Páginas

domingo, 23 de maio de 2021

Mateus 25 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Mateus 25

Comentário: Stephen Bauer

 Dois temas importantes se destacam em Mateus 24 e 25. O primeiro é o tema da data da  vinda de Cristo. Se por um lado ninguém sabe o dia nem a hora (24:36), por outro podemos saber que o tempo de Sua vinda está próximo (24:32-35). Apesar de podermos saber da proximidade, muitos serão pegos de surpresa (24:39) e Ele virá para eles em um momento inesperado (24:44). Relacionado com este momento inesperado, alguns pensarão que o retorno está demorando e não farão uma preparação adequada (24:45-51; 25:1-13). O servo que trabalha fielmente para promover os interesses do Mestre, estará permanentemente preparado para o seu retorno.

A segunda ênfase temática é a mensagem do julgamento. As referências a Noé e ao dilúvio, os servos fiéis em contraste com os servos infiéis (Mt 24:36-51), juntamente com as parábolas das 10 virgens, dos talentos e da separação das ovelhas e dos bodes, todas apontam para uma grande separação dos justos e dos perversos através de um processo de julgamento.

Fica evidente que Jesus não está ensinando que todos serão salvos (universalismo). Deus julga e acerta contas com cada pessoa individualmente. Entretanto, o servo que se envolve com os negócios do Rei, multiplicando talentos e tratando os demais servos com dignidade e graça, não precisa se preocupar com o julgamento.

Stephen Bauer, Ph.D.

Professor de Teologia e Ética

Universidade Adventista do Sul

#rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário