Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Louvor ao Senhor- Salmos 89

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 
Leitura Bíblica – Salmos 89
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Leia atentamente cada verso deste Salmo. Ore por alcançar interpretação que alimente teu coração.

Um apanhado geral amplia nossa visão para compreender a mensagem de Deus a nós:

• Louva-se a Deus pela aliança eterna realizada com Davi (vs. 1-4);
• Convoca-se a celebrar ao poderoso Deus que fez aliança com Davi (vs. 5-18);
• Explica-se detalhadamente como se deu a aliança divina com Davi (vs. 19-37);
• Confronta-se a Deus pela miséria que se encontrava a nação da aliança (vs. 38-45);
• Clamor ao Senhor para lembrar-Se de Sua promessa em relação a Davi para então restaurar Israel do cativeiro (vs. 46-51);
• Conclusão de louvor ao Senhor (v. 52).

“O salmo 89 fornece uma clara compreensão das questões mais sérias [da Bíblia]. A promessa de Deus a Davi em 2Samuel 7 é de um reino duradouro (89.19-37). Se a linhagem de Davi não está mais ocupando o poder, então o que acontece com essas promessas (89.38-45)? É palpável a apreensão do escritor. Esse choque leva a perguntas temporais (por quanto tempo?) e espaciais (onde está teu antigo grande amor?) que refletem a mortalidade e as limitações físicas dos seres humanos. As alianças tanto abraâmica tanto davídica parecem correr risco, pois a terra e a monarquia se foram. Por acaso Deus se esqueceu de Sião?” (Paul R. House).

• Argumentos fortes, não?

Ainda que o Salmo de Etã não forneça todas as respostas “que ele próprio levanta, na verdade oferece pistas de soluções encontradas mais comumente em outras passagens canônicas. Ao acentuar o poder e a fidedignidade de Deus (89.1-37), o salmista parece entender que a derradeira resposta acha-se no caráter de Yahweh. Deus não pode mentir (Nm 23.19) e é eterno (Êx 3.14; Dt 33.27), de forma que, com base na natureza do Senhor, a promessa tem de se cumprir no futuro. Ao refletir sobre a maneira como o servo de Deus é ridicularizado entre as nações, o salmista lembra os leitores do servo sofredor de Isaías 53. O herdeiro de Davi tem de sofrer e experimentar o livramento da mesma maneira como acontece com o próprio Davi (Zc 13.1-9). O sofrimento é parte da glória da aliança davídica” (House).

Jesus tem o “SIM” de Deus para todas as Suas promessas. Ligue-se a Ele e serás abençoado(a)! – Heber Toth Armi.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário