A SÓS COM JESUS
8 de fevereiro
A Obediência dos Filhos
Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Efésios 6:1.
A obediência é um fruto da vida cristã. A obediência como simples código moral é de pouco valor para Deus, mas como fruto espiritual é um cheiro agradável para glória do Seu nome.
Quase sempre usamos o texto desta manhã para “lembrar” aos filhos o dever de obedecer, mas o leitor cuidadoso perceberá verdades maravilhosas embutidas no texto, como por exemplo: Como é que se faz para que a obediência seja autêntica? Por que obedecer? A obediência é resultado de ser ou de fazer?
“Sede obedientes”, diz São Paulo. O apóstolo vai à essência das coisas. Há uma enorme diferença entre ser obediente e obedecer. Aquele que simplesmente está disposto a obedecer vai fazê-lo enquanto está sendo vigiado. À sua preocupação é que todo mundo fique satisfeito observando seu comportamento. Mas aquele que é obediente encara a obediência não como um dever, mas como um estilo de vida. A obediência brota de um coração regenerado e transformado pelo Espírito de Deus. Por isso o conselho de Paulo é que sejamos obedientes no Senhor. Não existe outro caminho que nos leve à genuína obediência; é só no Senhor, no Seu poder e na Sua graça. Porque “isso é justo”, acrescenta Paulo, e se você lembra que a justiça não é apenas um atributo, mas uma Pessoa, então terá um quadro completo do que o apóstolo está querendo dizer: “Filhos busquem a Jesus, façam dEle o centro de sua vida, vivam em companheirismo permanente com Ele. Façam dEle o seu Grande Amigo. NEle vocês acharão o perdão, a transformação e o poder para viver e para ser e não somente para aparentar.”
Se você é filho, pergunte-se: “E Jesus uma simples teoria, uma doutrina, um nome bonito que você ouviu falar de seus pais desde que era criança? Ou é Jesus um amigo em quem você pode confiar e com quem você gosta de passar muito tempo a sós?
Eu, como pai, penso: Estou tentando mostrar aos meus filhos que Jesus é uma Pessoa? Ou estou mais preocupado em que eles “não saiam da linha” sem dar-me o trabalho de ensinar-lhes que o cristianismo não é simplesmente uma coleção de proibições, mas um estilo de vida e de companheirismo com a Pessoa mais extraordinária e maravilhosa que o mundo já viu: Jesus?
MINISTÉRIO BULLÓN - MEDITAÇÃO DIÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário