Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica : Daniel 1
Comentário: Koot van Wyk
Daniel e seus amigos estavam em apuros. Eles enfrentaram decisões que testaram sua fé e tiveram que decidir rapidamente. O rei também bebia vinho (v. 8) e Daniel sabia que o álcool e a educação não são bons parceiros. “Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim ele morde como serpente e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas” (Prov 23:31-33, NVI). Então eles resolveram firmemente não se contaminar com a comida e a bebida escolhidas pelo rei para a sua mesa (v. 8).
O conhecimento e o amor que tinham pelas Escrituras os ajudaram a tomar decisões sóbrias e vitais. Eles poderiam ser cativos do rei da Babilônia, mas não sua mente e alma.
Deus aprovou a decisão de Daniel e seus companheiros e os abençoou nesta prova de fé. Deus apreciou muito a fé dos quatro companheiros e lhes deu “sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência” (v. 17a NVI). A Daniel foi dado adicionalmente o talento de interpretar visões e sonhos (v. 17b).
Daniel termina o resumo de sua história pessoal dizendo que ele trabalhou para Babilônia até o primeiro ano do rei Ciro (v. 21), em 538 aC. Se ele tinha 16 anos na época do cativeiro, tinha mais de 80 anos quando terminou sua carreira.
Querido Deus,
A autobiografia de Daniel fala sobre Ti. Vemos ali a Tua mão ao redor dele o tempo todo. Queremos ser assim também ser cuidados por Ti. Ao passarmos por situações difíceis ajuda-nos a sermos vitoriosos como Daniel e seus companheiros. Amém.
Koot van Wyk
Universidade Nacional Sangju
Coreia do Sul
#rpsp #palavraeficaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário