Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Semelhantes a Ele

 A SÓS COM JESUS

23 de fevereiro

      Semelhantes a Ele

    Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. Mateus 5:48.

   Esta declaração, que tem atormentado muita gente, é praticamente o resumo do sermão do Monte. No verso 45 Jesus apresenta o ideal de Deus para nós: “Que sejais filhos de vosso Pai”. Os filhos geralmente se parecem com o pai, no caráter. Pais e filhos têm uma convivência diária e permanente e quase sem perceber os filhos seguem as pisadas do pai. 

   No Sermão do Monte, Cristo está combatendo a “perfeição” humana. Os judeus se preocupavam tanto com os detalhes mínimos da letra que tinham perdido o espírito da lei de Deus. Amavam a sua gente, eram gentis e corteses, praticavam atos de “misericórdia” entre eles, mas nem olhavam para os gentios e na melhor das hipóteses os olhavam com desprezo. 

   Jesus os desafia no verso 46: “Que recompensa tereis se amais aos que vos amam? Não fazem também assim os publicanos?” Então vem a ordem: “Sede perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste.” Vosso Pai, aquele verso 45, que “faz sair o sol sobre bons e maus, que faz chover sobre justos e injustos”. 

   Embora o verso de hoje se refira à perfeição de caráter em geral, o contexto nos mostra que Jesus fala em especial da perfeição no relacionamento com as pessoas, com os que não são de nossa raça, com os que não pertencem a nosso grupo social, com aqueles que pertencem a outra religião têm filosofias diferentes das nossas. 

   Pode você olhar com amor para um “punk” ou um homossexual que defende na TV a posição de que o homossexualismo não é um pecado e sim uma nova opção? 

   Pode você ser capaz de orar por um neonazista ou por um líder desonesto? “Que mérito tem”, pergunta Jesus, “se você ama aos que o amam?” Se o Pai que está nos Céus ama aos bons e aos maus, seja você perfeito como Seu Pai Seja capaz de aceitar e amar as pessoas como são. 

   E duro, não é? Mas o Pai também prometeu: “Eis que estarei convosco todos os dias até à consumação dos séculos.” Como? Pela presença do Espírito Santo em nossa vida. Santificando a nossa vontade, purificando nossos sentimentos e reproduzindo cada dia em nossa vida Seu caráter, para nos tornarmos mais semelhantes.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário