Páginas

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Atos 19 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Atos 19
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ATOS 19 – Lucas, inspirado pelo Espírito Santo, pesquisou criteriosamente e documentou o início da igreja cristã no mundo.

Álvaro César Pestana salienta que “Lucas usa com precisão os títulos dos oficiais romanos de cada região, o que mostra sua acuracidade de historiador:

• Atos 13:7 – Procônsul Sérgio Paulo que a história posterior dá evidências de sua conversão;
• Atos 18:12 – Gálio, irmão de Sêneca, é corretamente citado;
• Atos 19:38 – A estranha menção do plural ‘procônsules’ pode indicar um momento histórico em que Éfeso teve dois oficiais simultaneamente;
• Atos 19:31 – Asiárcas, oficiais do culto dos imperadores;
• Atos 16:12, 20s, 35s – Pretores, corretamente citados em uma colônia romana”

Portanto, Atos é um documento histórico da Igreja Primitiva. Esse relato é fiel, digno de nosso estudo. Em Atos 19 Paulo havia iniciado sua terceira viagem missionária.

Paulo prometera voltar a Éfeso, e está cumprindo. Ali encontrou um grupo que fora evangelizado, sem lhes informar sobre o Espírito Santo. Então foram batizados novamente (Atos 19:1-7).

Paulo permaneceu três anos em Éfeso; o evangelho crescia e prevalecia ali. “Em Éfeso, tudo havia ocorrido muito bem. O rebatismo dos doze que tinham conhecido apenas o evangelho do arrependimento pregado por João Batista. As boas relações com a sinagoga, onde Paulo esteve ensinando durante três meses. A separação pacífica dos cristãos que se reuniam com os judeus quando alguns deles rejeitaram a pregação de Paulo com respeito ao reino de Deus. O progresso da igreja cristã nos dois anos durante os quais Paulo pregou na escola de Tirano. Os milagres que Deus havia realizado através de Paulo. A superioridade manifestada pelo poder de Deus sobre os demônios em relação ao trabalho dos judeus exorcistas ambulantes. A vitória sobre a magia satânica, quando gregos e judeus aceitaram o evangelho. Tudo havia corrido bem para os missionários. Mas as forças inimigas ocultas estavam vivas e ativas. Apenas esperando o momento oportuno para dar um duro golpe sobre Paulo. ‘Houve grande alvoroço acerca do Caminho’, diz Lucas... A pregação de Paulo havia complicado os negócios dos ourives [fabricantes de estatuetas religiosas]. Os compradores haviam diminuído. Isso demonstra a grande quantidade de pessoas que haviam aceitado o cristianismo” (Mario Veloso).

Onde o verdadeiro cristianismo chega, produz mudanças profundas na cultura, nos valores e nas práticas sociais! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário