Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Romanos 1 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Romanos 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ROMANOS 1 – Romanos 1:1-31 é uma introdução fundamental ao plano da salvação. Paulo revela tanto a profundidade da necessidade humana quanto a amplitude da provisão divina em Cristo.

• Romanos 1 auxilia-nos a compreender a gravidade do pecado, a magnificência da graça divina e o chamado para uma vida de fé e obediência em Cristo.

Paulo começa destacando que foi chamado para ser apóstolo e separado para o evangelho de Deus (v. 1). Ele enfatiza que o evangelho é fundamentado em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio em carne, foi ressuscitado e agora é proclamado como Senhor (vs. 2-4). “Por meio dEle e por causa de Seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé. E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Jesus Cristo” (vs. 5-6).

O evangelho não é restrito a um grupo étnico no mundo. É um chamado a todas as nações. Por isso, Paulo declara ser “devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes” (Romanos 1:14). Isso reflete o chamado para proclamar as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12, que, também enfatiza a justificação pela fé em Cristo, o chamado ao arrependimento, a adoração ao Criador, e a observância dos mandamentos de Deus no contexto do juízo final.

O evangelho é definido como “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16). A crença é o meio pelo qual a graça é recebida. “No evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé” (Romanos 1:17), indicando a contínua dependência da graça divina em todas as etapas da vida cristã.

Em Romanos 1:18-32 Paulo apresenta um diagnóstico da humanidade alienada de Deus. Ele descreve como todos os seres humanos, rejeitando a revelação divina, tornam-se culpados diante de Deus.

• O pecado é descrito como uma rejeição consciente de Deus, apesar de Sua revelação tanto na criação quanto na consciência humana (Romanos 1:20).

• A idolatria e as práticas degradantes descritas (Romanos 1:24-27) são manifestações externas da rebelião humana.

O evangelho não inclui somente o perdão, mas também o poder de viver em conformidade com a vontade divina!

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário