Páginas

domingo, 15 de dezembro de 2024

1 Coríntios 5 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 1 Coríntios 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I CORÍNTIOS 5 – Não há lugar para a tolerância do pecado descarado na Igreja!

Este texto escancara um escândalo de proporções grotescas na igreja de Corinto: Uma imoralidade repulsiva, uma afronta titânica à santidade de Deus. Um homem mantinha relações incestuosas com a mulher do próprio pai – um ato de depravação que nem pagãos mais depravados ousavam tolerar.

• Como um vírus contagioso, pecados como estes são uma profanação impiedosa que contamina o corpo de Cristo.

Mas o horror não termina no pecado em si. O que eleva a ignomínia a níveis intoleráveis é a atitude da igreja. Em vez de tremer diante de tamanha transgressão, ela está inchada de orgulho (I Coríntios 5:2). Uma igreja que deveria ser fortaleza espiritual transformou-se em palco de complacência doentia – covil de permissividade abominável.

• O pecado não pode ser tratado com descaso, como se a santidade fosse uma questão trivial.

Por isso, Paulo explode em justa indignação: “O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar levedada?”. Então, o apóstolo exige ação radical: “Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são” (I Coríntios 5:7). “Já condenei aquele que fez isso”; “entregue esse homem a Satanás” (vs. 3, 5).

• Tal ordem não é negociável porque a santidade da igreja não pode ser sacrificada no altar da apatia.

Paulo não suaviza suas palavras, pois o pecado é escândalo espiritual, uma violação da santidade e da pureza que Deus requer de Seu povo. Ele descreve o pecado como um fermento que contamina toda a massa, deixando claro que a complacência com o pecado é mortal.  A mensagem é clara: É melhor remover o pecado do que comprometer a santidade da igreja.

Paulo clama por ação imediata – “Expulsem esse perverso do meio de vocês” (I Coríntios 5:13) –, chamando a igreja à disciplina e à purificação, porque a santidade da comunidade é mais importante do que qualquer aparência de piedade e de unidade (vs. 8-12).

• Ser indiferente ao pecado na igreja cristã implica participar de sua destruição.
• O pecado não confrontado é como um câncer que logo se torna metástase.
• A igreja é refúgio para pecadores arrependidos, não abrigo para a iniquidade descarada!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário