Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Daniel 10
Comentário: Koot van Wyk
Após orar e jejuar durante três semanas (v. 2 e 12), Daniel recebe o mensageiro Gabriel que lhe diz que suas palavras foram ouvidas no Céu. Jamais saberemos, enquanto neste mundo, as forças espirituais que as nossas orações moveram em favor de quem intercedemos.
Gabriel revela que desde o momento do início da oração de Daniel, ele viera atuar sobre o rei da Pérsia, mas durante estes 21 dias, o ”príncipe da Pérsia” lhe havia resistido, com tanta intensidade que foi necessário que Miguel, o “Príncipe dos exércitos do Céu” (v. 13, Clear Word), ou seja, o próprio Cristo, viesse ajudá-lo a conseguir a vitória.
O uso da expressão “príncipe da Pérsia” em oposição ao “Príncipe dos exércitos do Céu” revela a guerra espiritual que se trava nos bastidores dos governantes terrenos. Alguma decisão muito importante que envolvia o povo de Deus estava nas mãos de Ciro, provavelmente a retenção do povo de Deus na Babilônia ou a proibição da reconstrução do templo e dos muros de Jerusalém. Felizmente a vitória foi ganha; “as forças do inimigo foram contidas todos os dias de Ciro e todos os dias de seu filho Cambises” (PR 572).
Deus respeita a decisão dos homens em rejeitar a Sua influência. Mas quando Seu povo, como Daniel, intercede com espírito humilde, todo o Céu trabalha em seu favor.
Koot van Wyk
Universidade Nacional Sangju
Coreia do Sul
#rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário