Páginas

sábado, 30 de novembro de 2024

Romanos 7 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Romanos 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ROMANOS 7 – Há uma tensão entre a Lei de Deus, o pecado, e a experiência humana. Em Romanos 7 temos uma visão rica da condição do ser humano caído e o papel da graça.

Paulo começa com uma analogia do casamento ilustrando a relação do pecador convertido com a Lei. Ele declara que a Lei tem domínio sobre uma pessoa enquanto ela vive, mas que a morte traz liberdade dessa jurisdição. Para o convertido, morrer com Cristo significa ser liberto da condenação da Lei, mas não da sua relevância moral (Romanos 7:1-6).

Romanos 7:12 afirma, “de fato a Lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom”. A Lei reflete o caráter divino. Desta forma, a Lei divina é imutável e serve como espelho, revelando o pecado (Romanos 7:7). Contudo, ela não é um meio de salvação, mas aponta para a necessidade da graça.

• A função da Lei é diagnosticar a condição pecaminosa do ser humano, mas somente Cristo pode prover o remédio.

A partir de Romanos 7:14, o apóstolo descreve uma luta intensa: “Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado”. Paulo retrata uma guerra interna entre a vontade de Deus e a inclinação natural para o pecado. “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer esse eu continuo fazendo” (Romanos 7:19). Essa luta é uma realidade na jornada da santificação – uma obra contínua do Espírito Santo, levando o fiel a refletir cada vez mais o caráter de Cristo.

• A vitória só é possível somente através da entrega completa ao poder de Cristo (Romanos 7:25).

A angústia do cristão culmina na expressão de Paulo: “Miserável homem que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?” Essa pergunta retórica aponta para a única resposta: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!” (Romanos 7:20-25). Essa libertação em Cristo é o coração do evangelho.

• A liberdade em Cristo não é uma licença para pecar, mas um poder sobrenatural para vencer o pecado.

• Na teologia bíblica, a Lei não foi abolida. Romanos 7 mostra que ela continua sendo um guia moral aos cristãos, enquanto a graça os capacita à obediência.

Diante disso, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário