Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Lucas 8 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Lucas 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


LUCAS 8 – A narrativa deste capítulo é permeada pela resposta da fé às ações de Jesus, tema que começa ser introduzido nos primeiros versículos. As mulheres mencionadas ali foram curadas e libertas, respondendo com fé e gratidão por meio de seu serviço ao ministério itinerante de Jesus.

• Essa fé é uma marca central dos seguidores de Jesus, ilustrada mais explicitamente nos eventos subsequentes.

Logo após a introdução do ministério de Jesus e da menção das mulheres, Lucas apresenta a parábola do semeador; a qual explora como as pessoas respondem à “semente” do Reino de Deus, simbolizando a Palavra divina (Lucas 8:4-15).

• Há uma conexão com as mulheres curadas no início, que representam o “solo fértil” – aquelas que ouviram, entenderam e responderam de forma positiva, dedicando-se ao ministério evangelístico.
• A parábola também aponta a resistência ao evangelho, o que pode ser contrastado com a entrega e dedicação das mulheres. Enquanto alguns recebem a palavra com superficialidade ou dureza, Maria Madalena, Joana e Susana são exemplos de pessoas que foram verdadeiramente transformadas, demonstrando isso através de suas ações. Uma delas, Joana, está associada à elite governamental, sendo esposa de um alto funcionário de Herodes. Isso aponta para a penetração do ministério de Jesus em todas as camadas sociais.

Na sequência, Jesus ensina sobre a luz que não deve ser escondida, mas colocada onde todos possam ver (Lucas 8:16-18), assim como as mulheres que, de modo inesperado para a cultura da época, tornaram-se testemunhas visíveis e ativas do ministério de Cristo. Essas mulheres não são biologicamente próximas a Jesus, mas, pela obediência e compromisso com Seu ministério, se tornam parte de Sua família espiritual (Lucas 8:19-21).

O restante de Lucas 8 narra quatro milagres de Jesus: A tempestade acalmada (vs. 22-25), a cura do homem possesso por demônios em Gerasa (vs. 26-39), a cura da mulher com fluxo de sangue e a ressurreição da filha de Jairo (vs. 40-56).

• Esses milagres compartilham o tema central do capítulo: O poder da fé em Jesus diante das situações complexas da existência.

De endemoninhados no cemitério a pessoas de posições elevadas, as histórias de Lucas 8 revelam como o ministério de Jesus atravessa barreiras sociais e alcança pessoas de diferentes status e condições... chagando até você e eu; então, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Postar um comentário