Páginas

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Atos 5 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Atos 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 5 – Algumas pessoas acham que os julgamentos divinos no Antigo Testamento eram duros e drásticos comparados ao Novo Testamento. Na verdade, Deus não muda (Malaquias 3:6).

O Deus que enviou duas ursas para devorar 42 jovens zombadores do profeta Eliseu (II Reis 2:23-24) executou juízo sobre Ananias e Safira (Atos 5:1-10). No episódio de Eliseu, “um sinal exemplar era extremamente necessário para conter o crescimento da irreligião e mostrar às pessoas que terrível coisa é zombar das obras de Deus ou desprezar Seus ministros nomeados” (CBASD).

“É comum ver o Senhor enviando julgamentos especiais no começo de um novo período da história bíblica, como se Deus estivesse alertando Seu povo para o fato de que um recomeço não significa que as regras antigas mudaram. Depois do início do ministério no tabernáculo, Deus matou Nadabe e Abiú por terem oferecido ‘fogo estranho’ perante o Senhor (Lv. 10). Depois da primeira vitória de Israel na Terra Prometida, Deus ordenou que Acã fosse morto por ter tomado para si tesouros dos despojos de guerra que haviam sido inteiramente consagrados a Deus (Js 7). No início do reinado de Davi em Jerusalém, o novo rei providenciou para que a arca da aliança fosse levada para a capital, e Uzá foi morto por haver tocado na arca (2 Sm 6:1-7). Na sequência, “no começo do ministério de Eliseu, o ataque sofrido pelos jovens serviu de aviso claro de que o Senhor Deus de Elias ainda estava reinando e ainda levava Sua aliança a sério [2 Rs 2:23-24]”. E também, quando Ananias e Safira mentiram aos líderes da Igreja primitiva, Deus tirou a vida do casal (At 5)”, analisa Warren Wiersbe.

Do modo como Eliseu, “por cinquenta anos entrou e saiu pela porta de Betel, e foi de cidade em cidade, passando por entre ajuntamentos dos piores e mais rudes jovens ociosos e devassos, mas ninguém caçoou dele ou menosprezou suas qualificações como profeta do Altíssimo” (EGW), com a morte de Ananias e Safira “grande temor se apoderou de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos” (Atos 5:11).

O respeito e interesse pela igreja cresciam com a restauração holística das pessoas; porém, por inveja dos líderes religiosos levantou-se perseguição aos apóstolos (Atos 5:12-42). Infelizmente! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário