A SÓS COM JESUS
28 de março
O Bom Caminho
Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no carinho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos. Jeremias 6: 16.
Com frequência este verso tem sido usado para dizer que devemos vestir-nos, cantar e comportar-nos como no passado. Mas no contexto em que o verso é apresentado a mensagem é diferente. “Perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho e andai por ele” é o conselho divino. Quais são essas veredas antigas? Qual é esse bom caminho? Quando Jesus esteve na Terra, Ele pessoalmente deu a resposta: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão através de Mim.”
Jesus é o caminho. As pessoas se esquecem dos princípios quando se esquecem de Jesus. Conformam-se com este século quando se esquecem de Jesus. Começam a tornar-se frívolas quando esquecem o caminho.
Abandonar as veredas antigas não é simplesmente deixar princípios ou normas morais. Abandonar as veredas antigas é perder de vista o caminho, e o caminho é Jesus.
O profeta Jeremias afirma no verso de hoje que o resultado de retornar às veredas antigas é que o povo acharia descanso para a alma. Você lembra que em certa ocasião também Jesus disse: “Vinde a Mim os que estais cansados e sobrecarregados, levai Meu jugo sobre vós e achareis descanso para as vossas almas.”
Qual era o convite de Jesus? Estava Ele querendo que Seu povo simplesmente retornasse a costumes do passado ou estava querendo que Seus filhos retornassem para Ele”?
Jesus veio a este mundo para dar sentido a uma religião moralmente correta, mas espiritualmente vazia. Os filhos de Israel naquele tempo tinham perdido de vista muito mais do que princípios morais, tinham perdido de vista o caminho. Tentando achar as veredas antigas estavam se perdendo num emaranhado de detalhes e dizimando até a menta e o coentro, mas Jesus veio para dizer ao Seu povo: “Esses detalhes não são o caminho; Eu sou o caminho, Se Meu povo viver uma vida de comunhão comigo, de maneira natural viverá abundantemente os princípios eternos da lei que é Meu caráter.”
O profeta Jeremias termina dizendo: “Mas eles dizem: não andaremos." Jesus também, antes de Sua morte, disse: “Tentei juntar teus filhos debaixo das Minhas asas, e não quisestes."
“Não andaremos”, “não quisestes”. Aí estava o Caminho oferecendo descanso para as almas, mas ninguém quis saber nada dEle.
E quanto a você, hoje? Ande hoje no bom caminho, mas não esqueça que o bom caminho é Jesus, e não apenas um código moral.
MINISTÉRIO BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário