Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Filemon
Comentário: Delbert W. Baker
O livro de Filemom é transformador. Esta breve carta de 25 versos pode ser resumida no que pode ser chamado de Princípio Filemom: “Faça as pazes com Deus e com os outros e faça-o agora”.
A intenção da carta é apelar para Filemom que se reconcilie com Onésimo, lançando, assim, as bases para o seu retorno e presumidamente sua liberdade. Como a carta foi concebida também para ser lida à igreja de Colossos, Paulo praticamente demonstra as relações do perdão que os cristãos devem ter uns com os outros como reflexo do perdão de Deus. Da mesma forma, na mesma carta, embora de forma implícita, Paulo fornece uma base racional para a insustentabilidade da escravidão em um contexto cristão.
Embora a palavra perdão nunca seja mencionada em Filemom, ela está claramente implícita. O livro é envolto por poderosos princípios e é um estudo de caso sobre o tema do perdão. Ele também descreve o modo como o ofensor e o ofendido devem estar relacionados com as questões da restauração e restituição. Cada um dos princípios teológicos implícitos é amparado por uma chamada à ação: o Princípio Filemom.
O Princípio Filemon resulta em mudança de vida tanto agora quanto naquela época.
Delbert W. Baker
Vice Reitor da Universidade Adventista da Africa
Beraton, Kenya
#rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário