paulo se volta para a principal fonte de nossa motivação para refrearmos nossa língua e ficarmos longe de controvérsias, obedecendo aos regulamentos das autoridades governamentais: um coração cheio de amor e a gratidão pela vida eterna recebida de e através de Cristo (v. 4-7).

Como herdeiros da promessa da vida eterna, nossa vida deve ser preenchida com boas obras que são o resultado natural de uma vida em Cristo (v. 8).

Viva hoje corajosamente por Ele. Resplandeça a sua luz diante dos homens para que venham a conhecer e glorificar a fonte dessa luz maravilhosa – o Pai celeste (Mt 5:16).

Bob Folkenberg Jr.

Missão chinesa

#rpsp #palavraeficaz

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Vida Cristã - Tito 2

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica -  Tito 2

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Este capítulo é o miolo da carta do apóstolo Paulo ao pastor Tito. Conforme Gordon Fee, o texto está dividido em duas partes:

1. Instruções para grupos de crentes (vs. 1-10).

2. Bases teológicas da vida cristã (vs. 11-15).

Nota-se aqui que, heresia não se combate estudando heresias, mas estudando e proclamando a verdade. Paulo é expert em lidar com oposição, seja ela política, eclesiástica ou doutrinária. Para ele, a doutrina precisa ser sã, pura, íntegra.

Além disso, a melhor forma de repreender pessoas desregradas não é acusando e condenando, mas vivendo constantemente de forma irrepreensível. A teoria cristã deve surtir efeito na prática diária. A sã doutrina precisa reger a vida de cada membro da família em cada lugar em que estiver.

Os idosos: Devem ter…

· Domínio próprio;

· Reputação aprovada;

· Equilíbrio emocional e comportamental;

· Maturidade espiritual.

As idosas: Devem…

· Ser cuidadosas em seu viver, fugindo de pecados tais como: Fofocas, maledicências e bebidas alcoólicas;

· Instruir como mestras do bem, e influenciar mulheres mais novas quanto à seriedade do matrimônio.

As jovens: Devem…

· Amar o marido e os filhos com amor divino em todas as ocasiões;

· Ser sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas; também agir com submissão, que significa, auxiliar ao marido na execução da missão de administrar espiritualmente o lar.

Os jovens: Devem…

· Acatar os mesmos conselhos morais indicados às moças;

· Ser criteriosos em todas as coisas que fizerem.

Os líderes espirituais: Devem ser…

· Padrão de comportamento aos cristãos;

· Padrão no exemplo de ensinar a Palavra de Deus aos outros.

Os servos: Eles precisam…

· Cultivar a obediência e a fidelidade como virtudes cristãs;

· Fugir do pecado da rebeldia e desonestidade.

A base do estilo de vida do cristão deve estar fundamentada na Bíblia. Por isso, o texto mostra (vs. 11-15), que…

· A graça que trouxe salvação no passado educa os cristãos no presente a viver em santidade;

· O tempo presente se torna importante para aproveitar as oportunidades visando a preparação para a manifestação do “grande Deus e salvador Jesus Cristo” no futuro;

· Exortar a uma dependência de Cristo é essencial para uma vida de total purificação do pecado e tornar-se exclusivamente de Deus, executando boas obras.

Atenção! Todos nós precisamos reavivar-nos! Cada atitude nossa deve ser pautada pelos princípios divinos – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Tito 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Tito 2

Comentário: Bob Folkenberg Jr.

Paulo começa este capítulo continuando o tema que dominou o capítulo anterior, incentivando-nos a viver uma vida que demonstra o caráter de Cristo. No entanto, em certo momento, Paulo parece fazer uma pausa e responder a uma pergunta silenciosa que ele imagina que seus leitores estão fazendo. É a pergunta a respeito do “porquê”. Por que devemos viver de forma piedosa e moral?

A resposta é que a graça de Deus que traz salvação foi manifestada a todos os homens (v. 11)! Isto é um fato consumado. Esta “Graça” é uma pessoa especial – Jesus Cristo, o Filho de Deus. A entrada de Cristo na história terrestre é um ato de graça salvífica que leva cada um de nós que já aceitou esta graça a abandonar a estrada que leva à ruína e passar a andar na estrada que conduz para a vida eterna. O coração do capítulo encontra-se neste verso (11).

Enquanto você lê este capítulo, celebre a bem-aventurada esperança que Cristo lhe deu – que Jesus em breve voltará (v. 13)! Viva em Cristo hoje. Viva uma vida totalmente imersa e encharcada na bendita esperança da breve vinda do nosso Senhor! Este é a melhor expressão do que significa ser adventista.

Bob Folkenberg Jr.

Missão chinesa

#rpsp #palavraeficaz

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Carta de Paulo a Tito - Tito 1

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica -  Tito 1

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Antes de aprofundar-se nesta breve carta de Paulo a Tito, observe esta sequência histórica resultantes das pesquisas de Donald H. Thomas:

• Quando Paulo viajou à Ásia Menor, após ser solto da prisão em Roma, durante os anos 63 a 66 d.C. (Filipenses 2:19-23), ele deixou Tito na ilha de Creta (Atos 2:11; Tito 1:5).

• Depois disso, “Paulo passa por Éfeso e segue para Colossos, segundo havia planejado (Filemom 22; Colossenses 4:9), e depois retorna a Éfeso”.

• Timóteo junta-se a Paulo em Éfeso. “Ao partir, o apóstolo pede que Timóteo permaneça” (I Timóteo 1:3-4).

• Paulo dirige-se a Macedônia (Filipenses 2:24; I Timóteo 1:3). Esperava retornar logo a Éfeso, “mas pressentia que sua ausência seria demorada (I Timóteo 3:14-15). Da Macedônia (Filipos?)”, escreveu duas cartas: I Timóteo e Tito.

• Em seguida, Paulo “viajou para Nicópolis (no Epiro, Grécia), onde passou o inverno com Tito (Tito 3:12). Então talvez tenha ido à Espanha (Romanos 15:24), levando Tito consigo. Da Espanha, Paulo vai à Ásia Menor e deixa Trófimo em Mileto, ao sul de Éfeso (II Timóteo 4:20)”.

• “Em Trôade, ele visita Carpo, e deixa sua capa na casa desse homem (II Timóteo 4:13). Então vai a Roma, onde torna a ser preso. (Não sabemos onde ocorreu a detenção – se em Trôade, Corinto, Roma ou em algum outro lugar)”.

No primeiro capítulo, após uma excelente e doutrinária introdução (vs. 1-4), Paulo orienta Tito que pastoreava a comunidade de Creta a preparar líderes que tivessem:

• …reputação irrepreensível, com lares bem estruturados e disciplinados (vs. 5-6);

• …caráter pautado pela moderação, domínio próprio, generosidade, hospitalidade, apegado à Palavra a tal ponto de “usar a verdade para encorajar o povo ao conhecimento ou para calar os que fizerem oposição” (vs. 7-9);

• …habilidade para lidar firmemente com os insubordinados, e influência nociva dos falsos mestres, os quais deveriam receber rigorosa censura (vs. 10-16).

A obra de Tito exigia sabedoria, bondade e firmeza, pois os cretenses eram pessoas rudes e licenciosas, como declarou o próprio poeta Epimênides deles (1:12).

Pastores devem treinar líderes que resistam ao erro e promovam a verdade entre os membros da comunidade de crentes. Se o foco de Satanás é arruinar a fé e ruir os princípios divinos, os líderes espirituais devem lutar contra isso!

Estamos em guerra! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

Tito 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Tito 1

Comentário: Bob Folkenberg Jr.

Paulo escreve esta pequena carta para Tito, seu irmão e colega de trabalho em Cristo, com um objetivo claro em mente: incentivar, instruir e exortar seu jovem parceiro na grande causa de Cristo.

Paulo começa e termina este capítulo com o tema comum da integridade espiritual. No verso 1 ele nos lembra que a verdade deve estar casada com a piedade na vida do seguidor de Cristo. Uma vida que abraça a verdade e se manifesta em uma vida piedosa é aquela que é vivida na esperança e certeza da vida eterna (v. 2).

No meio dessas exortações para a integridade espiritual, Paulo descreve as qualidades que os líderes da igreja devem demonstrar – principalmente uma vida em harmonia com os princípios do Céu (vs. 5-15).

Será que a sua profissão de lealdade a Cristo se harmoniza com o modo como você vive no dia a dia? Será que o nosso discurso se harmoniza com a nossa prática?

Que o seu dia seja repleto de paz ao você voluntariamente entregar tudo a Cristo, o amado de sua alma.

Bob Folkenberg Jr.

Missão chinesa

#rpsp #palavraeficaz

domingo, 14 de novembro de 2021

Exortação a pregar a Palavra: 2 Timóteo 4

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica -   2 Timóteo  4

Comentário Pr Heber Toth Armí 

 A verdade que resulta em salvação não é aquela que você guarda na mente, é aquela colocada no coração. Além disso, o que importa não é o quanto você sabe das Sagradas Escrituras, mas o que você faz com o que já sabe.

Não há reavivamento fora das Escrituras. Então, quem realmente deseja ser reavivado espiritualmente deve dar atenção diária à Palavra revelada. Tal dedicação deve estar permeada de paciência, oração intensa, e humilde contrição.

Estude a Bíblia e fique alerta. Tem gente que busca teologia do inferno para proclamar nos púlpitos das igrejas (I Timóteo 4:1-2); isso porque tem muita gente que gosta, promove e aceita (II Timóteo 4:3). Se não tivesse quem ouvisse os pregadores de lixo teológico, talvez estes pregadores trocariam o lixão do inferno pelas iguarias do Céu.

Numa sociedade em que muitos investe seu escasso tempo e dinheiro em livros, filmes, revistas e sites de ocultismo, repletos de doutrinas demoníacas (onde até os jovens da igreja estão aderindo filosofias de demônios), é imprescindível que os pregadores atendam ao apelo milenar do apóstolo Paulo no capítulo em foco.

O Dicionário Bíblico Wycliffe oferece o seguinte esboço:

1. Exortação a pregar a Palavra:

a) Porque muitos não mais tolerarão a sã doutrina (vs. 1-4);

b) Porque Paulo está prestes a partir (vs. 5-8).

2. Instruções pessoais a Timóteo e conclusão (9-22).

Infelizmente o apelo de Paulo não está sendo considerado nos dias de hoje como deveria. Mesmo que “o único instrumento mencionado nas Escrituras que o Espírito Santo usa para infundir fé no coração do eleito de Deus [seja] a pregação” (Josafá Vasconcelos), muitos a substituem por qualquer outra coisa.

D. Martin Loyd-Jones diz que “a obra de pregação é a mais elevada, a maior e mais gloriosa vocação para a qual alguém pode ser chamado… A mais urgente necessidade da igreja cristã, na atualidade, é a pregação autêntica”.

Precisamos dedicar tempo ao estudo da Palavra de Deus (v. 13). Sem perder tempo com quem a ignora e prejudica ao pastor (vs. 14-15). O qual, sentindo-se solitário, abandonado pelos irmãos, terá a divina presença confortante ao pregar esta Palavra (vs. 16-18).

Assimile a exortação divina de pregar e sinta a satisfação, como Paulo, do dever cumprido (vs. 6-8)! – Heber Toth Armí.

Diga-nos como as cartas a Timóteo contribuíram para te avivar espiritualmente:

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

2 Timóteo 4 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : 2 Timóteo  4

Comentário: Jim Ayer

É difícil apresentar mensagens de repreensão. Os pastores sabem disso muito bem. As pessoas em geral preferem receber mensagens açucaradas e que as agradem a receber mensagens que apontem os seus erros. Mas Paulo deixa claro que isso deve ser feito.

Corrija, repreenda, exorte, disse Paulo, mas o faça com delicada paciência.

Deus fala aos Seus filhos com firmeza porque está procurando por pessoas que se humilhem; pessoas como o apóstolo Paulo, que se ofereçam para serem usadas por Deus como oferta de sacrifício para serem usadas por Deus (v. 6).

Você é humilde diante do Senhor? Você já se rendeu completamente a Ele? Como você responde à disciplina do Senhor? A luta é longa e difícil, mas para aqueles que se rendem totalmente a Deus e mantem a fé – perseveram até o fim por meio de Seu poder – há uma coroa da justiça! (v. 8).

Imagine aquele dia glorioso quando o amorável Jesus – o Rei do Universo – se aproximará de você, olhará em seus olhos, e com as próprias mãos perfuradas, colocará a coroa da vitória em cima de sua cabeça e dirá: “Muito bem, servo bom e fiel!… venha e participe da alegria do seu Senhor!” (Mt 25:21, NVI). Como você foi vitorioso contra o mal, você estará comigo para sempre e herdará todas as coisas (Ap. 21: 7).

Jim Ayer

Presidente da Rede de Comunicações Vida Melhor

Grants Pass, Oregon, USA

#rpsp #palavraeficaz

sábado, 13 de novembro de 2021

Tempos difíceis - 2 Timóteo 3

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica -   2 Timóteo  3

Comentário Pr Heber Toth Armí 

Os incontáveis problemas atuais na sociedade, principalmente na política das nações, também visíveis em igrejas que se dizem cristãs, devem-se claramente a um afastamento quase que total da autoridade que a Bíblia tem como único padrão da verdade absoluta.

A pregação da Palavra tem sido deixada em último plano, quando ainda alguém prega sermões verdadeiramente bíblicos. “Talvez a falta de urgência em tanta pregação hoje resulte da falta de entendimento quanto à terrível e infeliz condição da humanidade” (R. Albert Mohler, Jr).

Observe esta síntese:

• Os últimos dias seriam difíceis não por causa de enchentes, furacões, vendavais e terremotos/maremotos, mas por causa de crentes que só possuem aspectos religiosos sem ter a essência transformadora do evangelho. O líder espiritual deve fugir de pessoas hipócritas (vs. 1-7).

• Diante de falsos religiosos e opositores da religião verdadeira, o líder espiritual deve preservar seu íntegro compromisso com a verdade divina, por mais que a situação seja bem complexa e difícil (vs. 8-11).

• As fortes pressões dos últimos dias só podem ser resistidas mediante estudo constante da Palavra de Deus e deixando-se transformar pelo poder energizante dessa Palavra divinamente inspirada (vs. 15-17).

Aprofunde-se mais nesse texto. Ainda que o perfil da sociedade seja profetizada, o que Paulo está destacando é o perfil da igreja cristã nos últimos dias. Ellen G. White atesta:

“O apóstolo não se refere aqui aos declaradamente irreligiosos, mas a cristãos professos que condescendem com a inclinação até que são escravizados por suas próprias paixões desenfreadas – ‘conduzidas de várias paixões.’ – II Tim. 3:6. Os tais desejam ouvir doutrinas que não interfiram em seu procedimento pecaminoso, ou condenem suas inclinações para o amor aos prazeres. Portanto, são ofendidos pelas claras palavras dos fieis servos de Cristo, e preferem aqueles mestres que os louvem e lisonjeiem em vez de reprovar seus pecados”.

Além disso, ela declara:

“Muitos entre os professos ministros de Cristo há muitos que não pregam a Palavra, mas as opiniões de homens. Desviaram seus ouvidos da verdade. O Senhor lhes tem falado Sua Palavra, mas eles não se preocupam em ouvir a Sua voz, porque ela condena suas práticas”.

Um dos motivos que os críticos rejeitam a Bíblia é porque ela os condena, mas sem ela jamais experimentaremos um verdadeiro reavivamento! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz

2 Timóteo 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : 2 Timóteo  3

Comentário: Jim Ayer

Se não concentrarmos nosso tempo e energia à obtenção de um relacionamento com nosso Senhor, através do estudo diário da Bíblia e oração, o resultado final será evidente “aparência de piedade, mas negando o seu poder” (v. 5) para transformar a vida do vencedor.

A maioria dos habitantes da Terra estão longe de Deus, seu pensamento está continuamente em si mesmos. Eles andam de lá para cá sobre a terra à procura de um momento fugaz de prazer. E há pessoas cujos nomes estão registrados nos livros da igreja e que fielmente devolvem o dízimo – eles podem até ser anciãos na igreja – mas, quando o sino do julgamento soar, eles restarão perdidos! Parecer importante e ter o nome listado no livro da igreja não fornece nenhum poder capaz de superar os pecados em sua vida.

Colocar-se em estreita proximidade com Cristo, através do estudo diário de Sua palavra viva, é a chave para se tornar tudo o que Deus quer que você seja. Esta proximidade permite que Ele introduza em você o Seu Santo fôlego de vida, tornando-o sábio para a salvação.

Lembre-se, tudo tem a ver com Deus! “Eis que farei entrar o Espírito em vós, e vivereis” (Ez. 37:5 ARA).

Jim Ayer

Presidente da Rede de Comunicações Vida Melhor

Grants Pass, Oregon, USA

#rpsp #palavraeficaz

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A Verdade do - 2 Timóteo 2

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica -   2 Timóteo  2

Comentário Pr Heber Toth Armí 

O melhor presente que alguém pode dar a si mesmo é dedicar tempo para estar na presença de Deus.

A Bíblia é o Livro divino para o pecador. Com ela nas mãos na presença do Seu Autor, obteremos percepção espiritual e discernimento moral. Saberemos que heresia é diferente de hipocrisia. Hipocrisia é falta de sinceridade, heresia é falta de verdade. O hipócrita intenta ser o que não é, intentando passar por íntegro. O herege intenta fazer o verdadeiro parecer falso ao propagar mentiras.

Estude com atenção e oração o capítulo em análise, assimile seus ensinamentos e abrigue-os em teu coração. Depois deste exercício, continue meditando. Perceba que um herege dentro da igreja age como Lúcifer quando enganou a terça parte dos anjos: Lança suspeita sobre a verdade, promove a falsidade e proclama-se dono da verdade.

Merril F. Unger, referindo-se à carta em apreço, observa que ela “foi escrita para esboçar a conduta do verdadeiro servo de Jesus Cristo em um tempo de declínio doutrinário. As igrejas da Ásia (1:15) haviam abandonado o evangelho da graça que o apóstolo proclamara, recaindo no legalismo. Paulo encoraja Timóteo a usar os recursos divinos disponíveis ao pastor fiel em um período de apostasia”.

O capítulo em pauta revela-nos os seguintes pontos, conforme sintetizou Gordon D. Fee:

1. Renovação do chamado ao ministério (vs. 1-7);

2. Bases para o chamado (vs. 8-13);

3. Exortação a resistir aos falsos mestres (vs. 13-19);

4. Analogia de apoio com os utensílios de uma casa (vs. 20-21);

5. Responsabilidade de Timóteo frente aos falsos mestres (vs. 22-26).

Observando a linha deste capítulo, é possível destacar que, um reavivamento ministerial é fundamental para redirecionar o foco do ministro para a missão pela qual Deus o designou: Proclamar a verdade e combater a falsidade.

A defesa da verdade importa tanto quanto a proclamação da verdade. Por isso R. Albert Mohler, Jr. alerta que “o alvo da pregação apologética não é vencer um argumento, e sim ganhar almas. A apologética separada de evangelização é desconsiderada no Novo Testamento e estranha ao modelo oferecido pelo apóstolo Paulo”.

A verdade do evangelho precisa ser tão proclamada quanto defendida. Portanto, a Bíblia precisa ser bem estudada e interpretada para não pregarmos e defendermos heresias. Então, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz