Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – João 3Comentário: Pr. Heber Toth Armí
JOÃO 3 – Jesus Se apresenta como o único que “desceu do Céu” e tem autoridade para falar coisas celestiais (João 3:13). Como “o Filho do Homem”, Jesus aponta para a verdade de que Ele não é meramente um ser humano que tem entendimento das coisas de Deus, Ele é o Filho de Deus que desceu do Céu para trazer a verdade da salvação à humanidade.
Por conseguinte, encontramos uma das conversas mais profundas e emblemáticas entre Jesus e Nicodemos, um fariseu e membro do Sinédrio. Como figura proeminente, evitando a exposição pública, procurou Jesus à noite e iniciou uma conversa reconhecendo a autoridade de Jesus. João 3:2 destaca a percepção de Nicodemos de que Jesus possuí um papel único e divino, pois reconhece os sinais e milagres de Jesus como prova de que Deus está operando através dEle.
Nicodemos, um dos líderes de Israel, procura a Jesus em busca de entendimento, o que revela a limitação humana em compreender plenamente o que acontecia. Ao mesmo tempo, já percebia algo extraordinário na vida e no ministério de Cristo, reconhecendo implicitamente a divindade operante (João 3:1-21).
Sem responder diretamente ao elogio duvidoso, Jesus vai direto ao ponto mais profundo: “Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3:3). Esta é uma das afirmações centrais de teologia cristã. Nicodemos, assim como muitos outros, se esforça para entender o que Jesus está dizendo, deixando evidente a limitação humana diante das realidades espirituais que estão além da compreensão física e lógica.
• Nicodemos representa a busca humana por respostas divinas espirituais e a dificuldade em compreender a natureza do Reino de Deus sem uma revelação divina.
Embora possuísse compreensão teológica obscurecida e fragmentada, Nicodemos não hesitou em buscar esclarecimentos. Nesse encontro secreto Jesus, com sublime maestria, ofereceu uma lição singular de teologia abrangente, tocando as profundezas da cristologia, soteriologia, hamartiologia, missiologia, pneumatologia, numa aula monumental destinada a um único ouvinte.
João Batista, em contrapartida, esforça-se em reequilibrar a percepção popular acerca do Messias, especialmente quando questionado sobre as ações de Jesus. Sua teologia, em consonância plena com os ensinamentos de Cristo, revela clareza impressionante, embora ele jamais tenha recebido a aula particular que Nicodemos teve o privilégio de presenciar (João 3:22-36).
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
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