Páginas

domingo, 10 de janeiro de 2021

Ezequiel 19 - Comentários

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Ezequiel 19

Comentário:  Chawngdinpuii Chawngthul

Ezequiel 19 é um lamento sobre a queda dos monarcas em Judá e sua desolação e cativeiro. Foi escrito em forma poética e compreende duas partes.

A primeira parte (v. 1-9) fala do fim trágico de dois dos últimos reis de Judá. Este reino é retratado como uma leoa criando seus filhotes (v. 2). O primeiro filhote, Jeoacaz, assumiu o trono após a morte de seu pai, Josias. Ele reinou apenas durante três meses, quando Faraó Neco II veio em 609 aC e carregou-o em cadeias para o Egito, onde morreu mais tarde em cativeiro (2Rs 23:31-34, Jer 22:11-12). O segundo filhote era ou Joaquim, que depois de um breve reinado de três meses, foi levado para a Babilônia em 597 aC (2Rs 24:8-15) ou Zedequias, que após ter seus olhos removidos foi levado para a Babilônia, preso com algemas de bronze, em 586 aC (2Rs 24:18-25:7).

Tivesse Zedequias aprendido com os erros de seus antecessores e atendido à Palavra de Deus, a cidade de Jerusalém e o Templo não teriam sido destruídos (Jr 38:17). Mas sua resistência obstinada resultou na queda de Judá e no fim da monarquia.

Não vale a pena persistir no pecado, porque o resultado final é sempre a destruição.

Chawngdinpuii Chawngthu

Universidade Adventista Spicer, Índia

#rpsp #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário