Páginas

domingo, 14 de março de 2021

Amós 5 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Amós 5

Comentário:  Deepati Vara Prasad

Israel era orgulhosa, sentia-se superior. Entretanto, esta nação cairia e ninguém a levantaria. O profeta lamenta a respeito de Israel, refletindo o espírito de Cristo, “que não só mostra o pecado, mas Se entristece quando deve punir o pecador (vv. 2; ver Lc 19:40-44)” CBASD 4:1071. Deus deseja a salvação de todos, mas quem não deixar seus maus caminhos não pode escapar da Sua punição (2 Pedro 3: 7-9).

Os ímpios odiavam quem os repreendiam e falavam a verdade. Eles oprimiam os pobres e exigiam deles pesadas contribuições. Amós pede a Israel para buscar o bem e não o mal (v.14).

No mundo, muitos enganam a si mesmos. Alguns têm prazer em fazer o mal, prejudicando outros; outros, não fazem o mal, nem fazem o bem – são inúteis; outros, ainda, fazem tanto o bem como o mal – são hipócritas. Somente aqueles que odeiam o mal e amam o bem são justos e recebem a promessa da presença de Deus habitando com eles e da Sua graça transformadora (vv. 14-15).

O desejo do Senhor é que “corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene!” (v.24 NVI), ou seja, um abastecimento contínuo de água como de um ribeiro perene em vez de uma corrente sazonal de águas. Justiça e retidão, os valores fundamentais de toda a estrutura da fé bíblica, são os atributos divinos que Deus compartilha com seus leais parceiros de concerto. Sem isso a religião se transforma em formalismo sem sentido e hipocrisia (v. 27).

Deepati Vara Prasad

Watchman Publishing House, India

#rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário