Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Mateus 6
Comentário: Oleg Kostyuk
A língua em que foi proferida a Oração do Senhor encerra um significado profundo. O Novo Testamento foi escrito em grego. Jesus, por outro lado, falava aramaico, a língua da comunicação diária. Os estudiosos da Bíblia concordam que Jesus também apresentou esta oração na língua aramaica, o que em si já foi uma ação revolucionária.
Apesar dos judeus falarem aramaico em suas vidas diárias, eles deveriam recitar suas orações em hebraico, não em aramaico. O hebraico era considerada língua sagrada. Assim, o uso do aramaico nas orações diárias e na adoração era inaceitável naquele tempo.
Hoje, os cristãos são às vezes inclinados a usar uma versão mais antiga e erudita de sua língua [NT: “inglês antigo”, no original] pensando que seria mais santo. O mesmo aconteceu na era medieval quando os cristãos usavam o latim em orações. Na verdade, apenas a tradução latina da Bíblia era aceitável na adoração cristã naqueles dias.
Ao nos ensinar a orar Jesus transforma a visão de religiosidade do seu tempo. Para Jesus não há nenhuma língua sagrada, não existe uma cultura sagrada. Os crentes são incentivados a adentrar na presença de Deus usando a linguagem do seu coração.
Oleg Kostyuk
Hope Channel Program Host
#rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário