Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Amós 2
Comentário: Deepati Vara Prasad
Deus através do profeta Amós, adverte Moabe (vv. 1-3), expõe os pecados de Judá (vv. 4-5) e finalmente, preparando um clímax para a série de mensagens do restante do livro, Amós com força total denuncia Israel por injustiça, crueldade, incesto, luxo e idolatria (vv. 6-8) e ingratidão para com Deus, apesar de Suas misericórdias temporais e espirituais (vv. 9-12).
Israel estava cometendo injustiças sociais – subvertendo o juízo por dinheiro e vendendo o pobre por um par de sandálias.
Mesmo os humildes, pacíficos, despretensiosos, e geralmente piedosos se tornavam orgulhosos, auto-confiantes, e não sentiam necessidade de Deus em suas vidas. O Santo Nome do Senhor era profanado pelos crimes horríveis que eles praticavam à vista das outras nações.
O Senhor repreendeu Israel por sua ingratidão pela graça e bondade que Ele lhes havia mostrado ao livrá-los da escravidão egípcia, dando-lhes a terra de Canaã (v. 10) e por desprezarem a palavra profética dos nazireus e profetas suscitados por Deus, a quem chegaram a desvirtuar o ministério (vv. 11, 12).
Por recusarem a repreensão, toda a segurança que julgavam ter seria como o chão em terremoto diante da destruição; todo talento de guerra seria inútil. Ninguém, nem o mais forte ou o mais corajoso poderia defender seu território e se salvar (vv. 13-16).
Judá e Israel gradualmente se afastaram de Deus por não dar atenção à Sua voz transmitida pela Sua Palavra e pelos profetas. Que isto não aconteça conosco. “Quando fecham os ouvidos para não ouvir a Palavra de Deus, as pessoas fecham a avenida pela qual o Espírito Santo tem acesso à alma.” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1062.)
Deepati Vara Prasad
Watchman Publishing House, India
#rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário