Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Princípios Guiadores

 A SÓS COM JESUS

28 de setembro

      Princípios Guiadores

    Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo? Salmo 11:3

   Somos cristãos porque guardamos os mandamentos ou guardamos os mandamentos porque somos cristãos? Esta pergunta precisa ser respondida com toda clareza, por aqueles que desejam ser cada dia mais semelhantes a Jesus. Se a salvação está em Cristo e se “não existe outro nome fora dEle, em quem possamos ser salvos”, para que precisamos de normas?

   O verso de hoje traz a pergunta de Davi, um homem que num momento de sua vida conheceu a tragédia de viver afastado de Deus, mas que depois, arrependido, aprendeu a ser justo vivendo uma vida de comunhão diária com o Rei. A pergunta do salmista é: “Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?”

   Analisando o texto cuidadosamente, chegamos à conclusão de que o justo não precisa de fundamentos para ser justo. Ele já é justo. Mas a pergunta expressa a necessidade que o justo tem de fundamentos, porque sem eles o justo não saberá para onde ir, nem o que fazer.

   Embora o Salmo 11 esteja falando do refúgio e da defesa que Deus Se toma para o justo, e embora literalmente os “fundamentos” mencionados no verso de hoje, sejam “lugares seguros” onde colocar o pé, não podemos deixar de enxergar o significado espiritual do verso. 

   Os princípios estabelecidos por Deus em Sua Palavra e adaptados em forma de normas, leis e mandamentos para Sua igreja, são os “lugares seguros” onde o cristão pode colocar o pé ao andar neste mundo cheio de violência e destruição.

   No Salmo 11, Davi começa perguntando: “Como me dizeis: Foge para o monte como um pássaro?” Depois ele fala dos perigos que o inimigo usa para atirar às ocultas, aos retos de coração. Aqui vemos um inimigo insatisfeito, porque os homens fugiram de suas mãos e correram aos braços de Jesus. Agora ele tentará com enganos, ocultamente, levar os justos à perdição.

   O que faz Deus para proteger Seus justos perseguidos e tentados, em meio a este mundo cheio de imoralidade e de tantas filosofias, que só visam destruí-los? Ele estabelece lugares seguros, fundamentos, princípios guiadores, normas que têm como único objetivo mostrar o caminho.

   Tendo diante de si esses fundamentos, o cristão sabe aonde ir e o que fazer, porque “como saberemos que matar é pecado se a lei não dissesse: Não matarás”? Cristo não nos libertou apenas para sermos livres e voar sem direção; libertou-nos, mas mostrou-nos o caminho. Deixou-nos o roteiro. Fez-nos justos para viver em justiça, porque “o Senhor é justo. Ele ama a justiça e os que andam na justificação verão Seu rosto”. Verso 7.

   Por que ter medo das normas? Não as encaremos como frases escritas Para tolher a nossa liberdade; olhemo-las como lugares seguros onde colocar o pé em meio a um mundo que vai caindo aos pedaços, sem Deus é sem esperança.
     
MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/AhcDm5tE5Oo

Nenhum comentário:

Postar um comentário