Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Gálatas 1
Comentário: Carl P. Cosaert
Gálatas é uma carta curta e fascinante. Parece ser a mais antiga epístola de Paulo, escrita, talvez, um pouco antes do Concílio de Jerusalém em 50 d.C. Alguns naquela igreja estavam convencidos de que os gentios convertidos deveriam tornar-se judeus antes de se tornarem cristãos. Isso significava que os homens gentios deveriam ser circuncidados (cf. Atos 15:1).
Apesar de Paulo não se opor à importância da obediência, ele percebeu que esse tipo de teologia, na verdade, minava o próprio fundamento do evangelho – a plena suficiência de Cristo para a salvação. Ao insistir na circuncisão, esses indivíduos dentro da igreja, talvez sem perceber, estavam estabelecendo um comportamento humano como pré-requisito para a salvação e isso é legalismo.
Gálatas é um apaixonado apelo de Paulo aos novos crentes gentios a permanecerem fiéis ao evangelho. Nessa carta, Paulo nos lembra de que a salvação está enraizada no que Jesus já fez pela raça humana ao entregar a Sua vida como um sacrifício substitutivo pelos nossos pecados. Seu sacrifício traz consigo não só o perdão, mas também a liberdade do poder escravizador do pecado (v. 4).
E quanto a nós? Por meio de nossas palavras e ações estamos inadvertidamente substituindo a plena suficiência de Cristo para a salvação por alguma forma de comportamento humano?
Que o tempo dedicado ao estudo das cartas de Paulo fortaleça em nós a certeza de que o evangelho diz respeito ao que Cristo fez, e que a nossa obediência é apenas o resultado de estarmos firmados em Cristo.
Carl P. Cosaert
Professor Associado de Religião
Universidade de Walla Walla
Estados Unidos
#rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário