Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Atos dos Apóstolos 17
Comentário: Ron E. M. Clouzet
Tessalônica, Beréia e Atenas: três cidades gregas, e três diferentes abordagens usadas por Paulo no evangelismo.
Em Tessalônica, Paulo falou durante três semanas na sinagoga para judeus e gregos tementes a Deus. Ele contou sua história de conversão, com foco na lei de Deus, e explicou o verdadeiro significado dos ritos e cerimônias vinculados ao Templo.
Em Beréia, quase 60 quilômetros a oeste, Deus abriu outra porta para a pregação do evangelho. Aqui, Paulo passou falou sobre os mesmos assuntos, com a diferença de que os bereanos estudaram a Palavra “diariamente” (v.11). Quando faço evangelismo público, acho muito proveitoso apresentar a Palavra de Deus todas as noites. O Espírito de Deus atua poderosamente e muda corações. Em contraste com Tessalônica, “muitos” dos bereanos creram em Jesus, e pessoas proeminentes também abraçaram o evangelho (v. 12).
Mas o grande desafio seria Atenas. Aqui, Paulo falou a respeito do Deus que eles não conheciam, Aquele que dá vida e respiração a todos, ressuscita os mortos, e julga todas as nações. Poucos ouvintes creram, mas alguns aceitaram a Jesus, mesmo entre os mais influentes.
A abordagem de Paulo variava de acordo com o público. A história era a mesma, mas o ponto de partida era diferente. Aprendemos com Paulo o seguinte: procure entender as pessoas, ao mesmo tempo em que você ora procurando obter acesso ao coração delas.
Ron E. M. Clouzet
Diretor da Associação Ministerial
Divisão do Norte da Ásia e do Pacífico da IASD
#rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário