Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Salmos 103 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 103
Comentário: R. Lynn Sauls

O Salmo 103 é um dos salmos mais alegres e bonitos. Quando nosso filho era adolescente, uma vez eu li este salmo em voz alta no fim do sábado. Quando eu terminei, ele falou, com lágrimas na voz: “Isto é LINDO!”

Este Salmo é trabalhado como se fosse uma grande sinfonia musical, com quatro partes. Leia em voz alta e dê uma boa pausa após cada seção.

Na seção introdutória (v. 1-5), o orador fala para si mesmo. O Salmo 103 mostra-nos como falar para nós mesmos e ensinar à nossa alma a se lembrar de todos os benefícios do Senhor: como Ele perdoa os nossos pecados, cura as nossas doenças, nos redime da destruição, coroa-nos com graça e misericórdia e satisfaz nossa boca com coisas boas. Ele nos mostra de que modo proceder a fim de louvar a Deus.

Na segunda parte (vs. 6-14), o salmista se transforma de orador a porta-voz dos filhos de Israel, lembrando como o Senhor os livrou da opressão egípcia e foi “misericordioso e compassivo, mui paciente e cheio de amor” (v. 8 NVI).

A terceira parte (vs. 15-18) ilustra a brevidade da vida do homem sem Deus.

Na quarta seção (v. 19-22a) o salmista resume por que Deus ajuda os indivíduos e seu povo: “O Seu reino domina sobre tudo” (v. 19b). Então, o orador convida uma miríade de anjos e todas as obras de Deus para louvá-Lo.

Ao lermos o final do verso 22, podemos nos juntar ao salmista enquanto ele repete a primeira linha do Salmo: “Que todo o meu ser Te louve, ó Senhor!” (v. 22b, NTLH).

R. Lynn Sauls
Professor aposentado de inglês e jornalismo
Southern Adventist University,EUA

#rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário