Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

2 Reis 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 2 Reis 9
Comentário
Pr Heber Toth Armí

II REIS 9 – Têm situações tão emaranhadas e complexas que para solucioná-las é necessário alguém com temperamento agressivo, enérgico.

O problema da adoração a Baal entre o povo de Deus na época de Acabe e seus sucessores era tão grande que uma medida drástica precisava ser tomada. Deus sabia disso melhor que qualquer um; então, agiu radicalmente!

O profeta Eliseu fez um dos alunos da escola de profetas ungir a Jeú para reinar em Israel; ele era um homem perseverante, intenso, incansável, corajoso e ousado. Com seu destemido senso de urgência, ele começou a erradicar as influências pagãs dentre o povo de Deus.

Jeú tinha sido capitão do exército antes de ser escolhido por Deus para fazer justiça contra a casa de Acabe e sua esposa Jezabel (II Reis 9:1-13).

Jeú não titubeou ao cumprir a missão que recebera. Agiu imediatamente, com pressa: Feriu ao rei Jorão com uma flecha no coração após declarar-lhe que não pode haver paz enquanto se preservava toda a idolatria e as feitiçarias de sua mãe Jezabel. Feriu também a Acazias, rei de Judá, que morreu mais tarde (II Reis 9:14-28).

Jeú, em seguida foi à procura de Jezabel; encontrou-a vaidosamente olhando pela janela. Pediu a dois funcionários dela que a atirassem abaixo; então, ele a atropelou. O sangue daquela maldita espirrou por todo lado, depois os cães comeram seu corpo; as sobras viraram esterco, como claramente profetizara Elias (II Reis 9:28-37; I Reis 21:20-26).

Deus não Se deixa escarnecer por nenhuma Jezabel arrogante e orgulhosa. Ele faz justiça àqueles que praticam injustiça. Ele Se vinga daqueles que assassinam a Seus servos. Ele dá fim a quem se torna pedra de tropeço a Seu amado povo.

Deus ofereceu Sua graça a Jezabel. Ofereceu chances para ela arrepender-se; todavia, sua insistência no erro não a permitiu optar pela verdadeira religião. Desta forma, muitas pessoas atualmente se apegam a religiões e tradições forâneas às Escrituras, pervertidas. Nem com provas da verdade tais pessoas abandonam a falsidade. Jezabel ilustra o fim de quem rejeita a Deus e Sua graça!

Jeú e Jezabel contrastam em suas determinações. São opostos nas suas convicções. A grande questão é se parecemos mais com Jezabel ou com Jeú!

• Com quem nos identificamos mais?

Reflitamos e reavivemo-nos ousadamente! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Postar um comentário