Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Mateus 1
Comentário: Oleg Kostyuk
Os primeiros dezessete versículos do Evangelho de Mateus geralmente são lidos rapidamente, porque se compõem de uma lista de nomes. Mas, o conhecido reformador Ulrich Zwingli disse: “A genealogia de Jesus, se entendida corretamente, contém o essencial da teologia ou a mensagem central da Reforma”. Ou seja, a salvação pela fé.
De fato, seu primeiro sermão na Catedral de Zurique, em Janeiro de 1519 foi sobre a “Genealogia de Jesus”. Até o dia de hoje, a porta principal da Catedral contém as imagens esculpida das quatro mulheres mencionadas na linhagem de Jesus: Raabe, Rute, Bate-Seba, e Maria.
Por que Mateus deliberadamente mencionou estas mulheres na genealogia de Jesus?
A lista começa com Tamar que fingiu ser uma prostituta a fim de ter um filho do seu sogro Judá (cf. Gên 38:1-30). Raabe era uma não-judia e prostituta. No entanto, ela escondeu dois espias judeus e salvou suas vidas (Jos 2:1-21). Existe um livro inteiro na Bíblia dedicado a Rute, que apesar de não ser judia foi considerada justa e foi a bisavó do rei Davi. Mateus não citou Bate-Seba, a outra mulher ancestral de Jesus. Ele simplesmente afirma que ela era a mulher de Urias, o oficial que foi intencionalmente enviado por Davi à frente do campo de batalha para ser morto.
Pode-se facilmente notar duas características principais compartilhadas por essas mulheres: (1) elas eram gentias ou eram casadas com gentios e (2) algumas não tinham boa reputação. No entanto, são listadas na genealogia dos reis, que é também a genealogia do Rei dos Reis.
Mateus termina a genealogia, dizendo-nos que Maria deu à luz a Jesus, o Rei, que é tão perdoador que gentios e pessoas com escandalosa reputação são listados em Sua ascendência.
Oleg Kostyuk
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