Páginas

sábado, 30 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?


DIA 30/4/2022

MEU PAI CELESTIAL, faz de mim um canal para as Tuas bênçãos hoje. Ajuda-me a amparar com as Tuas mãos de misericórdia, a ver com Teus olhos de empatia, e ouvir com Teus ouvidos compassivos, a falar com Tuas palavras pacificadoras. Permite que eu tenha uma vida por meio da qual Tu resgates os perdidos. Usa-me, Senhor, em Teu serviço. Por causa de Jesus Cristo. Amém

📖 Mateus 5:9 - Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

O Amanhã Pode Não Chegar

 A SÓS COM JESUS


30 de abril

      O Amanhã Pode Não Chegar

Eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação. II Coríntios 6:2.

   Meu pai ouviu falar de Jesus quando ainda estava na plenitude da vida. Enquanto minha mãe aceitava e levava os filhos para a Igreja, ele não queria nada com o evangelho de Jesus. Ao contrário, dificultava terrivelmente coisas para minha mãe. O tempo foi passando e quando os filhos tornaram-se adolescentes, ele percebeu que o cristianismo tinha moldado a vida dos filhos de tal forma que não enfrentava os problemas de relacionamento que outros pais enfrentavam.

   Um dia ele reuniu a família toda e disse: “A partir de hoje vocês podem contar com o meu apoio. Quero que continuem nesta igreja. Se vocês quiserem, podemos sair desta cidade e ir para a capital, a fim de que vocês possam estudar no colégio cristão. A única coisa que lhes peço é que não me falem de Jesus. Deixem-me tranquilo. Quero que vocês se salvem, mas não se preocupem comigo.” 

   Foi assim que meu pai entrou no terreno da indiferença. Apoiava a família, até ia à Igreja em ocasiões especiais, mas não queria compromisso com Deus. 

    O tempo continuou seu ritmo inexorável. O tempo não para. Ele vai e nós ficamos. E meu pai foi envelhecendo lentamente. Eu me tornei um pastor. Deus começou a abençoar o meu ministério, dando-me muitas pessoas para Ele, mas com tristeza eu via meu pai envelhecendo sem reagir positivamente aos inúmeros apelos do Espírito Santo. 

   Um dia aceitei o chamado para vir ao Brasil. Ao despedir-me, meu pai me abraçou e disse: 

   - Filho, não vá embora, tenho medo de morrer e você não estar presente. 

   - Não pai — disse para ele — você não vai morrer. Deus ainda está esperando que abra o coração para Ele. Hoje é o dia aceitável, hoje é o dia da salvação. 

    Passaram-se oito anos desde aquela despedida, até que um câncer assassino começou a devorar a vida daquele ancião. Foi então, em meio à dor que não o deixava dormir à noite, que caiu de joelhos e reconheceu que nesses anos todos não estava lutando contra a esposa, nem contra a Igreja, nem contra o filho pastor, mas contra Jesus,.

Meu pai aceitou a Jesus. Tive a alegria de ficar perto dele, faltando pouco para a sua morte. Tive a alegria de batizá-lo mas, quantas vezes, à noite, olhava pela janela e o via mordendo o travesseiro de dor para não gritar e acordar os filhos. Quantas vezes pensei: “Por que, pai, por que você esperou que a dor chegasse à sua vida para aceitar a Jesus?” 

Hoje é o dia aceitável. Você pode hoje dizer sim a Jesus. Amanhã pode ser tarde, Aproveite a oportunidade e entregue o coração a Jesus,

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Levítico 17 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Levítico 17

Comentário Pr Heber Toth Armí

LEVÍTICO 17 – A teologia do sangue é interessante. Sua sacralidade devia chamar a atenção do pecador. “O sangue do Filho de Deus era simbolizado pelo sangue da imolada vítima, e Deus queria que fossem conservadas ideias claras e definidas entre o santo e o comum. O sangue era sagrado, porque somente por meio do derramamento do sangue do Filho de Deus é que poderia haver expiação pelo pecado”, conscientiza-nos Ellen White (FF, 225).

O ritual requeria que o sangue de animais limpos e mortos devia ser oferecido ao santo Deus na porta do Santuário (Levítico 17:1-6).

“A purificação, tanto do serviço típico como no real, deveria executar-se com sangue: no primeiro, com sangue de animais; no último, com o sangue de Cristo [...] O serviço no santuário terrestre dividia-se em duas partes: Os sacerdotes ministravam diariamente no Lugar Santo, ao passo que uma vez ao ano o sumo sacerdote efetuava uma obra especial de expiação no Lugar Santíssimo, para a purificação do santuário. Dia após dia, o pecador arrependido levava sua oferta à porta do tabernáculo e, colocando a mão sobre a cabeça da vítima, confessava seus pecados, transferindo-os assim, figuradamente, de si para o sacrifício inocente. O animal era então morto. ‘Sem derramamento de sangue’, diz o apóstolo [Paulo em Hebreus 9:22], ‘não há remissão de pecado’. ‘A vida da carne está no sangue’ (Lv 17:11). A lei de Deus sendo violada, exige a vida do transgressor. O sangue, representando a vida que o pecador havia perdido, pecador cuja culpa a vítima arrostava, era levado pelo sacerdote ao lugar santo e aspergido diante do véu, atrás do qual estava a arca contendo a lei que o pecador havia transgredido. Por essa cerimônia, o pecado transferia-se, mediante o sangue, em figura, para o santuário. Em alguns casos o sangue não era levado para o Lugar Santo; mas a carne deveria então ser comida pelo sacerdote, conforme Moisés determinou aos filhos de Arão, dizendo: ‘O Senhor a deu a vocês, para levarem a iniquidade da congregação” (GC, 417-419).

Algumas proibições deveriam ser rigorosamente seguidas, tais como nunca sacrificar aos demônios ou ingerir sangue, nem consumir animais que morriam por si ou despedaçados (Levítico 17:7-16). O cuidado de Deus com Seu povo é visivelmente notório! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 29/4/2022

DEUS E SENHOR, quero ser obediente à Tua vontade, mas meu orgulho e espírito rancoroso frequentemente me afastam dela.  Ajuda-me a abandonar o ódio e a amargura de todas as formas. Purifica meu coração, ó Senhor, e ajuda-me a ser mais como Cristo, em cujo nome eu oro. Amém.

📖 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. Mateus 5:8

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Este é o Caminho

 A SÓS COM JESUS

29 de abril

      Este é o Caminho

    Quando te desviares para a direita e quanto te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. Isaías 30:21. 

   O maravilhoso resultado de viver em comunhão diária com Jesus é experimentar a direção do Espírito Santo. Ao permanecer na presença do Senhor, Ele habita em nós na pessoa de Seu Santo Espírito. A partir daí “já não vivo eu, mas é Jesus quem vive em mim”, diz o apóstolo São Paulo. 

   Naturalmente, o Espírito não pode forçar-nos a fazer algo que não queremos. Ele fala, mostra o caminho, diz quando estamos errados, o que corrigir, o que mudar, quando pedir perdão, enfim. 

   A nossa parte é sermos sensíveis a essa voz e na medida em que estivermos dispostos a receber as gotinhas de chuva temporã, estaremos preparados para receber a chuva serôdia. 

   Nenhum ser humano tem o direito de esperar a plenitude do Poder do Espírito se está rejeitando cada dia essa voz que fala mostrando o caminho. 

   Pode existir o perigo de mistificarmos a vida cristã esperando sentir a “voz de Deus” para tomar uma decisão ou seguir um procedimento? 

   Conta-se a experiência de um pastor que saía de manhã de casa, esperando que o Espírito falasse ao seu coração o que deveria fazer durante o dia. Existem muitas pessoas que, diante de instruções claras da Palavra de Deus, esperam sentir “a voz de Deus” para agir. 

   Este é o perigo em que pode cair uma pessoa que deseja ser guiada pela Espírito. O Espírito não fala através de sentimentos. O Espírito inspirou os escritores bíblicos e é através da Bíblia que traz instruções para Seus filhos hoje. 

   No momento da tentação ou da indecisão, o Espírito faz lembrar ao crente à instrução divina deixada na Bíblia e no Espírito de Profecia. Como espera então uma pessoa que não lê a Palavra de Deus, ser guiada pelo Espírito? 

Quando abrimos a Bíblia, a nossa atitude deve ser a atitude do filho que deseja ouvir o conselho do Pai. A nossa oração devia ser: “Senhor, ensina-me o caminho em que devo andar, orienta-me ao longo do dia, preciso da Teu conselho e por isso abro a Tua Palavra escrita.” Saia hoje, com a convicção de que o Espírito o fará lembrar da instrução divina no momento certo.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Levítico 16 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 


Leitura Bíblica - Levítico 16

Comentário Pr Heber Toth Armí

LEVÍTICO 16 – O dia da expiação mostra que, além de querer estar conosco, Deus é por nós; e, nada nem ninguém nos poderá separar dEle, a não ser que optamos por nossos pecados em detrimento ao perdão disponível devido à morte do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo.

Os rituais do santuário proporcionavam o significado do evangelho: O sacrifício substitutivo de Cristo, a intercessão sacerdotal realizada por Cristo, e, o juízo oficiado por Cristo. O sacrifício substitutivo acontecia diariamente no altar do pátio do Santuário, era a expiação contínua (Êxodo 27:1-8); a intercessão sacerdotal se dava continuamente no altar de incenso do Lugar Santo (Êxodo 30:1-10). Nestes altares, tanto o incenso quanto o sangue simbolizam sacrifício e intercessão. Animais sacrificados apontavam para Cristo morrendo em lugar do pecador. O incenso oferecido pelo Sacerdote indicava a justiça de Cristo apresentada em prol do pecador. A doutrina do juízo de Cristo sobre o pecado era ensinada através dos rituais do Dia da Expiação, que aconteciam no final do calendário israelita.

Os pecadores reconheciam seus pecados durante o ano e recebiam o perdão divino mediante a oferta sacrificada oferecida a Deus; assim, a culpa do transgressor transferia-se para o animal, e do animal para o Santuário, através do sangue aspergido em seus recintos (Levítico 4); implicando, assim, que Cristo assumia a culpa e o pecado do ofertante (Isaías 53). Em Levítico 16, no Dia da Expiação, o Sumo Sacerdote aspergia o sangue do bode para o Senhor nos lugares Santo, Santíssimo e no altar, a fim de purificar o Santuário completamente. Nessa ocasião, os pecados cometidos e confessados durante o ano eram erradicados, para, então, começarem o ano novo com a congregação totalmente purificada, perdoada, consagrada a Deus!

O Dia da Expiação representa o juízo que eliminará o pecado e suas terríveis consequências. Antes do segundo advento de Cristo, há um julgamento (Daniel 8:13-14; Mateus 25:31-46); o qual terá sua segunda fase com os salvos no Céu (Mateus 19:28; 1 Coríntios 6:1-3); e, culminará com a execução dos ímpios, no final do milênio (Apocalipse 20). Satanás é ilustrado pelo bode para Azazel, o causador de todos os pecados; sua morte no deserto indica a erradicação absoluta do pecado!

Portanto, reavivemo-nos! Cristo vencerá! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 28/4/2022

PERDÃO DEUS, obrigado por lidares com mansidão comigo. Em vez da cólera que eu mereço, recebo Teu amor, onde, em vez de punição, recebo graça; em vez de destruição, recebo salvação. Ajuda-me a ser gentil e manso também, para que eu reflita no meu mundo as qualidades de Jesus. Amém.

📖Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. 

 Mateus 5:5

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Transformando Limões em Limonada

 A SÓS COM JESUS

28 de abril

      Transformando Limões em Limonada

    Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Romanos 8:28. 

   Williams Costa Junior tinha 19 anos quando quebrou o pé direito, jogando basquete, e teve que ficar um mês andando de muletas. Esta circunstância, aparentemente adversa, deu origem a um dos mais belos hinos que ele compôs. Foi na calma dessa “parada obrigatória” que ele teve a tranquilidade para pensar, orar, escrever e reescrever a letra do hino “Mãos”. Ele já tinha a idéia básica da letra e da música, mas na agitada vida de um jovem de 19 anos, não havia tempo para burilar a idéia. A dor e a tristeza do pé quebrado, foram o caminho para escrever: 

      Há no céu, no mar, na flor, um detalhe de amor,

      Há também no entardecer, a poesia do nascer,

      Na beleza natural, eu contemplo o digital, 

      Desta mão que me criou.

   Quantas vezes acontece em nossa vida algo que, à primeira vista, irá atrapalhar todos os nossos planos. Com frequência, a reação instintiva é reclamar de Deus: “Por que permite isso?” E a resposta parece que não vem. São momentos azedos como o limão, mas para aqueles que aprenderam a depender de Deus, os limões azedos podem se transformar numa deliciosa limonada. 

   Por trás de cada espinho que aparece em nossa vida, Deus sempre tem uma rosa para nos oferecer, só que para sentir a maravilhosa fragrância e enxergar a beleza da flor é preciso aprender a conviver com Deus. 

   “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”, diz São Paulo. E ele sabia o que estava dizendo, pois carregava em sua vida um espinho. Em certa ocasião, pensou que não daria mais para suportar e pediu que Deus tirasse o aguilhão de sua came: “Basta-te a Minha graça”, foi à resposta divina e o tempo se encarregou de mostrar a Paulo que Deus tinha razão e que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam Deus”. 

   Alguma vez aconteceu com você algo que o deixou aborrecido, não tanto pelo fato, mas pelo momento em que o fato aconteceu? “Não podia falhar, Justo agora!” E pensamos até que Deus Se esqueceu de nós. Ah, se pudéssemos ver os propósitos divinos! Ficaríamos envergonhados, com certeza. 

   Hoje as coisas não estão bem para você? Ontem nada deu certo e você não sabe como irá agir ao encarar hoje essas circunstâncias adversas? Vá e nome de Jesus, pois nada acontece sem um propósito divino. Confie nEle.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Levítico 15 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 


Leitura Bíblica - Levítico 15

Comentário Pr Heber Toth Armí

LEVÍTICO 15 – A oração por cura das doenças não é a única solução. Acreditar que seja apenas orar, significa desconsiderar os cuidados que Deus deseja que tenhamos. Fique alerta!

Estudando atentamente Levítico, podemos assimilar a ideia de que “é trabalho perdido ensinar o povo a volver-se para Deus como Aquele que cura suas enfermidades, a menos que seja também ensinado a renunciar aos hábitos nocivos. Para que recebam Sua bênção em resposta à oração, devem cessar de fazer o mal e aprender a fazer o bem. Seu ambiente deve ser higiênico, corretos os seus hábitos de vida. Devem viver em harmonia com a Lei de Deus, tanto a natural como a espiritual”. Portanto, “em caso de doença, convêm verificar a causa. As condições insalubres devem ser mudadas, os maus hábitos corrigidos. Então se auxilia a natureza em seu esforço para expelir as impurezas e restabelecer as condições normais do organismo” (Ellen White. CBV, 227, 127).

Doenças são oriundas do pecado. Deus não as projetou para Seus filhos. Seu propósito sempre é restaurar a saúde e preservar-nos saldáveis holisticamente: “Se vocês derem atenção ao Senhor, o seu Deus, e fizerem o que Ele aprova, se derem ouvidos aos Seus mandamentos e obedecerem a todos os Seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois Eu Sou o Senhor que os cura” (Êxodo 15:26).

Warren W. Wiersbe observa que Levítico 15, “‘fluxo” 23 vezes. “Significa, simplesmente, a eliminação de um líquido, quer seja da água na natureza ou de um fluido do corpo humano. A eliminação de fluidos no corpo humano pode ser normal [Levítico 15:16-18] ou anormal [Levítico 15:1-15, 19-24], mas de qualquer modo era considerada imunda e devia ser tratada de acordo com a lei de Deus. Essas prescrições incluem a preocupação de Deus com a higiene pessoal e com a mulher, mas tudo indica que a motivação central é o dever da santidade pessoal. Nem todos somos leprosos, mas todos tempos nossos ‘fluxos’ ocasionais que nos contaminam e podem contaminar os outros”. 

Assim, olhando mais a fundo, Wiersbe sintetiza:

• Levítico 13 revela o pecado.

• Levítico 14 revela a salvação.

• Levítico 15 revela a santidade.

Desta maneira, Deus mostra Seu interesse em preparar-nos para relacionar-Se com Ele! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 27/4/2022

DEUS DE TODO SUPRIMENTO, venho em arrependimento pelo meu materialismo. Tu me abençoaste além de que eu podia acreditar, e mesmo assim, tantas vezes eu continuo querendo mais. Perdoa-me, Senhor, e ajuda-me a estar contente em qualquer situação em que eu me encontrar. Ajuda-me a saber que minha riqueza está em Ti e em Teu Filho, Jesus Cristo, que me salvou. Amém Mateus 6 21

📖  Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mateus 6:21

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

A Fonte do Poder

 A SÓS COM JESUS

27 de abril

      A Fonte do Poder

    Tendo-Se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava. Marcos 1:35. 

   Jesus não veio e este mundo apenas para nos salvar e ensinar-nos que é possível obedecer. Jesus também veio ensinar-nos o método para viver uma vida de obediência e vitória. Quando falamos em obediência, a maior lição de Sua vida não é que devemos obedecer, mas como obedecer. 

   Jesus não obedeceu nem viveu uma vida pura na Terra graças a Seu poder divino. É verdade que Jesus não era apenas um homem, era Deus encarnado, mas quando veio a este mundo Ele fez um trato com Seu Pai, de que não usaria Seu poder divino sem o consentimento do Pai. 

   Por isso, desde O início de Seu ministério, logo após o Seu batismo, Seu primeiro ato foi retirar-Se ao deserto e buscar o poder na única fonte de poder que existe: Deus. Ao longo de Sua vida, Jesus é um exemplo de dependência, de busca do poder, da comunhão permanente com o Pai. Levantava-Se de manhã, muito cedo, estando ainda escuro e saía para um lugar deserto e ali orava. 

   Se Jesus, sendo Jesus, precisava buscar o poder do Pai, diariamente, quanto mais necessidade não deveríamos sentir nós, seres humanos? 

   Ao levantar-Se Jesus de Seus joelhos e voltar a viver em meio às pessoas, retornava com poder, o poder que vinha do Pai, e com esse poder era capaz de curar enfermos, acalmar tempestades, e até ressuscitar mortos. 

   “Resistiu Ele à tentação, mediante o poder que o homem também pode Possuir. Apoiou-Se no trono de Deus, e não existe homem ou mulher que não possa ter acesso ao mesmo auxílio.... Cristo veio para revelar a Fonte de Seu Poder, a fim de que o homem não confiasse jamais em suas capacidades enfraquecidas.” — Signs of the Times, 16.01.1896. 

   Se alguém sai correndo para as atividades diárias, sem separar tempo para Passar com Deus, está confiando em suas “capacidades humanas enfraquecidas”, e o dia, com certeza, será um dia de fracassos e derrotas espirituais. Pode até não praticar um ato pecaminoso, mas com certeza, desligado de Jesus, permanecerá o dia todo em pecado. Devemos, portanto, orar mais, lembrando que a oração não tem poder em si; ela é apenas um meio para ir à Fonte do Poder que é Deus. 

   Agora, depois de ter passado tempo com Deus, saia para a luta da vida sem temor.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Saúde em Israel - Levítico 14

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Levítico 14

Comentário Pr Heber Toth Armí

LEVÍTICO 14 – Saúde é um bem preciosíssimo, que valorizamos mesmo quando nos sobrevêm doenças. Precisamos protegê-la, preservando-a!

O que antigamente chamavam “lepra” referia-se às doenças cutâneas, causadas geralmente pela falta de higiene e descuido com umidade causadora de mofo e fungos na região desértica do Mediterrâneo.

“Nos ensinos dados por Deus a Israel, foi dispensada cuidadosa atenção à conservação da saúde. O povo que tinha saído da servidão, com os hábitos desasseados e nocivos que ela facilita, foram sujeitos ao mais rigoroso preparo no deserto, antes de entrar em Canaã. Foram-lhes ensinados princípios de saúde e impostas leis sanitárias. Não somente em seu culto, mas em todos os assuntos da vida diárias, era observada a distinção entre o limpo e o imundo. Todos quantos eram de algum modo postos em contato com doenças contagiosas ou contaminadoras, eram isolados do acampamento, não lhes sendo permitido voltar ali sem completa purificação tanto do corpo como das vestes... A necessidade de asseio pessoal foi ensinada da maneira mais impressiva. Antes de se reunirem no Monte Sinai para ouvir a proclamação da lei pela voz de Deus, foi exigido do povo que se lavassem a si mesmos, e suas roupas. Esta recomendação foi imposta sob pena de morte. Nenhuma impureza devia ser tolerada diante de Deus. Durante a estada no deserto, os israelitas se achavam quase continuamente ao ar livre, onde as impurezas teriam efeito menos nocivo do que os que vivem em casas fechadas. Mas era requerido o mais estrito asseio, tanto dentro como fora de suas tendas. Nenhum lixo devia ficar dentro ou em volta do acampamento” (CBV, p. 276, 279).

No contexto atual, várias são as causas de enfermidades na sociedade. O livro “Ciência do Bom Viver” lista as principais: Alimentação cárnea (p. 313), ar viciado (p. 241), condescendência própria (p. 227), agitação mental (p. 274), infração das leis salutares (p. 234), falta de higiene (p. 276), intemperança (p. 171), bebidas e alimentos inadequados (p. 114, 235, 334), ociosidade (p. 238), o próprio pecado (p. 113-114, 133, 227, 244), umidade (p. 274), roupas impróprias (p. 293). Etc.

O livro Ciência do Bom Viver certamente aplica os divinos princípios do livro de Levítico, contextualizando os ensinamentos inspirados do passado. 

Reavivemo-nos: Valorizemos e cuidemos mais da saúde! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

terça-feira, 26 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 26/4/2022

MEU DEUS E PAI, protege-me neste dia! Ajuda-me nos momentos de aflição e perigo, Senhor! Quando os meus olhos não conseguirem ver uma saída, que o meu coração possa confiar no poder do Teu amor. Obrigado porque estás sempre comigo, nas horas felizes e tristes. Fica comigo e com todos os teus filhos, hoje e sempre! Amém.

📖 Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e eles os salvou da tribulação em que se encontravam.

Salmos 107:13

@moracao #oração

Ele Se Compadece de Nós

 A SÓS COM JESUS

26 de abril

      Ele Se Compadece de Nós

    Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece dos que O temem. Salmo 103:13. 

   Quando garoto, eu gostava de aventuras; colher frutas do pomar vizinho, quebrar vidraças e tocar a campainha das casas e correr. Um dia meu pai me admoestou severamente e disse que me daria 10 chibatadas se eu tornasse a fazer essas coisas. 

   Meu pai era um homem muito severo e embora não cristão, era moralista gostava de ensinar disciplina a seus filhos. 

   Por que, às vezes, fazemos coisas sem sentido que nos trazem dor? Nunca entendi por que gostava daquilo que fazia. Um dia, ao chegar em casa, vi o vizinho queixando-se ao meu pai por algumas coisas que eu tinha feito. Vi o rosto de meu pai corar de vergonha e enquanto ele se despedia do vizinho, corri ao quarto e vesti três calças. Pelo menos assim amorteceria um pouco 0 impacto das chibatadas. 

   Meia hora depois meu pai me chamou. Fui ao seu encontro tremendo. Estava consciente de que merecia o castigo e estava disposto a aceitá-lo sem chorar. Afinal de contas, ele já tinha me advertido, e eu não fizera caso. 

   Ao chegar à presença do pai, seguramente ele notou que eu estava com várias calças, mas em lugar de mandar que tirasse as calças, ele me abraçou, e então vi lágrimas em seus olhos, enquanto dizia: “Filho, eu não quero castigar você, não gosto disso, me dói como se eu estivesse recebendo o castigo, mas por que você não entende que não pode continuar fazendo essas coisas? Isso só vai trazer problemas para você, no futuro.” 

   Se meu pai tivesse me castigado, com certeza não estaria contando este incidente. Eu o teria esquecido como esqueci tantos outros castigos, mas as lágrimas de meu pai foram piores do que 50 chibatadas, seu abraço doeu dentro do coração e achei que não valia a pena continuar quebrando vidraças. 

   “Como o pai se compadece de seus filhos, assim Se compadece o Senhor dos que O temem.” Não é maravilhoso? Por que ficar aí triste, desesperado, carregando o complexo de culpa, com medo do “castigo divino”? Corra aos braços de Jesus e diga: “Senhor, perdão porque você não derramou por mim apenas lágrimas, derramou sangue. Sinceramente, estou consciente de que não vale a pena continuar 'quebrando vidraças’." 

Que Deus o abençoe neste dia.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Levítico 13 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Levítico 13

Comentário Pr Heber Toth Armí

LEVÍTICO 13 – Deus preza pelo cuidado da saúde, e orienta quanto às doenças de Seu povo. Ele é Deus, mas age como um Médico por excelência. 

Observe atentamente que “o nascimento de criança (cap. 12) era algo saudável. Já os cap. 13 e 14 falam da impureza resultante de doenças na pele ou de infecções semelhantes ao mofo em roupas e fungo em casas. Tais condições têm aparência de decomposição, por isso eram associadas à morte (comparar com Nm 12:10-12)”, explica o comentário da Bíblia Andrews.

Deve-se cuidar com enfermidades apresentando carne viva (Levítico 13:9-17), úlceras (Levítico 13:18-23), feridas no couro cabeludo (Levítico 13:29-37), manchas brancas (Levítico 13:38-39), calvície (Levítico 23:40-44). Tudo isso tem a ver com várias enfermidades de pele, como micose, psoríase, sarna, eczema, etc. “Qualquer pessoa com uma doença grave de pele deverá usar roupas rasgadas, deixar o cabelo solto e despenteado, cobrir o lábio superior e gritar: ‘Impuro! Impuro!’. Enquanto a pessoa tiver feridas, continuará ritualmente impura e terá de viver isolada, fora do acampamento” (Levítico 23:45-46).

Roupas com mofo ou fungo perigoso devem ser mostradas ao sacerdote, tal como as doenças anteriormente citadas; o qual examinará e dará o diagnóstico e como proceder (Levítico 13:47-59).

Jesus é o Médico dos médicos ilustrado na figura do sacerdote. Contudo, Ele não apenas examinava as doenças, Ele as curava. “Durante Seu ministério, Jesus dedicou mais tempo a curar os enfermos do que a pregar”. Contudo, “Jesus não Se satisfazia em atrair a atenção para Si mesmo unicamente como um operador de maravilhas, ou alguém que curasse as doenças do corpo. Queria atrair as pessoas a Si como seu Salvador” declarou Ellen White (CBV, p. 19, 31).

Todavia, infelizmente “milhões e milhões de seres humanos, em enfermidades, ignorância e pecado, jamais ouviram sequer falar no amor de Cristo por eles”. E, consequentemente desconhecem Seus benefícios deixados à disposição para curar doenças: “Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino – eis os verdadeiros remédios” (CBV, p. 104, 127).

É tão importante levantar cedo, abrir portas e janelas para que o ar fresco e o sol entrem em nosso lar destruindo mofo e fungos que prejudicam nossa saúde, tanto quanto, orar, respirar, exercitar-se e alimentar-se corretamente! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 25/4/2022

✍ DEUS DE AMOR, Tu és a minha luz e esperança no meio deste mundo deprimente. Por favor, liberta-me das falhas e dos pecados da minha vida. Tira o turbilhão e a luta que se passam dentro do meu coração e da minha alma, mesmo que Tu não os tires do meu redor. Abro meu coração para Ti e para Teu Filho. Amém.

📖   Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; é o Senhor que faz as nuvens de chuva. Ele dá chuvas copiosas aos homens, e a cada um, erva no campo.

Zacarias 10:1 

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Cristianismo, Comunhão Permanente

A SÓS COM JESUS

25 de abril

Cristianismo, Comunhão Permanente

Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Deuteronômio 6:7. 

   Ouvi um pastor contar que certa noite entrou no quarto do filho de dez anos, para fazer uma oração pelo garoto. O quarto estava escuro. Aparentemente, O filho estava dormindo, mas quando o pai tentou assentar-se na cama, o garoto gritou: “Não!” O pai deu um pulo e assustado, perguntou: “Por que não posso assentar-me perto de você? A resposta do filho foi: “Pai, senta deste outro lado, porque desse lado aí está deitado meu amigo Jesus.” 

   Evidentemente, este garoto tinha aprendido a viver o cristianismo, porque cristianismo é a maravilhosa experiência de viver permanentemente com Jesus. 

   Poderíamos parafrasear o verso de hoje dizendo: “Pensarás em Jesus assentado em tua casa, e andando pelo caminho e deitando-te e levantando-te.” 

   Se encarássemos a vida cristã, não como uma pesada carga de normas a cumprir, elevado padrão moral a alcançar, ou deveres que um bom membro de igreja precisa cumprir, mas como a maravilhosa experiência de conviver com Jesus, então a vida cristã teria um significado profundo, traria sentido à existência e encheria o coração de contentamento. 

   O resultado dessa convivência com Cristo seria a obediência natural à todas as normas, um elevado padrão de vida moral e espiritual e o cumprimento de todas as responsabilidades de um bom membro de igreja. 

   O nosso grande erro é que perdemos muito tempo com exterioridades, não vamos à essência das coisas. Erramos o caminho. Queremos começar de fora para dentro, quando o que aparece primeiro na vida de uma árvore não são os frutos, é a raiz, só que a raiz não se vê. 

   O dia em que cada cristão aprender a acordar, levantar, sair para as atividades diárias e em meio a tudo que realizar, manter sempre na mente a presença de Jesus, então o cristianismo, sem dúvida nenhuma, será o verdadeiro sal da terra, a luz do mundo e o planeta todo tremerá porque daí, a grande preocupação do cristão não será mais “fazer cosas”. O cristão será cristão porque Jesus formaram parte de sua experiência diária. 

   Como consegui manter à presença de Cristo ao longo do dia? Conservando um cântico no coração ou repetindo o verso de hoje ou relacionando tudo com o amigo maravilhoso que é Cristo. Tente! Você verá a diferença!

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Levítico 12 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Levítico 12

Comentário Pr Heber Toth Armí

LEVÍTICO 12 – O cuidado de Deus para com Seus filhos sofredores neste mundo tenebroso é surpreendente. Suas orientações revelam Seu caráter, o quanto conhece nossa fragilidade e dor, além de agir visando aliviar nossas situações traumáticas.

O pecado contaminou a humanidade holisticamente. O Criador, conhecendo detalhes de Suas preciosas criaturas, Se preocupa com o bem-estar delas em situação precária (no deserto).

Há quem questiona o caráter de Deus pelo fato da mulher que gerasse menina precisar de mais tempo para purificar-se; partindo daí, críticos alegam que Deus e a religião bíblica sejam machistas. Entretanto, tais críticos parecem ignorar a circuncisão dos meninos – pior que as orientações em relação ao nascimento das meninas. Na verdade, o ser humano vem tentando acusar a Deus para manchar Seu caráter desde que Adão justificou sua desobediência no Éden: “A mulher que ME DESTE por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi” (Gênesis 3:12).

Interessante que Deus, bondosa e graciosamente, indicou que a salvação do homem viria através do descendente da mulher, não do homem (Gênesis 3:15). Assim, nem no passado nem atualmente a relação sexual seja imoral ou pecaminosa, como também não é pecado o parto; contudo, a mulher foi orientada a purificar-se, a fim de prover ensinamentos importantes. “Deus havia abençoado a reprodução humana ao dizer: ‘Sede fecundos, multiplicai-vos’ (Gn 1:28). Tal bênção continuou a ser concedida após a queda no pecado (Gn 9:1). Como, porém, o pecado resulta em morte (Rm 6:23), cada nova criança que nasce é mortal (Rm 5:12). Ao chamar de ‘imundos’ os aspectos masculinos e femininos da reprodução humana que envolvem fluxo de sangue ou sêmen dos órgãos genitais (menstruação, polução noturna e relação sexual [ver também Lv 15; Dt 23:10, 22], bem como o nascimento), Deus não está condenando esses eventos, nem os classificando como pecado. Simplesmente eram coisas que necessitavam de rituais de limpeza”; além disso, “o fato de as mulheres ficarem impuras por mais tempo do que os homens não as desvalorizava como pessoa; elas desempenhavam um papel especial na reprodução” (Comentário Bíblia Andrews).

Quando Jesus nasceu, Ele e Sua mãe submeteram-se a estes rituais, cuja oferta revela a pobreza da família messiânica (Lucas 2:22-24). Jesus veio para purificar-nos e salvar-nos da imundícia do pecado! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

domingo, 24 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 24/4/2022

✍ DEUS GRACIOSO, louvo-Te em espírito e em verdade. Reconheço que preciso da tua compaixão e do teu amor, mas sei que a Tua pureza também exige a Tua justiça, santidade e cólera. Perdoa-me todos os pecados, Pai, e cobre-me com Tua misericórdia e graça, que eu não mereço, por intermédio do sangue de Jesus. Amém

📖  O Senhor rugirá de Sião e de Jerusalém levantará a sua voz; a terra e o céu tremerão. Mas o Senhor será um refúgio para o seu povo, uma fortaleza para Israel. Joel 3:16

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Refletindo o Caráter de Cristo

 A SÓS COM JESUS

24 de abril

      Refletindo o Caráter de Cristo

    Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós. Josué 3:5. 

   Israel estava diante da terra prometida. Durante anos e anos o povo tinha clamado: “Quando, Senhor, nos entregarás a terra?” Finalmente, os filhos de Israel tinham chegado ao momento ansiado. Foi então que Josué disse ao povo: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” 

   Poderá existir maior maravilha do que a experiência de ver Jesus face a face na plenitude de Sua glória? Por que Deus requer de nós hoje vidas santificadas como preparação das maravilhas de amanhã? 

   Quando Adão e Eva saíram das mãos do Criador, podiam falar face a face com o Pai, porque não havia neles pecado. Mas logo após o primeiro pecado, eles se esconderam de Deus porque “tiveram medo”. Com o correr do tempo, os homens ouviam a voz direta de Deus, mas não podiam mas vê Lo, porque não resistiam à glória de Deus. Ao passarem-se os anos e chegarem ao Sinai, os homens pediram a Moisés que Deus falasse para ele tudo que tivesse que dizer ao povo, porque eles tinham medo de ouvir a voz direta de Deus. 

   Houve casos como o de Isaías, que ao ver a glória do Senhor, disse” “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” Isaías 6:4. Saulo de Tarso caiu e ficou cego pela gloria de Deus, quando se dirigia a Damasco perseguindo os cristãos. 

   O que Deus está querendo nos dizer é que o homem pecador, em seu estado de pecado, não pode resistir à glória que provém da santidade divina, pois a “glória do Senhor é o Seu caráter”, diz Ellen White. 

   Por isso, a obra de redenção não visa simplesmente ao perdão de nossos pecados e à justificação diante de Deus. Seu objetivo vai mais longe e é reproduzir no homem o caráter de Deus, ou seja, fazê-lo santo como Deus é santo. Os homens foram criados para ocupar o lugar dos anjos caídos (Profetas e Reis, pág. 562), mas Deus não pode e não irá substituir anjos pecadores por homens pecadores. Deus é santo e demanda perfeita santidade de Seu povo. 

   Como alcançar esse ideal que Deus tem para Seus filhos? Só existe um meio: Jesus. Busquemos a Jesus hoje, e deixemos que o caráter dEle seja reproduzido em nossa vida.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Animais X Alimentação - Levítico 11

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Levítico 11

Comentário Pr Heber Toth Armí

LEVÍTICO 11 – A alimentação original para a raça humana era o mais natural possível. O Deus que fez o ser humano para alimentar-se, Se preocupou com a alimentação correta para nutri-lo. No Jardim do Éden, os animais não foram criados para servirem de alimentos. De forma alguma!

Em Gênesis 1:29 “disse Deus: ‘Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzam sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês”.

Após o dilúvio, com a destruição de todas as plantas produtoras de alimentos, Deus liberou alimentação cárnea com extrema restrição a fim de manter vivos os seres humanos que repovoariam a Terra, já cientes da distinção de animais limpos e imundos (Gênesis 7:1-9; 9:3). Em hipótese alguma, o sague deveria ser consumido (Gênesis 9:4), tal imperativo é reiterado no Novo Testamento (Atos 15:19-29). Contudo, muitos alegam que Deus não leva em consideração o que comemos, evidenciando que “o deus deles é o estômago” (Filipenses 3:19).

Quando o povo de Deus saiu do Egito, Deus intentou mostrar que a liberação para comer carne era provisória, temporária até que as plantas voltassem a produzir após o dilúvio. Tanto é que Deus não os alimentou com carne diariamente, mas com o pão da padaria do Céu (Êxodo 16:4-6) –, ainda que pudesse facilmente fazer chover carne em grande quantidade (Êxodo 16:11-13). 

Todos nós precisamos das orientações do Criador! Não sendo possível evitar a carne, Levítico 11 apresenta as carnes liberadas para consumo. Mais que saúde, a questão é espiritual; pois a alimentação está vinculada à santidade. É nesse contexto que Deus dá a razão diferenciar carnes limpas das imundas: “Pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. Não se tornem impuros com qualquer animal que se move rente ao chão” (Levítico 11:44).

Paulo foi enfático naquilo que ingerimos, quando escreveu: “Assim, quer vocês comam, quer bebam... façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Pedro ou qualquer dos apóstolos não comeu alimentos imundos (Atos 10:14). 

Portanto, como membros do povo de Deus, permitamos que a Bíblia seja sempre nossa regra de fé e prática, não nosso paladar. Reavivemo-nos inclusive em nossa alimentação! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

sábado, 23 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 23/4/2022

✍ DEUS GRACIOSO, louvo-Te em espírito e em verdade. Reconheço que preciso da tua compaixão e do teu amor, mas sei que a Tua pureza também exige a Tua justiça, santidade e cólera. Perdoa-me todos os pecados, Pai, e cobre-me com Tua misericórdia e graça, que eu não mereço, por intermédio do sangue de Jesus. Amém

📖 "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Joel 2:28


Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Vale a Pena?

 A SÓS COM JESUS


23 de abril

      Vale a Pena?

    Judá, pois, tomou esposa para Er, o seu primogênito; o nome dela era Tamar. Gênesis 38:6. 

   A história de Tamar é a história de uma mulher injustiçada, que partiu para a luta em busca de seus direitos sem medir consequências, e quando alcançou o que queria, descobriu que não tinha valido a pena. Tamar era casada com Er, filho de Judá. Er nunca teve o temor de Deus, viveu uma vida torta e morreu jovem. Naquela época havia uma lei em Israel, segundo a qual uma viúva sem filhos devia ser desposada pelo irmão do marido morto para ter descendência. 

   A história registra que Tamar casou com o cunhado Onã, outro homem que, seguindo seus próprios caminhos, foi desobediente a Deus e morreu, ficando Tamar viúva pela segunda vez. 

   Foi então que aconteceu a injustiça. Judá, sogro de Tamar, disse que Selá, o outro filho que pela lei devia desposá-la, era muito jovem e pediu que a nora esperasse. Mas o tempo passou e Judá não cumpriu sua promessa. Não se fez justiça com a jovem viúva. Ficou-se adiando a concessão de um direito à espera de que o tempo se encarregasse de empoeirar a situação. Você parece conhecer a história? Bom, o registro bíblico relata que Tamar partiu para a luta, disfarçou-se de prostituta e engravidou de seu próprio sogro, Judá. 

   Quando Judá soube que a viúva estava esperando um filho, mandou chamá-la, porque segundo a lei de Israel, deveria ser apedrejada. Foi aí que Tamar jogou na cara do sogro as provas de que o filho que ela esperava era dele mesmo. O velho sogro abaixou a cabeça, envergonhado e derrotado. Tamar sentiu o sabor da vingança. A justiça estava feita. Mas a que preço? Talvez durante um ou dois dias ainda saboreasse a sua “vitória”, mas o tempo trouxe o amargo sabor da culpa, e de repente sentiu que não tinha valido a pena usar da mentira e engano para fazer justiça com as próprias mãos. 

   Tamar simboliza todas as pessoas que hoje são injustiçadas. Vivemos num mundo em que os direitos só servem para um grupo de privilegiados e muitas vezes sentimos vontade de “dar o troco na mesma moeda”. A pergunta é: “Vale a pena fazê-lo, pisando os princípios da própria consciência? Compensa desfrutar por um minuto o sabor fascinante da vingança e depois Caros que conviver com o martelo da culpa, batendo no coração e gritando: Culpado? 

   Só a vida diária de comunhão com Jesus nos ajudará a perdoar e esquecer, é a deixar que a justiça seja feita por Deus ou pelas autoridades competentes, que segundo a Bíblia, foram colocadas na Terra por Deus.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Santo X Profano - Levítico 10

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Levítico 10

Comentário Pr Heber Toth Armí

LEVÍTICO 10 – Existe diferença entre o sagrado e o profano, ainda que muitos não concordem com tal distinção. Não considerar essa diferença implica em aberta desobediência às orientações de Deus, o que caracteriza pecado gravíssimo.

Levítico 10 é um breve interlúdio didático, porém dramático, que explica de forma radical o perigo de misturar o santo com o profano. Os sacerdotes Nadabe e Abiú, ambos filhos do Sumo Sacerdote Arão, não muito tempo da consagração deles, “pegaram, cada um o seu incensário, nos quais ascenderam fogo, acrescentaram incenso e trouxeram fogo estranho perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados”, começa o registro histórico.

Saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu imediatamente. Arão silencia pela perda de seus filhos displicentes. Depois de retirar os cadáveres do acampamento, Moisés destacou os devidos cuidados quanto ao ministério do Santuário. Inclusive repreendeu fortemente aos sacerdotes Eleazar e Itamar, mas foram justificados com a explicação de Arão.

Levítico 10:10 é um apelo contundente que merece total atenção: “Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, ensinar aos israelitas...”. A gritante diferença entre sagrado e profano é tão contrastante quanto a vida e a morte.

A intemperança no comer e beber obscurece a mente impedindo-a de distinguir entre o sagrado e o profano. Pessoas embriagadas com as iguarias deste mundo, não perceberão a diferença entre certo e errado. É perigoso sem possuir “clara percepção da diferença entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro (Is 28:7)”, destaca o Comentário Bíblico Adventista.

A negligência em diferenciar o santo do profano resulta em sérias consequências. Nadabe e Abiú não eram ingênuos espirituais. Eles subiram com Moisés e os setenta anciãos ao Monte Sinai; viram a glória de Deus, comeram e beberam em Sua presença (Êxodo 24:9-11). Depois dessa experiência, perderam a reverência. Amor e temor devem ser a referência do pecador diante do Senhor.

Portanto, deveríamos saber considerar devidamente as coisas sagradas, por exemplo:

• O casamento (Levítico 20:10-21; Hebreus 12:4).

• O sábado (Levítico 23:3; Ezequiel 20:12, 20).

• O dízimo (Levítico 27:30; Mateus 23:23).

A religião bíblica é séria; não deve ser tratada nem praticada levianamente (Atos 5:1-10). Para agir corretamente, reavivemos nosso senso daquilo que é santo! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 22/4/2022

✍ PAI BONDOSO, reconcilia-me Contigo em todas as áreas da minha vida. Tira minha rebeldia e meus pecados.  Traze-me de volta para um relacionamento reto contigo. Meus pecados fazem com que eu clame e chore de tristeza, e volto-me Para Ti em total arrependimento. Salva-me, Pai, por meio de Jesus, Teu Filho. Amém.

📖 "Agora, porém", declara o Senhor, "voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. " Joel 2:12

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

A Tragédia dos Filhos da Noite

 A SÓS COM JESUS

22 de abril

      A Tragédia dos Filhos da Noite

    Ora, os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam. 1 Tessalonicenses 5:7. 

   Pegue seu carro, feche bem as janelas e rode pelo centro das grandes cidades, por volta de uma da manhã. A grande maioria das pessoas dorme, mas outras se movimentam em determinados pontos e você pode facilmente identificá-las: prostitutas, homossexuais, bêbados e homens à procura de prazer. Os “filhos da noite” são homens que dormem ou perambulam à procura de um prazer desenfreado que não satisfaz. 

   Na Bíblia encontramos muitas vezes dois grupos bem definidos. “Os filhos de Deus” e “os filhos dos homens”; a Igreja do “Cordeiro” e a igreja “do dragão”, os que se juntam na “montanha” e os que se reúnem “no vale”. “Os filhos das trevas” e “os filhos da Luz”. Embora sob diferentes ângulos, todas estas figuras referem-se, basicamente, a dois determinados grupos: os que finalmente estarão salvos ou perdidos. Nas cenas do julgamento final, eles são as “ovelhas” e os “cabritos”, o “trigo” e “o joio”. 

   O que o verso de hoje destaca é que nem todos os “filhos da noite” fazem coisas erradas. Muitos deles, simplesmente dormem. Pode existir algo mais inofensivo do que dormir? Essa gente se perderá não porque fez algo errado moralmente, mas simplesmente porque “dormiu”. 

   Dormir quando é hora de estar acordado pode ser fatal. O tempo em que vivemos, é tempo de “vigiar e orar”, é tempo de “orar sem cessar”, é tempo de “tocar trombeta em Sião e anunciar o grande dia”. 

   O inimigo de Jesus tenta por todos os meios levar-nos a praticar atos moralmente errados. Mas se não puder e apenas conseguir levar-nos a dormir, a conformar-nos com a situação, se ele conseguir apenas fazer-nos cair na mediocridade espiritual, na mornidão, na monotonia de entrar e sair dos cultos da igreja, e contentar-nos com isso, então ele fica contente, porque já conseguiu colocar-nos entre os “filhos da noite”. Por isso o conselho de Paulo é: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” Efésios 5:14. 

Você acordou hoje e está pronto para as atividades do dia. Seria trágico se ao ir para o trabalho você dormisse no volante, não seria? Então peça quê Deus o mantenha também acordado na vida espiritual.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Levítico 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Levítico 9

Comentário Pr Héber Toth Armí

LEVÍTICO 9 – Moisés é um líder espiritual por excelência. Ele compartilhou sua liderança com Arão, e juntos fizeram os preparativos para o povo experimentar a presença do Senhor.

Após toda a cerimônia sacrifical e os sete dias de confinamento nas imediações do Santuário, Arão foi consagrado a Sumo Sacerdote, e seus filhos a sacerdotes; na sequência, preparam-se para inaugurar as cerimônias:

Arão ofereceu primeiramente sacrifícios para si mesmo: um bezerro da oferta pelo pecado; fez então o holocausto com o sangue, cabeça, entranhas e pernas do bezerro (Levítico 9:8-14).

Somente após sacrificar para si que Arão apresentou a oferta pelo povo: ofereceu a oferta pelo pecado, o holocausto, um punhado de oferta de cereal e ofereceu um boi e um carneiro em sacrifício pacífico; em que o sangue é aspergido sobre o altar e em redor dele, as partes dos animais foram queimados no altar, com exceção do peito direito e da coxa direita que foram considerados oferta movida perante o Senhor (Levítico 9:15-21).

Em seguida, o Sumo Sacerdote Arão levantou as mãos para abençoar ao povo para concluir sua participação da oferta pelo pecado, o holocausto e a oferta pacífica; e então, entrou com Moisés na Tenda do Encontro. Ao se retirarem, ambos abençoaram o povo. E, o resultado foi espetacular (Levítico 9:22-24):

1. A glória do Senhor apareceu a todos os presentes na cerimônia;

2. Saiu fogo da presença de Deus e consumiu o holocausto e as porções de gordura do altar;

Como resposta a tudo isso, o povo demonstrou duas atitudes positivas:

1. Gritou de alegria;

2. Prostrou-se com o rosto em terra.

Com a nomeação e consagração de Arão como Sumo Sacerdote para levar o povo a Deus, o texto nos revela que a graça escolhe líderes que foram longe em seu pecado, todavia aceitaram ser restaurados por Deus para lidar com os pecadores. Isso se deve, porque, quem foi grandemente perdoado será mais compassivo e tolerante com os pecadores – além de ser um exemplo do poder acolhedor e transformador de quem já sofreu a dura desgraça do pecado.

Quando a graça liberta pecadores, o favor celestial é derramado na congregação de crentes que esperam a abençoadora e gloriosa presença divina. Assim, é evidente que a graça promove grandioso reavivamento! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 21/4/2022

✍ MEU DEUS FORTE, obrigado por Jesus que me mostra como suportar meus fardos e sofrimentos. Ajuda-me a exibir em minha vida a santidade Dele, Sua fala cândida, sua paciência e sua fé em Ti. Ajuda-me Senhor, a não ficar cansado nem a perder o ânimo, mas a lembrar que Tu estás no controle de todas as coisas. No nome do amado Salvador. Amém.

📖    Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, Hebreus 5:8,9

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

O Que Fazes Aqui?

 A SÓS COM JESUS

21 de abril

      O Que Fazes Aqui?

    Ali entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor, e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? I Reis 19:9. 

   Em 1986 realizamos uma reunião campal em Itabuna. Ao longo de várias semanas tínhamos construído praticamente uma cidade com Banco, Telefone, Correio, Shopping Center e toda a infra-estrutura necessária para receber dez mil jovens. 

   Uma noite antes da abertura, começou a chover torrencialmente. Às seis da manhã chegavam automóveis e ônibus de todas as partes do Brasil e ninguém podia sair por causa da chuva. Como acampar em barracas, se estava chovendo desse jeito? 

   O medo tomou conta de mim. Encerrei-me no quarto de um hotel e ajoelhado clamei a Deus por um milagre. Como realizar a campal com tanta água? Passei horas clamando a Deus. De tempos em tempos olhava pela janela e a chuva parecia aumentar cada vez mais. Deitei-me então no chão, vislumbrando na minha humanidade, o fracasso daquele acampamento. Foi então que senti em meu coração, como que uma voz perguntando: “Que fazes aqui?” 

   Instantaneamente senti-me reconfortado, larguei meu temor, peguei o carro e dirigi-me ao local do acampamento. A chuva ainda caía, mas havia raios de sol que tentavam aparecer com dificuldade. Quando cheguei ao local, vi lá no fundo as cores maravilhosas de um arco-íris confirmando a promessa do Salvador de que aquele acampamento daria certo. E deu. Os dez mil participantes nunca esquecerão o que significou aquela semana na vida deles. 

   O texto desta manhã também apresenta Elias escondido numa caverna. Lá fora havia perseguição implacável. Sua cabeça estava a prêmio. Tudo parecia perdido, mas a voz do Senhor o alcançou. “Que fazes aqui, Elias?” E o profeta acordou. Percebeu que era verdade que estava rodeado de dificuldades, mas era verdade também que tinha um Deus todo-poderoso. 

   Hoje pode ser para você um dia difícil. É possível que lá fora o espera uma montanha de situações adversas. É possível que no fundo do coração você esteja com medo, mas ouça a voz de Deus: “Que fazes aqui?” 

   Saia com Jesus. Ele é poderoso para guardá-lo do mal. Ele é sábio para ajudá-lo a tomar as decisões certas. Você só precisa ter a certeza de que Ele está ao seu lado.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Levítico 8 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Levítico 8

Comentário Pr Héber Toth Armí

LEVÍTICO 8 – Deus lida graciosamente com o pecador. Sua graça alcança qualquer pessoa e a restaura a tal ponto de considerá-la como se nunca tivesse cometido pecado. Levítico nos desafia a conhecer o poder e o efeito da graça evidente no contexto do Santuário.

No capítulo em pauta, Moisés age em lugar de Deus chamando o povo perante a tenda da congregação, para a ordenação ministerial de Arão e seus filhos (Levítico 8:1-4). Seria a consagração ao posto mais alto do Santuário daquele Arão que construíra um bezerro levando o povo à idolatria no Sinai; e, mentiu quando questionado por Moisés, alegando que miraculosamente o bezerro surgiu ao jogar ouro no fogo (Êxodo 32:1-5, 21-24).

Arão não foi sumo sacerdote por escolha de seu irmão Moisés, foi Deus quem o escolheu. Então, diante da congregação, Moisés lavou e vestiu Arão com seus filhos e depois ungiu o tabernáculo e seus utensílios com óleo e também a cabeça de Arão (Levítico 9:5-12).

Após ungir o Sumo Sacerdote, Moisés oficiou vários sacrifícios (Levítico 9:13-29):

• Do novilho, da oferta pelo pecado, colocando sangue nas pontas e base do altar.

• Do carneiro, do holocausto (oferta queimada, aroma agradável a Deus), colocando sangue no altar e ao redor.

• Do carneiro, da consagração, colocando sangue na orelha e polegares das mãos e pés de Arão e seus filhos; os quais receberam um bolo asmo, outro de pão cozido, e uma obreia.

• Do peito do carneiro da consagração.

Depois dessa complexa cerimônia de purificação e unção das vestes de Arão e seus filhos aspergindo neles o sangue colhido do altar para consagrá-los, Moisés passou a instrui-los quanto ao quê fazer (Levítico 9:30-36):

• Cozer carne para comer com pão do cesto da consagração diante da congregação.

• Permanecer sete dias diante da porta da congregação até que Deus os consagrasse.

Esta cerimônia mostra quanta aversão tem Deus pelo pecado, e mesmo assim almeja a salvação do pecador. Sua graça pode não ser compreendida pela razão humana, mas pode ser recebida por todos.

Assim como Arão recebeu uma função especial após ter falhado terrivelmente, Pedro também tornou-se apóstolo após ter mentido e blasfemado sobre Jesus (Marcos 14:66-72; João 21:15-19). Essa graça incrível está disponível a nós ainda hoje. Portanto, reavivemo-nos nessa graça hoje mesmo! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 20/4/2022

✍ PAI PERFEITO E JUSTO, coloco-me diante de Ti em favor do mundo. Os homens perderam o controle dele, Senhor, e nós, Teu povo, precisamos da Tua ajuda para salvá-lo. Mostra-nos como restaurar a moralidade e a espiritualidade do nosso povo. Mostra-nos como levar nosso mundo a Ti. Precisamos de Ti, Deus, porque só Tu és maior que os problemas do mundo. Em nome de Jesus. Amém.

📖   Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês. Oséias 10:12

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Aonde Iremos?

 A SÓS COM JESUS


20 de abril

      Aonde Iremos?

    Então perguntou Jesus aos doze: Porventura quereis também vós outros retirar-vos? João 6:67. 

   A festa tinha acabado. Multidões foram alimentadas e tentaram fazer de Jesus, seu rei. Afinal de contas, não estava garantida para sempre a segurança material do povo com um governante capaz de multiplicar pães e peixes de maneira que sobrassem dez cestos cheios? 

   Mas Jesus não tinha vindo à Terra somente para atender às necessidades físicas do homem. Ele não tinha vindo só para resolver um problema social, mudando a estrutura sócio-econômica; Ele veio para mudar o coração das pessoas. Ele transcendia as exterioridades e ia à raiz do problema, embora nunca esquecesse que os pães e peixes faziam parte da necessidade humana. 

   Quando as pessoas perceberam que o propósito de Jesus ia além das expectativas do simples bem-estar físico, começaram a abandoná-Lo, um a um.

   Então Jesus reuniu os Seus discípulos e lhes fez uma pergunta: “Quereis vós também retirar-vos?” A resposta de Pedro ficou gravada como a essência da experiência cristã: “Para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna.” 

   Em outras palavras, Pedro estava dizendo: “Senhor, a vida sem Ti não é vida. Se nos separarmos de Ti, não nos resta nada. Tu és tudo.” 

   Em outra ocasião Jesus ensinou a Seus discípulos: “Sem Mim nada podeis fazer.” Mais tarde São Paulo expressa: “Tudo posso nAquele que me fortalece”. Col. 4:13. Você consegue ver como tudo se encaixa? A grande necessidade humana não é de pão e peixe, embora precisemos deles e Jesus esteja disposto a dar-nos isso. Mas pão e peixe não satisfazem plenamente. “Tu tens as palavras da vida eterna”, diz Pedro e aí sim está o remédio para é alma humana. 

   “Quem beber desta água, tornará a ter sede, mas quem beber da água que Eu lhe darei, nunca mais terá sede”, diz Jesus. 

   O que Jesus quer dizer é que eu posso ter fome, mas com Ele ao meu lado a vida terá sentido. Mas eu posso ter comida e sem Ele ao meu lado haverá uma insatisfação asfixiante. Naturalmente, estar com Jesus e ter pão é o ideal, e é o plano de Deus para Seus filhos e é também o que não deveríamos esquecer ao trabalhar com os pobres. 

   Que ao longo do dia você seja alimentado por um verso bíblico ou cântico em seu coração, que o leve à fonte da verdadeira satisfação que é Cristo.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Levítico 7 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Levítico 7

Comentário Pr Héber Toth Armí

LEVÍTICO 7 – Os sete capítulos iniciais de Levítico focam os diferentes tipos de sacrifícios e ofertas pelo pecado e gratidão pelo perdão dos pecados. Em Sua indescritível soberania e graça, Deus escolheu usar didaticamente esse método para, pedagogicamente, ensinar ao leitor a gravidade e malignidade do pecado. Um animal dócil e inocente morreria para pagar pela transgressão do pecador culpado, réu de morte; o inocente animal morto apontava para a morte do próprio Filho de Deus (João 1:29).

Seis principais sacrifícios são descritos:

• Holocaustos ou ofertas queimadas (Levítico 1:3-17; 6:8-13);

• Ofertas de cereais (Levítico 2:1-16; 6:14-18; 7:8-10);

• Ofertas de paz (Levítico 3:1-17; 7:11-21, 28-34);

• Oferta pelo pecado (Levítico 4:1-5:13);

• Oferta pela culpa (Levítico 5:14-6:7);

• Oferta pela congregação (Levítico 6:19-23).

Através dos sacrifícios, Deus usava estratégias temporárias concernentes ao Seu gracioso plano de lidar com o pecado e com pecadores. 

O gesto dos pecadores ao sacrificar animais inocentes após transferir-lhes simbolicamente seus pecados, resultava numa profecia messiânica indicando o que aconteceria com Jesus, que daria Sua inocente vida para resgatar o culpado e condenado pecador.

“Os regulamentos levíticos sistematizam e esclarecem as maneiras pelas quais o povo de Deus devia adorá-Lo desde o começo. Também estão repletos de símbolos e figuras da salvação. Revelam verdades espirituais que Deus desejava ensinar ao Seu povo. Os símbolos apontam profeticamente para o ministério de Cristo. O livro de Levítico contém uma mensagem para nós. Visto que as pessoas modernas continuam sendo carnais, o evangelho eterno que levou a graça de Deus para salvação aos pecadores na antiguidade, ainda é necessário hoje em dia”, alegam Lislie Hardinge e Frank Holbrook.

Mais do que relíquia antiga, Levítico é uma pérola celestial extremamente útil para a compreensão do evangelho eterno. Levítico não é uma nova revelação para o surgimento de uma nova religião quando Deus instituía Israel como nação; é a ampliação do sacrifício oferecido por Abel (Gênesis 4:4; Hebreus 11:4); é o desdobramento do plano da redenção!

Cada sacrifício apontava para o Cristo feito “pecado por nós”; sim, “aquele que não tinha pecado, para que nEle nos tornássemos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21). “Cristo sofreu pelos pecadores uma vez por todas, o Justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus” (1 Pedro 3:18). 

Confessemos nossos pecados, consagremo-nos a Cristo! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

terça-feira, 19 de abril de 2022

Vamos Orar

 🛐Vamos Orar?

DIA 19/4/2022

✍ PRECIOSO DEUS, louvo teu nome justo e permaneço assombrado com tua majestade. Pois eu sei que foste quem fez com que a pedra fosse removida da frente do sepulcro do Salvador. Sei que foste Tu quem apresentou o sepulcro vazio ao mundo como uma prova do Teu senhorio. Eu creio em Ti, Senhor e creio em Teu Filho. Amém!

📖  O anjo disse às mulheres: "Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado.  Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia.

Mateus 28:5,6

Fonte: Meditações Diárias- Billy Graham

Como Vencer a Inveja

 A SÓS COM JESUS

19 de abril

      Como Vencer a Inveja

    Cruel é o furor e impetuosa a ira, mas quem pode resistir à inveja? Provérbios 27:4.

   A inveja, como todo sentimento pecaminoso, é um fruto do pecado. Somos invejosos porque estamos separados de Jesus, e separados dEle nunca estamos completos; carregamos um estranho vazio interior que nos faz sentir inferiores aos outros. 

   A inveja leva o ser humano a querer tirar do outro, porque não está satisfeito com o que tem. Só que a inveja é muito mais perniciosa que outros frutos pecaminosos, porque ela trabalha no interior das pessoas, não se vê, se disfarça e na penumbra da intimidade vai jogando seu veneno e atormentando o coração. 

   No texto de hoje o sábio Salomão fala da ira e do furor, que são frutos pecaminosos exteriores. Todo mundo pode detectar o homem furioso pelas tolices que comete. Todo mundo pode apontar o irascível pelas loucuras que faz quando perde o controle da situação. Mas quem detecta o invejoso? Por isso, Salomão pergunta: “Quem pode resistir à inveja?” 

   Do homem furioso e irascível você pode fugir, se esconder ou se defender, porque você pode vê-lo no momento do ataque. O coitado fica com o rosto vermelho, treme, fala impropérios e até pode jogar espuma pela boca, mas do invejoso ninguém corre, porque ninguém o vê. Está perto de você disfarçado de amigo, mas você não conhece o veneno que seu coração destila. Ele coloca muitas vezes seu braço no ombro da vítima e geralmente acaba ha traição. 

   O que fazer se o fel da inveja está envenenando a minha alma? Se a felicidade e o sucesso dos outros é que me tornam infeliz e fracassado? O que fazer se me dói que outros andem mais rápido do que eu, e corram e não se cansem? 

   A resposta está em Jesus. Ao Seu lado não existe lugar para sentimentos Pecaminosos. Ele completa o vazio humano. Ele faz o homem se sentir aceito, querido, pleno e é só quando o homem se aceita como é, que olha para os outros com altruísmo, porque o sentir de Jesus é agora seu sentir. 

   Por favor, não tente esta manhã apontar os invejosos que você conhece, Olhe-se no espelho da vida, tente correr aos braços de Jesus e saiba que você, do jeito que é, é a coisa mais linda que Deus tem neste mundo. Ande Com Jesus. Seja feliz nEle e alegre-se com a felicidade e o êxito das pessoas.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Levítico 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Levítico 6

Comentário Pr Héber Toth Armí

LEVÍTICO 6 – Embora inúmeros cristãos atualmente não valorizem tanto o livro de Levítico, “os apóstolos consideravam Levítico um livro divinamente inspirado, relacionado (profeticamente) à doutrina cristã. Por exemplo, os sacerdotes e sacrifícios associados ao tabernáculo prenunciaram o trabalho de Cristo em relação ao Céu (Heb. 3:1; 4:14-16; caps. 9 e 10). A afinidade entre Levítico e o Novo Testamento se torna óbvia no livro de Hebreus, considerado por alguns um comentário sobre Levítico no Novo Testamento. De modo geral, os rituais e as ideias do livro influenciaram profundamente o cristianismo, e mesmo uma leitura casual do Novo Testamento evidencia tal influência”, comenta Russell Champlin.

Ou seja, os princípios de Levítico não perderam sua validade. Deveriam fazer parte de nossa sociedade hodierna. Não perderam seu valor; somos nós que desconsideramos o real valor das mensagens de Levítico. 

Considere: Quando meu pecado prejudica ou destrói a propriedade do próximo, o culpado deve oferecer um cordeiro perfeito e fazer restituição de 120% (Levítico 6:1-7). “Esperava-se reparação; pois, embora o perdão venha pela graça, o pecado sempre produz consequências danosas, especialmente em forma de perda para outros seres humanos”, esclarece Eugene Merrill.

O capítulo reitera as instruções anteriores nos capítulos 2 e 4, agora da perspectiva da liderança espiritual (Levítico 6:14-30); mostrando que a lei do holocausto requeria um fogo constante, o qual apontava à necessidade contínua de sacrifícios a fim de expiar os pecados dos transgressores.

Um ponto importante são as instruções quanto aos sacrifícios da nação, de manhã e à tarde. Ellen White nos auxilia na compreensão desses sacrifícios: “As horas designadas para o sacrifício da manhã e à tardinha eram consideradas sagradas, e, por toda a nação judaica, vieram a ser observadas como um tempo reservado para a adoração [...]. Neste costume têm os cristãos um exemplo para a oração da manhã e da noite. Conquanto Deus condene o mero ciclo de cerimônias, sem espírito de adoração, olha com grande prazer àqueles que O amam, prostrando-se de manhã e à noite, a fim de buscar perdão dos pecados cometidos e apresentar seus pedidos de bênçãos necessitadas” (PP, p. 353-354).

Assim como o fogo deveria arder continuamente, devemos orar incessantemente (Efésios 6:18; 1 Tessalonicenses 5:17). Nossa dependência do sacrifício de Cristo não deve sofrer interrupção! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

 #ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌