Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Apocalipse 14
Comentário: Flávio da Silva de Souza
Neste capítulo o tema da adoração continua, mas aqui o foco é a adoração a Deus (Ap. 14:7) e a consequência da adoração à besta é denunciada (Ap. 14:9-11). Apocalipse 14 apresenta três anjos cujas mensagens estabelecem uma clara distinção entre os seguidores da besta e os seguidores do Cordeiro. Eles são o apelo final de Deus para o Planeta Terra antes que Jesus venha, com a foice na mão, para colher os habitantes da Terra.
Se em Apocalipse 13 os adoradores da besta apresentam a marca da besta, em Apocalipse 14 os adoradores de Deus recebem o Seu selo. Tanto o selo como a marca indicam propriedade, sendo assim sinais de lealdade. Os que recebem o selo de Deus são os que guardam os mandamentos (Ap. 14:12), portanto obedecem a Deus, adoram ao Criador. Já os que recebem a marca da besta, devotam sua obediência a ela, adoram a criatura.
É importante observar que o apelo à adoração a Deus é dado no contexto da chegada da hora do juízo (Ap. 14:7), portanto uma questão de vida ou morte. Além disso, a linguagem utilizada é a de Êxodo 20:11, o que aponta para a importância da adoração ao Criador, no dia que o Criador escolheu e santificou após a criação.
Como você tem adorado ao Criador? De acordo com o seu gosto ou conforme a vontade de Deus?
Flávio da Silva de Souza
Professor de Teologia Sistemática
SALT – Seminário Latino Americano de Teologia
#rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário