Páginas

domingo, 31 de maio de 2020

Agenda de Oração- 31/05

📮Agenda de Oração

O que as pessoas esperam e o que o Espírito de Deus oferece

📖Leitura do dia
Gálatas 5.16-26

Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. Mas, se são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei.

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
💡Desafios

🛐Ore por sabedoria para que a Palavra de Deus se torne relevante na sua vida e na sua família.

Examine a sua vida à luz da Bíblia.

Compartilhe a Palavra de Deus com seus familiares, amigos vizinhos.

Hoje, pratique atos de amor, bondade, alegria, paz, fidelidade, mansidão, domínio próprio...

🛐Ore pedindo ao Senhor por sabedoria para cumprir o que a Palavra dEle diz em Gálatas 5:16-26
@moracao @jespiritual #agendadeoração

O maior dos salmos- Salmos 119

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 119
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Bebidas alcoólicas, cigarros, drogas, sexo sem compromisso, jogos de azar, e todo tipo de prazer que é contra os princípios divinos apenas iludem, pois são apenas paliativos que apenas arruínam a alma humana.

Estudar a Bíblia de verdade, com oração e dedicação intensa, resulta em alegria e prazeres que superam aos prazeres mundanos mesmo concentrados. O Salmo 119 é o maior dos Salmos, o maior capítulo bíblico, com 176 versículos. Por que alguém escreveria tanto sobre a Palavra de Deus senão por prazer?

Uma síntese do Salmo realizada por E. W. Grand revela o apreço do Salmista pela Palavra divina:

1. A bem-aventurança de obedecer a Palavra (vs. 1-8);

2. Purificação pela Palavra (vs. 9-16);

3. Discernimento pela Palavra (vs. 17-24);

4. Insuficiência pessoal percebida por meio da Palavra (vs. 25-32);

5. O poder da Palavra (vs. 33-40);

6. Vitória por meio da Palavra (vs. 41-48);

7. Descanso e consolo por meio da Palavra (vs. 49-56);

8. A perseverança na Palavra (vs. 57-64);

9. A preciosidade da Palavra em bons e maus momentos (vs. 65-72);

10. Discernimento por meio da Palavra (vs. 73-80);

11. O aflito é fortalecido pela Palavra (vs. 81-88);

12. O caráter eterno da Palavra (vs. 89-96);

13. Sabedoria por meio da Palavra (vs. 97-104);

14. A Palavra é lâmpada e luz para todas as ocasiões (vs. 105-112);

15. Os perversos e a Palavra (vs. 113-120);

16. Separação e livramento por meio da Palavra (vs. 121-128);

17. Alegria e comunhão por meio da Palavra (vs. 129-136);

18. Zelo pela Palavra (vs. 137-144);

19. Experiência por meio da Palavra (vs. 145-152);

20. Salvação por meio da Palavra (vs. 153-160);

21. A perfeição da Palavra (vs. 161-168);

22. Oração e louvou por meio da Palavra (vs. 169-176).

Cada estrofe contém oito versículos, iniciando com cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico – um magnífico poema artístico exaltando a Palavra de Deus revelada à humanidade.

Um ponto relevante deste Salmo é que não existe reavivamento espiritual genuíno, sólido e duradouro fora da Palavra de Deus (vs. 25, 37, 40, 50, 88, 107, 149, 154, 156, 159). “A Palavra de Deus tem um poder vivo, porque a Palavra escrita não pode ser separada de Sua pessoa” (Neil T. Anderson).

Sejamos reavivados pela Palavra – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 119-Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 119
Comentário: Jan Harry Cabungcal

Este é o capítulo mais longo da Bíblia e é dividido em 22 segmentos, cada um deles iniciado, no original, pelas palavras do alfabeto hebraico. Cada segmento ou estrofe é uma meditação sobre as excelências da Palavra de Deus e da importância dela em nossas vidas. É uma canção de amor apaixonado de Davi pela Palavra de Deus.

É incrível como Deus preservou a Bíblia ao longo da história. Ela é publicada em mais de 400 línguas e milhares de exemplares são distribuídos todas as semanas. Mais livros foram escritos sobre a Bíblia do que sobre qualquer outro assunto e mais escritores citaram a Bíblia do que qualquer outra fonte. Existem mais manuscritos antigos da Bíblia do que documentos de qualquer outro escrito antigo popular. Então, quando Davi canta a Palavra de Deus como uma luz que brilha na escuridão (v. 105), a evidência é esmagadora.

Muitas bênçãos nos chegam a partir do estudo da Palavra de Deus, mentalmente, fisicamente , e, acima de tudo, espiritualmente. Quando Jesus foi tentado no deserto pelo maligno, Ele dependeu unicamente das Escrituras (Mateus 4:1-11). Isso é o que precisamos fazer cada vez mais à medida que avançamos em direção ao fim dos tempos.

Passemos tempo com a Palavra de Deus. Não somente para aprender intelectualmente o que a Bíblia diz, mas para colocar em prática os seus ensinos em nossas vidas. Deus fala amorosamente ao nosso coração através da Bíblia.

Dwight Nelson
Andrews University, Estados Unidos
#rpsp

sábado, 30 de maio de 2020

Confiando no Senhor- Salmos 118

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 118
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Muitos gastam seu suado salário em coisas supérfluas. Outros fazem dívidas para adquirir coisas desnecessárias. Do mesmo modo, muitos investem seu precioso tempo em coisas insignificantes em relação ao que realmente importa na vida.

O Pr. Erton Köhler convida-nos a refletir profundamente:
• Se você tem uma semana especial na igreja e um convite para comer pizza com os amigos no mesmo horário do culto da noite, qual dos dois escolhe?

• Se tem apenas 15 minutos pela manhã, você escolhe a comunhão pessoal ou o desjejum?

• Onde você gasta mais tempo: nas redes sociais ou nos momentos devocionais?

• As perguntas poderiam ser diferentes, mas Deus realmente ocupa o primeiro lugar?

O Salmo enfatiza amor ilimitado, infinito e imensurável de Deus por nós que, ao percebê-lo, devemos reagir positivamente. O que só será possível colocando Deus em primeiro lugar em nosso coração, agenda e vida.

• Devemos agradecer a Deus por Ele ser bom, temos que contar ao mundo sobre Seu amor e, unir-nos para impactar as nações com Seu amor em ação através de nós (vs. 1-4).

• Ao confiarmos em Deus, de todo coração, experimentaremos respostas incríveis a nossas orações, livramento indescritível e satisfação inigualável por Suas sublimes ações em nosso favor (vs. 5-16).

• Os que são reavivados por Deus quando a morte sufocava, que recebem a vida eterna como resultado da substituição do pecado pela justiça de Cristo, agradecem, louvam e exaltam a Deus destemidamente (vs. 17-20).

• A salvação ofertada ao desgraçado pecador resulta em gratidão, devoção e celebração festiva ao Senhor quanto recebida de bom grado (vs. 21-25).

• Sinceridade na adoração ao Deus que operou nossa salvação gera fidelidade no louvor a Ele; isso desperta outras pessoas a terem a mesma experiência, aumentando, assim, o número dos adoradores do verdadeiro Deus (vs. 26-29).

Certamente, nunca será tempo perdido ou atitude vã louvar e adorar a Deus mesmo com coração triste e angustiado, mesmo com a vida toda destruída. Pois, ao erguer-se em louvor e adoração ao Ser amoroso e bondoso, o coração será renovado, restaurado e vivificado.

Em suma, quanto mais aproximarmos de Deus, mais nítido nos tornará Seu caráter. Quanto mais íntimo dEle tornarmos, mais perceberemos Quem Éle é e quão bom é Ele! Assim, confiaremos mais nEle!
Valerá a pena! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 118 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 118
Comentário: Jan Harry Cabungcal

Para o evento da Páscoa, todas as casas de Jerusalém eram abertas aos peregrinos. Mas isso não era suficiente e tendas eram montadas em todo o espaço disponível na cidade e nas colinas ao redor. A Páscoa era celebrada com suas cerimônias solenes e impressionantes para comemorar a libertação da escravidão no Egito, e apontava para o sacrifício que deveria trazer libertação da escravidão do pecado.

Assim como Israel celebrava a libertação de seus pais por Deus e a preservação milagrosa deles durante sua jornada do Egito, também devemos lembrar com gratidão os caminhos através dos quais Deus nos trouxe das trevas para a luz preciosa de Sua graça e verdade.

A Festa dos Tabernáculos não só celebrava a colheita, mas apontava para a presença de Deus no deserto [NT: lit. “ermo” ] e adiante, para o grande dia da reunião final. O Senhor enviará os seus ceifeiros para ajuntar o joio em fardos para o fogo e para colher o trigo em seu celeiro. Naquele tempo os ímpios e o pecado serão destruídos. E toda voz em todo o universo se unirá em alegre louvor a Deus.

Jan Harry Cabungcal, neurocientista
Europa para Jesus, Suiça
#rpsp

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Adoração – Salmos 117

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 117
Comentário: Pr.  Toth Armí

Este é o menor dos salmos, com uma mensagem que inclui o mundo inteiro. Eu e você somos contemplados nele.

“Uma compreensão correta deste salmo nos ajuda a dar o devido valor a pelo menos quatro privilégios do povo de Deus”, afirma Warren W. Wiersbe. Os quais ele destaca:

• Adorar a Deus (v. 1a): …Quando louvamos ao Senhor, não apenas Lhe falamos de Sua grandeza, mas também O elogiamos diante daqueles que ouvem nossos cânticos. A adoração e o louvor são as ocupações mais elevadas às quais podemos dedicar nossa voz e as atividades que nos ocuparão por toda a eternidade!

• Compartilhar o evangelho (v. 1b): …A Igreja de hoje deve levar a luz do evangelho a todo o mundo (Atos 13:47). Paulo cita esse versículo em Romanos 15:11, como parte de sua explicação sobre a relação entre a igreja e Israel. Os apóstolos e outros judeus cristãos da igreja primitiva louvavam ao Senhor tanto entre judeus quanto entre gentios (Romanos 15:9), conforme relata o Livro de Atos. Por meio desse testemunho cada vez mais amplo, muitos gentios vieram a crer em Cristo e passaram a louvar a Deus com os cristãos judeus (Romanos 15:10), pois cristãos judeus e gentios constituíam um só corpo em Cristo (Efésios 2:11-22)….

• Depender do grande amor de Deus (v. 2a): …Se não fosse pela bondade misericordiosa de Deus, ainda estaríamos em trevas, condenados à morte… Somos salvos pela graça e vivemos pela graça, dependendo exclusivamente da generosidade do Senhor em Jesus Cristo. Uma igreja arrogante é uma igreja fraca. Desfrutar o louvor dos homens é perder a bênção de Deus [ver Efésios 2:8-10; Lamentações 3:22]…

• Descansar nas promessas de Deus (v. 2b): …Quando Deus nos chama para fazer alguma coisa, Ele é fiel e nos ajuda a cumprir nossa missão (I Tessalonicenses 5:24). Confiar em nossa fé é o mesmo que crer na fé, mas confiar na fidelidade de Deus é crer no Senhor. Nossa segurança é a Palavra de Deus e o Deus da Palavra.

1, Deus não quer crentes enclausurados em quatro paredes, mas espalhados aos quatro cantos do mundo testemunhando do Seu gracioso caráter.

2. Deus não quer um povo exclusivista, mas inclusivista – que inclui todos os povos na adoração.

Sejamos crentes benevolentes! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 117 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
 

Leitura Bíblica : Salmos 117
Comentário: Jan Harry Cabungcal

Este é o mais curto de todos os Salmos, no entanto sublime em seu conteúdo. Observe que nenhuma tribo ou nação é deixada de fora do convite glorioso para louvar o Senhor. Em Romanos 15:11 o apóstolo Paulo se refere a este capítulo, para demonstrar que, em Cristo, a misericórdia de Deus foi estendida tanto para os gentios quanto para os judeus.

Nestes dois versos podemos ver atributos suficientes de Deus para que O amemos e O louvemos. Estes atributos, a Sua misericórdia e a Sua fidelidade, são eternos como o próprio Deus, e foram registrados para nos lembrar que no meio da sociedade insegura podemos descansar seguros no amor de Deus.

O Senhor está esperando que proclamemos a Sua bondade e falemos do Seu poder. Ele é honrado pela expressão de nosso louvor e ação de graças.

Deus deseja que toda a vida do seu povo seja uma vida de louvor. Este estilo de vida expulsará o espírito de murmuração e queixa. Assim, Seus filhos cultivarão atributos de caráter que os prepararão para as mansões celestiais. Tal testemunho influenciará outros e será um meio eficaz para ganhar vidas para Cristo.

Peça a Deus para ajudá-lo a ter essa experiência hoje.

Jan Harry Cabungcal, neurocientista
Europa para Jesus, Suiça
#rpsp

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Quando estamos no limite - Salmos 116

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 
Leitura Bíblica – Salmos 116
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

O sofrimento aqui no mundo pode ser amenizado com um compromisso sério com o Deus que habita no Céu, que, apesar da distância de residência, Ele não mede esforços para nos atender em nossas necessidades.

Aqueles que creem, confiam e submetem-se a Deus através da oração suplicante possuem a mais nobre postura para receber grandes bênçãos derramadas das sublimes alturas celestiais. Temos muito que aprender de Davi ao humilhar-se ao extremo diante do Supremo Salvador, reconhecendo nossa tremenda necessidade de ajuda.

Matthew Henry divide da seguinte forma este Salmo:

1. A grande aflição e perigo em que o salmista estava que quase o levou ao desespero (vs. 3, 10-11);
2. O pedido que ele fez a Deus nessa aflição (v. 4);
3. A experiência que teve da bondade de Deus para com ele em resposta à oração:
a) Deus ouviu-o (vs. 1-2);
b) Deus teve compaixão dele (vs. 5-6);
c) Deus libertou-o (v. 8).
4. O cuidado que teve em relação ao reconhecimento que tinha de fazer pela bondade de Deus para com ele (v. 12):
a) Ele amaria a Deus (v. 1);
b) Ele continuaria a recorrer a Ele (vs. 2, 13, 17);
c) Ele descansaria no Senhor (v. 7);
d) Ele andaria diante dele (v. 9);
e) Ele pagará publicamente seus votos de ação de graças, nos quais reconheceria o terno cuidado de Deus para com ele (vs. 13-15, 17-19);
f) Ele continuaria a ser o servo fiel de Deus até o fim de sua vida (v. 16).

Muitos se desesperam por não aceitarem dar nenhum passo em direção ao Ser que tem a única solução para sua aflição.

• Uma vida desprovida de oração certamente será repleta de situações desesperadoras.

Outros encontram esperança/solução em Deus, porém, não avançam como Davi fez neste Salmo, em gratidão e ação de graças ao Salvador que operou em Seu favor.

• Precisamos reconhecer coisas sublimes Deus nos fez e permitir que o coração se incline ainda mais em devoção a Ele.

Quando estamos no limite, Deus nos salva; quando não sabemos o quê fazer, Deus nos auxilia; quando a morte nos amedronta, Deus nos acalma; quando ninguém nos ouve, Deus nos acode!

Por isso, devemos amar a Deus, ser-Lhe fiel, comprometer-se com Ele e adorar-Lhe! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 116 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 116
Comentário: Jan Harry Cabungcal

Este é um poema de agradecimento a Deus em resposta às experiências de orações respondidas e libertação pessoal (versos 1-2). As provações pelas quais o salmista havia passado quase o levaram a morte (v. 3). Ele entendeu que a sua vida fora preservada apenas pela misericórdia e graça de Deus e que o descanso genuíno é encontrado somente em confiar plenamente em Deus (v. 7). Esta confiança é do tipo que faz desaparecer a ansiedade e a inquietação (Mateus 11:29).

Em 2010, enquanto dirigia uma das reuniões preliminares numa série de reuniões evangelísticas em uma das ilhas das Filipinas, senti um forte impulso do Espírito Santo para fazer à platéia um apelo de entrega total. Neste momento, um homem chamado Jaime caminhou com agonia em direção ao altar. Jaime fora o único sobrevivente de uma explosão num navio mercante. Ele estava procurando respostas para saber por que ele sobrevivera e sua busca o levou à Palavra de Deus. Através de canções de ação de graças e da mensagem de libertação na palavra de Deus, Jaime encontrou as respostas que ele estava procurando! Jaime foi batizado e seguiu seu novo propósito encontrado na vida. Agora ele felizmente oferece seu sacrifício de ação de graças e diariamente cumpre seus votos (versos 16-19) em ganhar almas.

E você? Quando foi a última vez que tocou a vida de outras pessoas, através dos seus votos e sacrifícios de ação de graças? Peça a Deus que lhe abra oportunidades para hoje incentivar alguém a se aproximar dEle.

Jan Harry Cabungcal, neurocientista
Europa para Jesus, Suiça

#rpsp

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Priorizem a Deus - Salmos 115

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 115
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Estudar profundamente as Escrituras robustece a fé, e fortalece a estrutura do indivíduo ao colocar em prática os princípios dali extraídos.

Os resultados são ainda mais evidentes quando cada crente entende que os receptores da mensagem divina são transmissores dessa mensagem para promover a vida da humanidade desfalecida.

Priorizar Deus em nosso viver diário é a melhor forma de passar nossa existência desde o berço até a sepultura. Reflita…

• As sábias instruções divinas nos dão suporte para nossas ações;
• As incomparáveis revelações escriturísticas dão o norte para nossas decisões;
• As elevadas informações inspiradas são úteis para rejeitarmos filosofias pagãs e religiões fraudulentas.

Antes de esboçar os pontos importantes do Salmo em foco, abra a tua mente para que sejas moldado pelas revelações do Senhor e não pelas informações humanas (ou pior, criadas pelos demônios).

1. Os ignorantes desprezam a Deus e provocam ao Seu povo; até o Senhor operar, deixando-os sem argumentos (vs. 1-3). Um dia os incrédulos terão que responder por suas atitudes e ficarão sem palavras.

2. Deuses falsos, imagens de esculturas de pessoas boas que morreram, ídolos, embora sejam de materiais valiosos, são obras das mãos humanas (vs. 4-8), que podem ter…

• boca, mas são incapazes de predizer o futuro;
• olhos, mas não velam pelo povo;
• ouvidos, mas não ouvem a aflição dos sofredores;
• nariz, mas não sentem cheiro das ofertas;
• mãos, mas não seguram nem abençoam nada;
• pés, mas não saem do lugar sem ajuda de alguém.

3. Há um enorme contraste na existência de quem deposita sua fé no Deus vivo e aqueles que confiam em insignificantes ídolos. É bem melhor servir a Deus corretamente (vs. 9-15).

4. A crença em imagens de esculturas (ídolos) tem muitas razões para ter sido aceita, a principal delas é a rejeição da crença de que os mortos se encontram inertes e, em silêncio absoluto. Nada sabem e nada fazem (vs. 17-18).

Não priorizar a Deus facilita a absorção de crenças espúrias, a aceitação de doutrinas falsas e ao terrível ato de criar deuses, que não passam de ídolos absolutamente inúteis. Pois, quando Deus não ocupa o primeiro lugar em nossa vida, inventamos, reverenciamos e adoramos o que não é Deus de fato.

Experimente: A presença divina certamente transforma nossa vida! – Heber Toth Armí.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 115 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 115
Comentário: Jan Harry Cabungcal

O salmista nesse poema defende Deus da ridicularização e insulto proferido pelos incrédulos, que também dirigem este desafio aos que nEle creem.

Como pessoas que creem na Bíblia, somos atacados muitas vezes com a pergunta: Onde está o seu Deus? (v. 2). Tentamos provar a existência de Deus com uma resposta intelectual e filosófica. Mas que resultados estamos realmente conseguindo?

Na minha convivência com pessoas seculares fui desafiado a produzir alguma evidência sobrenatural da existência de Deus. Muitos desses incrédulos chegaram a declarar que creriam em Deus, se de alguma forma pudessem vê-Lo ou tocá-Lo! O que Deus revelou acerca de si mesmo em Sua Palavra, somente, parece não ser suficiente para eles.

Vivemos em uma época em que a informação é supervalorizada. Somos desafiados a provar a existência de Deus por meio de informações e argumentos. Mas a existência de Deus é melhor revelada na aplicação diária em nossas vidas daquilo que conhecemos ser verdade sobre Deus. Aquilo que um homem é tem mais influência do que o que ele diz.

Um homem tende a se tornar semelhante a quem ele adora (v. 8). Aquele que adora o Senhor é transformado à Sua imagem, de glória em glória (2Cor 3:18).

A mensagem que o incrédulo precisa é a revelação do caráter de Deus. Devemos, portanto, manifestar a Sua glória em tudo o que fazemos, e revelar, em nossa própria vida e caráter, o que a graça de Deus tem feito por nós. Isso é o que significa bendizer ao Senhor (v. 18).

Existe algo em suas crenças ou procedimentos que está em desarmonia com a vontade de Deus? Você está disposto a permitir que Deus fale através da sua vida?

Jan Harry Cabungcal, neurocientista
Europa para Jesus, Suiça

#rpsp

terça-feira, 26 de maio de 2020

Deus é por nós -Salmos 114

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 114
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

O Salmo em foco é arte antiga para revelar verdades eternas. “O salmista usa metáforas poéticas intensas para ensinar história e teologia, uma abordagem que estimula a imaginação e que toca o coração” comenta Warren W. Wiersbe; o qual divide o texto inspirado em quatro tópicos:

• Deus é por nós (v. 1);
• Deus está conosco (v. 2a);
• Deus está acima de nós (v. 2b);
• Deus está adiante de nós (vs. 3-8).

Se Deus é por nós precisamos decidir ficar ao lado dEle para que coisas grandiosas aconteçam em nosso favor. Se Deus está conosco precisamos ter sensibilidade para sentir Sua presença operando em nossa vida. Se Deus está acima de nós, temos um Ser superior a tudo em quem podemos confiar e nos aconselhar. Se Deus está adiante de nós, temos um guia para nos guiar daqui para o reino dos Céus…

Maior que o êxodo israelita é o êxodo do reino das trevas para o reino da luz; mais impactante que a libertação da escravidão babilônica é a libertação da escravidão do pecado. Embora o êxodo israelita liderado por Moisés seja real, serve como ilustração de um Libertador bem maior liderando os cristãos ao reino dos Céus…

Jesus é o caminho, a verdade e a vida; sem Ele ninguém chega a lugar algum que tenha real sentido. Ele é o Emanuel, Deus conosco; enviado do Pai para nos libertar do pecado e nos levar à Pátria Celestial. Ele é maior que Moisés, e mais poderoso que Josué. Seu reino é maior que o de Davi; e, Sua sabedoria ultrapassa a de Salomão.

Jesus é a verdade que nos liberta. Albert Einstein disse algo interessante sobre a importância da libertação: “Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu”. Jesus morreu para que isso seja possível, para que tenhamos valor. Atualmente o povo de Deus é Sua igreja!

Deus pode…

• …mudar qualquer situação;
• …libertar-nos de qualquer escravidão;
• …outorgar-nos recursos humanamente impensáveis para nosso bem;
• …fazer qualquer coisa por aqueles que fazem Sua vontade.

Aceitar a graça divina implica ser livre de nossa desgraça! A presença de Deus em nossa vida faz uma diferença radical. Nossa busca por Sua vontade nos trará total felicidade.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 114 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 114
Comentário: Jan Harry Cabungcal

A mensagem deste Salmo é vital, e jamais devemos permitir que o seu significado se perca. Quando vemos a maneira como Deus nos guiou, nos enchemos de certeza de que não temos nada a temer quanto ao futuro.

Está você vacilando em sua fé e caminhada com Deus? Relembre, então, aqueles momentos especiais em que Ele se revelou a você, em que Ele o libertou, em que Ele revelou a você o Seu caráter e você nunca mais foi o mesmo. Relembre aqueles momentos com gratidão! E peça a Deus, em oração, que lhe conceda, hoje, a experiência transformadora do reavivamento e da reforma!

Se você assim proceder, o Deus que converteu a rocha em uma fonte a jorrar (verso 8, NVI), proporcionará rios de água viva para você. E se você continuar a beber dessa água, você nunca mais terá sede do que os “poços deste mundo” tem a oferecer, porque essa água se tornará em você uma fonte para refrescar você e aqueles que estiverem cansados e com sede ao seu redor.

Jan Harry Cabungcal,
Neurocientista
Europa para Jesus, Suiça

#rpsp

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Louvar a Deus – Salmos 113

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 113
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Não há coisa tão boa quanto estudar a Bíblia e aplicar os princípios divinos em nossa vida, pena que muitos desprezam essa fonte de prazer.

Louvar a Deus é expressão de todo aquele que O conhece de verdade e mantêm relacionamento sério com Ele. Os Salmos deixam isso muito claro. Na sequência do saltério temos três grupos notáveis de louvores, conhecidos como “Hallel” (isto é, “louvor” em hebraico):

1. O Hallel egípcio (Salmos 113-116);
2. O grande Hallel (Salmos 120-136);
3. O Hallel final (Salmo 145-150).

Sobre o Salmo 113, Merril F. Unger divide assim “louvado seja o Senhor pelo que Ele é [vs. 1-6), e pelo que Ele faz” [vs. 7-9]. Duane A. Garret o compara “com o cântico de Ana em 1Samuel 2:1-10”. Após considerar estas informações, avance nesta reflexão. No que…

1. …nem todos os que dizem serem servos de Deus são de fato; portanto, devemos rever nossas atitudes diante dEle e então, começar a louvá-lO de todo coração.
2. …os desanimados e indiferentes precisam de incentivos para priorizar Deus em sua rotina diário.
3. …os ignorantes e esquecidos precisam ser informados ou lembrados dos grandes atos de Deus aos pequeninos da Terra.

O Salmo 113 tem impactante mensagem para fazer uma lavagem cerebral em quem está com a mente poluída de indiferença, entupida de entulhos imorais, e abarrotada de conceitos errôneos.

William MacDonald, declara: “Nosso Deus é infinitamente exaltado, e portanto, digno de louvor” e, então esboça:

• POR QUEM? Por todos os Seus servos (v. 1);

• COMO? Ao bendizer Seu nome, ou seja, agradecer-Lhe por tudo o que Ele é (v. 2a);

• COM QUE FREQUÊNCIA? Agora e para sempre, continuamente (v. 2b);

• ONDE? Em todo lugar, desde as terras onde nasce o sol até onde ele se põe (v. 3a);

• POR QUE? 1) Por sua grandeza (v. 4), 2) Por Seu caráter incomparável (v. 5) Por Sua visão ilimitada (v. 6).

Deus realmente merece ser adorado por todos, pois além dos pontos acima, o Salmo diz que Ele atende ao pobre em sua miséria, o coitado em sua desonra, e o infeliz em sua tristeza (vs. 7-9) – Deus exalta aos humildes! (Tiago 4:6; I Pedro 5:5).

Reavivemo-nos! O Majestoso Deus Se inclina para atender aos desventurados pecadores! Adoremos-Lhe! – Heber Toth Armí.



#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 113 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 113
Comentário: Pr Ioan Campian

“Tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras” (Marcos 14:26 ARA). Quando revemos nos evangelhos o que aconteceu na noite da traição de Cristo, nos deparamos com esse relato que menciona Jesus e os discípulos cantando um hino. Esse detalhe fala de forma muito eloquente sobre a atitude de Jesus quando confrontado com a crise mais difícil e esmagadora. Como este Salmo é parte do chamado Hallel [“louvor”, cantado na Páscoa], é possível pensar que estes foram exatamente os versos cantados por Jesus com seus discípulos antes de irem para o Getsêmani.

O Salmo começa com vários convites para louvar (v. 1-3) e termina com a mesma expressão: “Aleluia!” (ou: “Louvado seja o Senhor”, v. 1 e 9). O objeto de louvor é o nome do Senhor (mencionado três vezes nos primeiros três versos). Este é o nome usado por Deus para fazer-se conhecido (Êxodo 3:16, 6:7) e exalta a aliança que Deus iniciou com o Seu povo.

Adorar a Deus não deve ser limitado pelo tempo e pelo espaço, mas deve estender-se a toda a terra, “do nascente ao poente” (v. 3 NVI) e continuar “desde agora e para sempre” (v. 2 NVI).

Querido Deus,

Por favor expulse qualquer vestígio de dúvida de nossos corações. Dá-nos o poder e a coragem de louvá-Lo hoje, apesar de todas as circunstâncias adversas pelas quais possamos estar passando. Amém.

Pr Ioan Campian–Tatar
Romênia
#rpsp

domingo, 24 de maio de 2020

Os que temem ao Senhor– Salmos 112

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 112
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Somente se Deus for temido e reverenciado como o primeiro em nossa vida, encontraremos sentido em nossa existência. Um estilo de vida desprovido das sábias instruções de Deus e distante de Sua presença resultam em dias frustrantes, tristes e deprimentes.

Martinho Lutero percebeu a importância da Bíblia para sua vida, por isso declarou: “Nas Escrituras, cada florzinha é uma campina”. Leia o Salmo 112, dedique tempo a meditar em cada sentença. Peça sabedoria para compreender essas sublimes palavras. Então, avance nesta reflexão…

Não há nada mais útil do que aprender e viver a mensagem oriunda do Céu. Observe com atenção estes pontos:

• Os que temem ao Senhor reverenciando-O acima de tudo serão bem-aventurados (v. 1);
• Os que têm seu prazer não nos barzinhos deste mundo, nem nas boates, danceterias, ou shows demoníacos, mas nos princípios divinos, serão benditos neste mundo (v. 1);
• Os que temem ao Senhor e têm prazer em Seus mandamentos terão filhos abençoados, estáveis, equilibrados e saudáveis (v. 2);
• Os que experimentam as bênçãos da obediência e da piedade vivem milagres neste mundo deprimente, tenebroso e corrupto – vivem na luz, apesar das trevas (vs. 3-4);
• Os que refletem o caráter gracioso, compassivo e justo de Deus serão ricamente abençoados em seus afazeres, não serão iludidos nem fracassados, nem mesmo abalados diante de rumores e fofocas (vs. 5-7);
• Os que colocam sua confiança em Deus somente agem com generosidade para com os carentes sem medo de serem prejudicados com isso, pois sabem que Deus cuidará muito bem de sua vida (vs. 8-9);
• Por outro lado, os que não temem a Deus, que não confiam em Suas providências, que apegam em recursos materiais e ignoram os princípios espirituais, verão que de nada valeu a pena em sua vida de egoísmo e vaidades (v. 10).

Viver sem Deus é ter uma vida oca, vazia, desprovida de satisfação. Sem as bênçãos de Deus e a segurança que Ele nos dá, nada preencherá nosso coração! Sejamos conscientes e, obedientes!

“Se alguém achar que a mensagem bíblica é irrelevante, e for com essa opinião para o túmulo, um dia irá descobrir que não existia nenhuma outra coisa que fosse mais relevante” (David Lloyd-Jones).

Coloque Deus em primeiro lugar para que tua vida tenha mais sentido! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 112 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 112
Comentário: Pr Ioan Campian

O Salmo 112 é uma continuação do Salmo 111. O primeiro fala da grandeza das obras de Deus, de Sua fidelidade e justiça, enquanto o Salmo 112 apresenta as bênçãos que virão sobre aquele que é sábio e temente a Deus.
O homem justo não está isento da realidade vista neste mundo contaminado pelo pecado, cheio de adversidade (“trevas”, v. 4, “más notícias”, v. 7, e “adversários” , v. 8, NVI). Para descrever o homem justo o autor usa a seguinte expressão: “seu coração está firme, confiante no Senhor” (v. 7). A maioria das pessoas deseja estabilidade. Aqueles carentes dessa característica se tornam escravizados por prazeres, ganho material e outros ídolos.

A base para uma vida estável, bem-sucedida, é apresentada na introdução deste Salmo, logo após o convite para o louvor: “Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!” ( v.1, NVI). Ele é um homem “íntegro” (v. 2), generoso, pronto para ajudar aqueles que passam por necessidades, “empresta com generosidade” (v. 5) e a bênção de Deus está sempre em sua vida. Esta descrição antecipa o Sermão da Montanha, onde Jesus define o padrão estabelecido por Deus para aqueles que são Seus filhos.

A verdadeira generosidade não se mede pelo valor ou a quantidade dos presentes, mas sim pela atitude com que a doação é realizada. Temos o exemplo supremo de Cristo, em Seu sacrifício no Calvário. Olhando para o supremo sacrifício de Cristo, obedecer aos Seus mandamentos torna-se um “grande prazer” (v. 1).

Querido Deus,almejamos possuir a estabilidade espiritual e emocional que muitas vezes nos falta. Ensina-nos a verdadeira generosidade e dá-nos o poder de que precisamos para seguir os passos de nosso Senhor e Salvador Jesus. Amém.

Pr Ioan Campian–Tatar
Romênia

#rpsp

sábado, 23 de maio de 2020

Busque a Deus- Salmos 111

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 111
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Eu não acredito que todos os que buscam a Deus na primeira hora do dia têm Deus como prioridade em Sua vida; mas, acredito que todos os que têm Deus como primeiro em sua vida dedicam as primeiras horas do dia para consagrar-se para as atividades rotineiras.

Suponho que muitos que dedicam a primeira hora do dia a Deus, O ignoram nas outras 23 horas do dia. Esse é um problema! Pois, como bem colocou o Dr. Adolfo Suárez, “Cristo é Senhor de tudo, ou não é Senhor de nada”.

O Salmo para nossa meditação é o 111. Pegue a tua Bíblia e cave-a fundo para extrair do texto sagrado preciosas lições para tua vida.

 Considere:

1. Deus faz tão grandes coisas pelos seres humanos desprovidos de graça que uma assembleia de justos deveria congregar-se para adorá-lO; Seus feitos são gloriosos e majestosos, todos deveriam considerar Suas obras e colocar o coração nelas (vs. 1-3);
2. Deus revela Sua imensurável generosidade e Sua magnífica piedade aos que O temem neste mundo de aflição e angústia (vs. 4-6);
3. Deus revela Seu caráter em Suas poderosas e bondosas ações para com os habitantes deste planeta. Ele é honesto, verdadeiro, fiel, reto e santo (vs. 7-9);
4. Deus é capaz de arriscar-se ao máximo a fim de resgatar ao pecador condenado à morte eterna. Ele deu Jesus, Seu único Filho, para pagar o preço de nossos pecados. Tem como ignorar um Deus assim? Tem como não louvar a um Salvador desse? (v. 10).

O ser humano neste mundo de pecado não teria esperança alguma se não fosse a Bíblia e o Deus que deixou-nos esse Livro.

1. Carecemos das magníficas obras de Deus para viver (vs. 1-3);
2. Precisamos dos graciosos recursos de Deus para que sejamos alguém (vs. 4-6);
3. Dependemos dos mandamentos de Deus para alcançar sabedoria (vs. 7-8, 10);
4. Necessitamos de libertação para salvar-nos da condenação de nossos pecados (v. 9).

Deus já merece nossa adoração pelo gracioso plano de salvação, ainda mais recebendo tantas outras bênçãos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 111 - Comentários

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 


Leitura Bíblica : Salmos 111
Comentário: Pr Ioan Campian

As majestosas obras de Deus podem passar despercebidas, se não refletirmos sobre elas e não tivermos nelas prazer (v. 2). Por esta razão, como uma proteção contra o nosso esquecimento, Deus “fez proclamar as suas maravilhas” através dos relatos bíblicos (v.4 NVI).

Alguns intérpretes bíblicos deste Salmo fazem uma conexão com a festa da Páscoa, também um memorial da grande libertação da escravidão egípcia. Este foi um dos atos mais notáveis de Deus nos tempos antigos e é um símbolo da libertação que Ele provê para a escravidão o pecado. No entanto, este evento específico não exclui toda os atos divinos que não devem ser esquecidos, especialmente neste tempo de alienação de Deus. O Sábado está embutido em nossa própria existência, falando de nossas origens (Gn 2:2, 3), apontando para o nosso Redentor e para a esperança que podemos ter nas ações de Deus em nossas vidas. Ele nos dá a cura da inquietação causada pelo pecado. Ele nos fala das obras que Deus prometeu realizar na vida de Seus filhos e é uma ajuda contra esquecermos dEle.

Querido Deus,
O autor deste Salmo nos convida a Te louvar. Ajude-nos a fazê-lo de todo o coração, reconhecendo as grandes e maravilhosas obras que fizeste no passado e Tens realizado diariamente em nossas vidas. Amém.

Pr Ioan Campian–Tatar
Romênia
#rpsp

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Salmo Messiânico - Salmos 110

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 110
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Devemos estudar a Bíblia para encontrar Cristo nela, para que Ele transforme nossa vida transtornada pelo pecado. Isso só é possível mediante a ajuda do Espírito Santo, o qual está por trás de cada texto inspirado.

Martinho Lutero fez a seguinte declaração: “Da mesma forma como vamos até o berço tão-somente para encontrar um bebê, também recorremos às Escrituras apenas para encontrar Cristo”.

O Salmo 110 é evidentemente messiânico. É fácil encontrar Cristo nele. Glauber Araújo, em sua exegese do Salmo, conclui que ele “apresenta o Messias como um rei vitorioso na luta contra seus inimigos, bem como um sacerdote que ministra pelo povo perante YHWH. Ele recebe poder e honra de YHWH e se assenta à sua direita. De seu trono (Sião) Ele rege a nação e tem o apoio de seu povo que se une a Ele em suas batalhas. Seus inimigos lhe são subjugados e finalmente eliminados”.

Araújo ainda destaca que, “além da função de rei, [o salmo] agrega a função de sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Ele [Jesus] julga os povos e executa a sentença para finalmente obter a vitória total… Devido às várias referências encontradas no NT, entendemos que Ele está assentado à direita de Deus e, conforme o livro de Hebreus indica, é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Esse salmo apresenta implicações cristológicas, eclesiológicas e escatológicas que devem ser consideradas dentro da luta de YHWH contra o mal”.

Esse salmo, declara o Comentário bíblico NVI de F. F. Bruce, “é o texto mais citado ou aludido no NT (cf. At 3.34,35; 1Co 15.25; Ef 1.20; Cl 3.1; 1Pe 3.22)… O autor aos Hebreus deu muito valor a este salmo; ele desenvolveu a aplicação do v. 4 ao fato de Cristo exercer o sacerdócio celestial, não araônico, depois do sacrifício do Calvário (Hb 1.3,13; 5:6-10; 6.20-10:21)”.

Conforme relata o Salmo, Jesus…

1. …como Rei está organizando Seu povo como um exército para obter juntos a vitória final, a qual será total, sobre Seus inimigos de todas as espécies (vs. 1-3).
2. …como Sumo Sacerdote julgará todos os reis e nações do mundo inteiro para eliminar o mal por completo do Planeta Terra (vs. 4-7).

Hoje, peça que Jesus reine em, e, interceda por tua vida! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 110 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 110
Comentário: Pr Ioan Campian

O Salmo 110 é um hino messiânico, o salmo mais citado no Novo Testamento (Mateus 22:42-45, Marcos 12:36-37, Lucas 20:42-44, Hebreus 1:13) e apresenta Jesus Cristo como Rei, Juiz e Sacerdote. Este Salmo também contém duas profecias curtas e várias promessas de vitória (vs. 1-3 e 4-7), que foram cumpridas pela primeira vez na ressurreição e ascensão de Jesus, enquanto o completo cumprimento virá no final do grande conflito entre o bem e o mal e a vitória final do Cordeiro.

Foi a Jesus apenas que o poder e a autoridade foram dados “até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés” (v. 1, ARA). Esta autoridade não é baseada em poder, honra humana ou popularidade. Ela não se expressa em palavras ameaçadoras ou atos de coação. Pelo contrário, ela é baseada no amor, serviço e sacrifício.

Quando olhamos para Jesus através de olhos humanos, vemos que “Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada havia em sua aparência para que o desejássemos” (Isaías 53:2, NVI). Quando estava em pé para ser interrogado por Pilatos, o representante do poder romano, ele era o exemplo extremo da fragilidade humana. Foi lá que Jesus deu o seu testemunho de que Ele era Rei, esclarecendo que o Seu reino não era deste mundo.

Em Sua cruz, eles escreveram em três línguas: “O Rei dos Judeus”, como ato culminante da sua completa humilhação, um rei crucificado como um criminoso. Em sua cabeça, ele tinha a coroa de espinhos, enquanto o manto de púrpura havia sido tirado dele deixando-o exposto.

Se aqueles que participaram de Seu julgamento e zombaria pudessem olhar para o futuro, ficariam chocados. Se eles tivessem sido capazes de ver o grande número de Seus seguidores, a grande multidão de mártires dando suas vidas por Ele e a marcha irrefreável do seu reino para conquistar todo o planeta pelas poderosas palavras e ações generosas de seus fiéis, eles teriam recuado de vergonha.

Querido Deus, abra meus olhos para ver, como o salmista viu, quem Tu és: nosso Rei, grande Sumo Sacerdote celestial e Juiz. Dá-nos a coragem, a força e a determinação para fazermos parte do seu exército vitorioso. Amém.

Pr Ioan Campian–Tatar
Romênia
#rpsp

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Oração de um homem

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
 

Leitura Bíblica – Salmos 109
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Você já foi despedido do emprego por uma armação estratégica de alguém? Você sofreu punição porque alguém te acusou injustamente? Você já fez o bem e recebeu o mal como recompensa? Você já foi tratado com inveja, raiva e ódio por pessoas problemáticas?

Davi sofreu terrivelmente nas mãos de inconsequentes. Por isso ele fez orações em prol de justiça divina contra tais indivíduos. Antes de avançar, considere o sentimento de…

• …uma jovem que preserva sua pureza virginal para o casamento sendo estuprada por jovens frios e imorais, bêbados e drogados.
• …filhos que assistem ao assassinato de seus pais por delinquentes cruéis.
• …um pai que descobre que seus filhos estão sendo violentados sexualmente por amigos da família.
• …um membro da igreja que fica sabendo que seu líder religioso explora financeiramente os membros para adquirir drogas.

Davi indigna-se por coisas não tão ruins quanto estas. Observe o tipo de indivíduos que Davi tem em mente ao escrever esse salmo imprecatório (lista extraída da Bíblia de Estudo Andrews). Eles…

• Pervertem a verdade;
• Mentem;
• Acusam falsamente;
• Usam de má-fé na amizade;
• Odeiam;
• Atacam sem causa;
• Pagam o bem com o mal;
• Exploram os que lhes apresentam solicitações;
• São cruéis;
• Assassinam;
• Não ajudam aos necessitados;
• Menosprezam as pessoas;
• Abusam; e,
• Amaldiçoam o tempo todo.

Os cristãos não têm sangue de barata; contudo, não fazem justiça com as próprias mãos. Eles usam o recurso da oração. Observe…

1. O clamor do sofredor (vs. 1-5);
2. A intolerância à injustiça e ao pecado (vs. 6-20);
3. O anseio por justiça (vs. 21-29);
4. A aclamação ao Supremo Juiz (vs. 30-31).

Alguns pensam que salmos imprecatórios não são inspirados; outros, que eles estão ultrapassados aos cristãos, mas não aos judeus. Existem evangélicos que creem que eles sejam de natureza profética, não imprecatória; ainda outros alegam que eles devem ser entendidos figuradamente como sendo os sentimentos divinos no indivíduo que ora.

Entretanto, nenhum dos salmos perdeu sua relevância com a morte de Cristo. Sua morte ajuda-nos a ver relevância nas imprecações inspiradas. Revelando o que o pecado tem feito com um Ser puro, bondoso e santo ficamos ainda mais indignados, com mais aversão ao pecado.

Ao inclinarmos para falar de nossos sentimentos ao justo Juiz, levantaremos para, então, O exaltar. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 109 Comentário:

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 109
Comentário: Pr Ioan Campian

Este Salmo é dirigido para “Deus, a quem louvo” (v. 1 NVI), e se encerra com o compromisso de louvá-Lo: “Muitas graças darei ao Senhor com os meus lábios.” (v. 30a NVI). Ele mostra Davi, o seu autor, cercado por inimigos que disparam calúnias contra ele, distorcendo qualquer senso de justiça (v. 5).

Este Salmo é uma lição prática de como devemos tratar com nossas emoções negativas, com a amargura que às vezes nos domina, mesmo que não nos demos conta disso. Davi fala com Deus sobre suas emoções negativas e pede que Ele se manifeste e intervenha. Esta é a sua razão para voltar-se para Deus com toda a confiança: “Mas tu, Senhor Deus, age por mim, por amor do Teu nome; livra-me, porque é grande a Tua misericórdia.” (v. 21). Somente desta forma, nós podemos entrar no estado de espírito necessário para louvar a Deus.

Querido Deus,
Ajude-nos quando nos virmos cercados por inimigos ou quando nossas almas forem engolidas pela tristeza. Buscamos-Te em plena confiança de que estás ao lado “dos necessitados, para livrá-los daqueles que querem condená-los” (v. 31 NIV). Nossos corações louvam a Ti, somente. Amém.

Pr Ioan Campian–Tatar
Romênia
#rpsp

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Deus cuida e abençoa Seu povo - Salmos 108

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse
Leitura Bíblica – Salmos 108
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

A Bíblia fala continuamente ao coração do leitor; na verdade, Deus fala diretamente ao pecador submisso que aplica seu coração ao estudo genuíno de Sua Palavra.

É possível que Davi tenha feito adaptações dos salmos 57 e 60 para a elaboração do salmo em questão. Os vs. 1-5 assemelham-se a Salmo 57:7-11; enquanto que, os últimos versículos são semelhantes a Salmo 60:5-12. A inspiração não é estática, ela é flexível dentro da revelação originada em Deus.

Até o tom e o objetivo do salmo mudaram após as adaptações realizadas por Davi da revelação recebida de Deus. “Para uso nosso”, diz Derek Kidner, “aqueles salmos anteriores podem muito bem servir para tempos de perigo pessoal ou coletivo, mas este é para tempos que exigem novas iniciativas e venturas de fé”.

A Bíblia não foi ditada! Warren W. Wiersbe faz esta aplicação contundente: “A verdade de Deus pode ser adaptada a situações novas, e cânticos podem se tornar um ‘cântico novo’ quando novos desafios são superados com uma teologia imutável”.

O conceito de revelação e inspiração deve ser melhor compreendido em nossa mente para não limitarmos o que Deus ampliou. Após essa explicação, foquemos nestes ensinamentos:

• Precisamos reavivar-nos para cantar exultantes louvores mesmo no escuro, na expectativa de um lindo amanhecer com Deus. Esse louvor extrapola as quatro paredes do lar tornando-se um meio de testemunhar ao mundo da imensurável misericórdia e fidelidade do Deus vivo e verdadeiro (vs. 1-5).
• Não é necessário as condições estarem como queremos para louvar a Deus; o salmista emite uma oração após louvar, onde fica evidente que era uma súplica em prol de seu povo que sofria nas mãos de opressores e não viam nenhuma luz no fim do túnel (v. 5).
• As orações despertam nossa esperança e confiança em Deus, nos faz relembrar do poder de Deus ao nos aproximarmos dEle. Deus cuida e abençoa ao Seu amado povo e promete-lhe a vitória sobre os inimigos e opressores (vs. 7-9).
• Da oração para os fatos, da esperança para a realidade, parece que Deus abandonou ao Seu povo. Esse é um problema que nós mesmos adquirimos por falta de discernimento (vs. 10-11).
• É preciso orar ainda mais para, então, celebrar as proezas que Deus fará (vs. 12-13).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 108 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 108
Comentário: Christoph Berger

O salmista, falando profeticamente, está pensando no remanescente de Israel, reunido e redimido, louvando ao Senhor. A demonstração da misericórdia e da fidelidade de Deus em manter a Sua Palavra no tempo do fim despertará o mais alto louvor de Seu povo redimido e restaurado.

Este Salmo nos encoraja a sermos fiéis ao Senhor, que sairá à batalha por nós como fez por Israel no passado.Quando a ajuda humana é insuficiente ou mesmo impotente é que podemos perceber claramente a ajuda e cuidado de Deus por nós. É nesse momento que o filho de Deus aprende a se apoiar no braço do Infinito.

Assim como Davi clamou a Deus, clamemos hoje também: “Dá-nos ajuda contra os adversários, pois inútil é o socorro do homem. Com Deus conquistaremos a vitória, e ele pisará os nossos adversários” (Salmo 108:12-13, NVI). Seja fiel e tenha bom ânimo, pois Deus lutará por você!

Christoph Berger
Diretor do Bogenhofen College, Austria

#rpsp

terça-feira, 19 de maio de 2020

Deus é Misericordioso - Salmos 107

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 107
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

O livro de Salmos está dividido em cinco livros menores:

LIVRO I – Salmos 1-41
LIVRO II – Salmos 42-72
LIVRO III – Salmos 73-89
LIVRO IV – Salmos 90-106
LIVRO V – Salmos 107-150

O Salmo 107 é a abertura do quinto e último livro dentro do Livro de Salmos. Sua introdução (vs. 1-3) “dá ao salmo seu âmbito histórico na grande libertação de Israel do exílio, o tema sobre o qual o restante do salmo dá as variações. A palavra ‘remidos’ traz ecos do costume que obrigava o parente a se interpor para livrar seu aparentado próximo da dívida ou da escravidão. Deus fizera exatamente aquilo; e a palavra ‘congregou’ responde precisamente à oração de 106:47. Esta combinação entre a petição e a resposta tem persuadido alguns expositores que os Salmos 105-107 formam uma trilogia, a despeito da fronteira tradicional entre os Livros IV e V, contando a história da graça de Deus na Sua escolha e cuidado de Israel (105), Sua longanimidade e castigos (106) e, finalmente, Sua recuperação da nação (107). Kirkpatrick indica que há um elo entre os três na expressão ‘as terras’, que cristaliza a promessa (105:44), o castigo (106:27) e o salvamento (107:3)” (Derek Kidner).

O Salmo nos oferece quatro quadros em que pessoas experimentaram o livramento do Senhor quando clamaram com fervor: Os…

• …perdidos e errantes do deserto (vs. 4-9);
• …presos/cativos/escravos (vs. 10-16);
• …enfermos/doentes (vs. 17-22);
• …marinheiros solapados por tempestade violenta (vs. 23-32).

Deus está no controle de tudo e pode agir em qualquer adversidade, contudo, precisamos clamar a Ele com sinceridade (vs. 33-42).

Derek Kidner conclui seu comentário deste Salmo dizendo que “o livro de Oseias encerra-se com uma nota semelhante a esta [v. 43]: uma lembrança sóbria no sentido de não sermos levados pela eloquência, numa resposta pouco profunda àquilo que Deus fez em profundidade, ou na participação puramente imaginativa num capítulo da história. Neste quadro quádruplo da qual houve livramento, o leitor deve se reconhecer a si mesmo, e é a fidelidade de Deus que agora deve louvar com nova compreensão”.

Conforme o Salmo, Deus é…

• Bom;
• Misericordioso/gracioso;
• Fiel;
• Libertador/salvador;
• Abençoador.

Deus nos liberta das nossas aflições e nos redime dos nossos pecados para que O louvemos e anunciemos a Sua salvação (vs. 1-3). Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 107 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 107
Comentário: Christoph Berger

Este Salmo nos convida a louvar a Deus e agradecer a Ele porque Ele é bom (vs. 1 , 21, 31) . Este convite é estendido a todos que experimentaram a libertação de qualquer tipo de carga. Isto é válido não só quando sofremos em consequência de nossas próprias culpas, mas também quando sofremos mesmo sendo inocentes.

A experiência que o salmista teve de ser libertado de seu problema é resultado do que Jesus fez e do que Ele ainda está fazendo (João 8:36). Seu braço forte está pronto para ajudá-lo hoje também (vs. 13, 19, 28) e libertá-lo de sua aflição.

O Salmo 107 também é dirigido aos que enfrentam uma situação especialmente amarga, como a proximidade da morte. Para estas pessoas a Palavra de Deus chega como um mensageiro trazendo boas novas, como na experiência do oficial de Cafarnaum, que acreditou na Palavra de Cristo e teve seu servo liberto da morte iminente (Mt 8:8,13).

Prestemos atenção na maneira como o Senhor se relacionava tanto com o Israel do passado quanto com o Israel de hoje (o que inclui a você e a mim). Então a bondade de nosso Senhor será vista em toda a sua beleza. Louvado seja o Senhor, pois Ele pode mudar as coisas, Ele pode libertar e salvar.

Christoph Berger
Diretor do Bogenhofen College, Austria
#rpsp

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Deus em primeiro lugar -Salmos 106

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 106
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

A falta de reavivamento pleno está na vida desprovida de arrependimento genuíno. A falta de arrependimento nos dias atuais se deve ao fato de que Deus não é mais prioridade na vida de muita gente.

• Colocar Deus em primeiro lugar não significa apenas dedicar as primeiras horas do dia a Ele, embora aquele que O coloca em primeiro lugar não começará o dia sem buscar Sua presença.
• Colocar Deus em primeiro lugar é não colocar absolutamente nada mais como prioridade o dia inteiro. Nada na agenda nem de manhã, nem de tarde e nem de noite deve ocupar o lugar de Deus. Colocar Deus acima de tudo o que fizermos significa colocá-lO em primeiro lugar em nossa vida.
• Colocar Deus em primeiro lugar significa buscar Sua vontade acima de quaisquer das nossas vontades e desejos, sejam estes ruins ou bons. Porém, muitos do povo de Deus não têm Deus como prioridade em todas as coisas.

O que acontece com pessoas que não colocam Deus em primeiro lugar?

1. Praticam naturalmente o pecado sem perceberem a consciência acusando-os (v. 6);
2. Esquecem as orientações dadas por Deus no início da jornada espiritual (vs. 7-12);
3. Ignoram a providência divina evidente nos difíceis desertos da vida (vs. 13-18);
4. Desprezam a Deus com práticas que ferem Seus preciosos princípios de adoração (vs. 19-23);
5. Esquecem que Deus guia nos momentos críticos que exigem decisões e atitudes importantes (vs. 24-27);
6. Ignoram aos mandamentos de Deus quando os prazeres e as seduções pecaminosas parecem falar mais alto e forte ao coração e aos ouvidos (vs. 28-31);
7. Provocam aos líderes que Deus deixou para o bem de Seu povo (vs. 32-33);
8. Ignoram partes da missão divina, se acomoda e relaxa espiritualmente (vs. 34-39);
9. Sofrem as consequências dolorosas de atitudes espirituais mesquinhas (vs. 40-46).

“Por haverem deixado de executar Seu propósito [de Deus], tornaram-Lhe impossível cumprir as promessas de bênção. Não está fazendo o mesmo a igreja hodierna?” indaga Ellen G. White.

Pelo amor que Deus tem pelo povo negligente, somos motivamos a um louvor por Sua misericórdia e bondade no início do Salmo (vs. 1-5); e, advertidos com uma súplica por restauração oriunda do arrependimento, no final (vs. 47-48).

“Senhor, restaura-nos, reaviva-nos! Amém!” – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 106 Comentário:

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 106
Comentário: Christoph Berger

O Salmo 106 apresenta um belo exemplo de arrependimento, por parte do povo de Israel, através dessa confissão nacional. Com um coração renovado eles percebem tudo o que o Senhor tem feito por eles e lembram da sua história à luz da graça e da misericórdia divina (Ezequiel 36:31). Graças a este coração mudado, eles admitem seus maus caminhos e enxergam suas próprias iniquidades, incredulidade e rebelião.

Em contraste com a escura realidade do pecado de Israel, a graça de Deus brilha resplandecente. Por esta razão o Salmo começa e termina com um “Hallelujah”, ou seja, “Deus seja louvado”. (Vs. 1 , 48).

A confissão de Israel assim se expressa: “Pecamos como os nossos antepassados; fizemos o mal e fomos rebeldes” (v. 6), isto porque, em certo sentido, todas as gerações de israelitas saíram do Egito. A mesma verdade é válida para o nosso Êxodo pessoal. O povo de Israel – passado, presente e futuro – tem sido perverso, tem cometido pecados, tem agido perversamente, e já teria sido rejeitado não fosse a graça e a fidelidade de Deus.

Compare-se com o povo de Israel. Você já agiu como eles? Lembre-se de sua rebelião no Mar Vermelho, de suas reclamações por causa das panelas de carne do Egito, do seu ciúme dos líderes de Deus, do seu deslize em mudar a glória de Deus à semelhança de um animal, do seu pecado de incredulidade e desobediência após o retorno dos espias, ou da sua união com a licenciosidade de Baal- Peor. Será que você tem se esquecido vez após vez da grande obra de libertação, cuidados e vitória que Deus tem operado em sua vida?

Confessemos hoje os nossos erros e louvemos a Deus por Sua graça e fidelidade. Confiemos na libertação final que em breve acontecerá por ocasião da volta de Jesus, quando o povo de Deus que se encontra espalhado por todas as nações finalmente será reunido.

Christoph Berger
Diretor do Bogenhofen College, Austria
#rpsp

domingo, 17 de maio de 2020

Ações De Deus Salmos 105

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 105
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Ações de Deus em prol de Seu povo

Meditar, refletir, discernir e relembrar os atos divinos na história humana nos fortalece a fé, nos dá convicção para testemunhar de Sua existência, amor e graça e, também nos dá segurança ao olhar para o futuro de nossa vida, família e igreja com esperança.

O Comentário bíblico F. F. Bruce destaca que “o povo de Deus se encontra para adorá-Lo. Esse salmo foi designado para ser um meio do Seu louvor. O seu tema geral é a fidelidade de Deus para com as Suas promessas (v. 8, 42). A história sagrada de Israel é esboçada de tal forma que destaca a lição espiritual de que Ele é absolutamente confiável e capaz de salvar e proteger”.

Do começo ao fim Deus esteve envolvido com Seu povo. Em cada fase do trajeto Deus esteve atuando. Deus não mudou. Ele continua fiel e gracioso como sempre foi. Como Derek Kidner destaca, os eventos do Salmo são:

• A promessa de uma terra (vs. 8-11);
• Proteção para os patriarcas (vs. 12-15);
• José abre caminho (vs. 16-22);
• Israel no Egito (vs. 23-25);
• Moisés e as pragas (vs. 26-36);
• O êxodo (vs. 37-42);
• A conquista [da terra prometida] (vs. 43-45).

Os Salmos 105 e 106 estão interligados. E, contém inúmeras lições para nos ensinar: “Amigos, lembrem-se da história e aprendam. Nossos antepassados foram guiados por uma nuvem e conduzidos milagrosamente através do mar […]. Mas experimentar as maravilhas e graça de Deus não pareceu significar muito, porque muitos deles foram vencidos pela tentação no terrível deserto, e Deus não ficou satisfeito” (I Coríntios 1:1-5).

Ellen G. White afirma que “a experiência de Israel, a que o apóstolo faz alusão nas palavras acima, e segundo é registrada nos Salmos 105 e 106, contém lições de advertência que o povo de Deus nestes últimos dias precisa especialmente estudar”.

Vamos estudá-las? Observe algunas…

• Ao relembrar as ações de Deus em prol de Seu povo nos enche o coração de satisfação (vs. 1-3);
• Ao relembrar as obras de Deus em benefício de Seu amado povo nos faz aumentar nossa confiança nEle (vs. 4-6);
• Ao relembrar a origem e a trajetória do povo de Deus nos fará ter uma base sólida para nossa fé (vs. 7-45).

Avance… Escreva outras lições que você aprendeu! Compartilhe-as!– Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 105 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica : Salmos 105
Comentário: Christoph Berger

Este Salmo nos apresenta a fidelidade de Deus em cumprir a Aliança com o Seu povo. Profeticamente, nos lembra que iremos celebrar esta fidelidade de Deus ao longo da eternidade.

O Salmo nos encoraja a lembrarmos dos feitos passados de Deus. “Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou” (Sl 105:5, NVI)

Não se esqueça dos milagres de Deus em sua vida. Escreva-os em um livro especial, mantenha-os como tesouros especiais, reflita sobre eles, especialmente quando você se sentir desanimado e, então, quando for adequado, reparta esses tesouros de pensamento com outras pessoas.

Falando profeticamente, os pensamentos desta canção serão cantados quando o povo de Deus estiver na presença do Senhor Jesus na Sua segunda vinda.

Ao longo da história o Senhor foi fiel à Sua aliança, desde o tempo dos Patriarcas. Sim, Ele se lembrará para sempre da aliança que fez com Seu povo. Com esta aliança em mente, o Senhor enviou José adiante dos seus irmãos para o Egito. José foi exaltado para que pudesse abrir as portas da terra para o povo de Deus.

Deus continuou a ser fiel através de Moisés e do Êxodo, enviando as pragas aos egípcios e libertando Seu povo com muita prata e ouro em suas mãos (Ex 13:21 e Salmo 105:37). Ele colocou a nuvem sobre eles para guiá-los e protegê-los do calor do sol e a nuvem de fogo para iluminá-los à noite. Ele enviou pão do céu e fez jorrar água da rocha, a fim de atender às suas necessidades.

O mesmo Pai Celestial está disposto a prover poderosos e graciosos bens para você hoje porque Ele cumpre suas promessas! Louvado seja o Senhor por Sua fidelidade à aliança!

Christoph Berger
Diretor do Bogenhofen College, Austria
#rpsp

sábado, 16 de maio de 2020

Deus glorioso, idealizador, criador e sustentador

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Salmos 104
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

Faz muito bem aos seres pensantes erguerem seus olhos para além dos problemas desta vida e das angústias da alma humana para contemplar a beleza de um Deus que nos ama.

Uma análise do renomado teólogo Paul R. House reza:

“O salmo 104 comemora a criação de Yahweh e o cuidado que Ele tem com a terra. É difícil imaginar uma declaração mais completa acerca de quão longe vai o interesse divino pela ordem criada. Toda a história começa com o Senhor, que num momento específico começou todos os acontecimentos. Louvor é a resposta natural de todos os que compreendem a importância de reconhecer Yahweh como o único criador e sustentador”.

O salmo em análise oferece grandes verdades. Derek Kidner não exagera quando declara que “parece que o salmo [104] foi escrito para ser companheiro [do salmo 103] (a julgar pela abertura e encerramento, que se equiparam nos dois salmos). Juntos, os dois louvam a Deus como Salvador e Criador, Pai e Sustentador, ‘misericordioso e poderoso’. Na galáxia do Saltério, estas são estrelas gêmeas da primeira grandeza”.

Após estas preciosas informações, observe estes tópicos teológicos extraídos do texto inspirado:

• Deus é glorioso e magnífico (vs. 1-4);
• Deus é o idealizador, criador e organizador do Planeta Terra (vs. 5-6);
• Deus é o sustentador e o provedor da vida no mundo vegetal, animal e humano (vs. 10-23);
• Deus é dono da plenitude da sabedoria evidentes em suas múltiplas obras criativas (vs. 24-26);
• Deus é o mantenedor e o zelador de Suas criaturas (vs. 27-30);
• Deus é merecedor do louvor de toda a criação, entretanto somente o ser humano foi criado com capacidade de reconhecer isso. Contudo, somos ingratos quando não O louvamos (vs. 31-35).

Há muitos eruditos que percebem uma lógica sequencial deste Salmo em comparação com o relato da criação em Gênesis. Porém, vamos além: “A fluência do salmo segue livremente a ordem da criação, como relatada em Gênesis 1.1-31, mas conclui (v. 35) com uma alusão aos fatos do final dos tempos, registrados em Ap 20-22” (John MacArthur).

O Deus que criou o que o diabo estragou restaurará tudo à sua forma original. Hoje podemos ser novas criaturas (II Coríntios 5:17) aguardando novos céus e nova terra! (II Pedro 3:13) – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Salmos 104 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 
Leitura Bíblica : Salmos 104
Comentário: Christoph Berger

O Salmo 104 apresenta a compreensão do povo de Israel acerca da natureza. O autor não escreve a partir de uma perspectiva científica ou apenas com base em seus sentimentos – ele escreve como um crente. O poeta rejeita os conceitos do ateísmo e do panteísmo. Por meio de Sua palavra, Deus criou e sustenta o mundo. O paralelo entre este Salmo e a história da criação em Gênesis 1 é notável. No momento em que este Salmo foi escrito, a história da criação era conhecida e aceita. Deus é louvado por renovar a terra (v. 30) e realizar o milagre da fertilidade e do crescimento.

Será que nós, homens modernos, em tempos de êxodo rural e uso de fertilizantes artificiais, percebemos e reconhecemos a Deus como o Criador? Já no tempo de Israel, as pessoas criaram Baal, o deus cananeu da chuva e da fertilidade (Nm 25:3 ). Mas o óleo, o vinho e os cereais não vinham de Baal – mas da parte do Senhor (Oséias 2:9). Assim, o Salmo 104 é uma adequada defesa contra qualquer mistura de conceitos religiosos e uma clara declaração de lealdade para com o criador (v. 3). Acreditar no Criador tornou-se uma mensagem renovada para Israel e países vizinhos. Toda a realidade criada traz a marca do seu Originador, apontando para uma mão divina além de si.

Jesus repetiu uma lição valiosa a partir da observação do Salmista. Ele disse que os pássaros “não semeiam nem colhem … contudo, o Pai celestial as alimenta” (Mateus 6:26 NVI). Não podemos fazer nada para “acrescentar uma hora que seja” (v. 27 NVI) à nossa vida. É Deus quem cuida de nós, então por que nos preocuparmos?

Vamos hoje louvar e adorar a Deus, porque só Ele cria e cuida!

* Quem honra a Deus e medita em sua beleza verá muito mais dessa beleza em sua própria vida e à sua volta.

* Quem reflete sobre a bondade e a beleza de Deus, confiará mais em seu poder.

* Quem acredita em Deus, o criador, vê a si mesmo e o que acontece ao seu redor no contexto bíblico correto. A terra é dEle e tudo está sob o Seu controle.

A atuação de Deus, ao criar e cuidar, confere paz à minha vida diária.

Christoph Berger
Diretor do Bogenhofen College, Austria

#rpsp

sexta-feira, 15 de maio de 2020

O poder de Deus

😴ANTES DE VOCÊ DORMIR...

" O poder de Deus se aperfeiçoa nas suas fraquezas. "

➖➖➖➖➖➖➖➖

📝Todos nós temos fraquezas físicas, emocionais e espirituais. Além disso, todos os dias vivemos situações difíceis que nos enfraquecem, como problemas financeiros, problemas de saúde e de relacionamentos.

Por isso, é muito importante sabermos lidar com tudo isso se quisermos ter uma vida vitoriosa. Muitas pessoas negam as suas fraquezas, escondem-as ou dão desculpas e as defendem. Mas enquanto elas fugirem da realidade, Deus não poderá agir em seu favor e usar suas fraquezas da forma que Ele deseja.

Você sabia que Deus tem uma visão diferente sobre aquilo que te entristece? Ele disse: "Os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos" (Isaías 55:9).

Talvez você pense que Deus te amará mais se você errar menos ou se tiver mais qualidades do que defeitos, mas a Bíblia deixa claro que Deus te ama independente do que você faz ou deixa de fazer. Tudo o que Ele deseja é estar presente em sua vida para transformar suas fraquezas em vitórias. Para isso, você precisará depender completamente da Sua graça.

A Bíblia diz: "Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele" (1 Coríntios 1:27-29).

Ou seja, suas fraquezas não são um acidente. Deus as permitiu em sua vida para revelar o Seu poder através de você. Ele nunca fica impressionado com a sua força, habilidade e talentos, pois foi Ele mesmo que te deu essas coisas. No entanto, Ele é atraído por suas fraquezas e quanto mais você reconhecê-las e pedir ajuda em oração para vencê-las, mais o poder de Deus te transformará!

🌠BOA NOITE...

NÃO TENHA MEDO

🔆COM DEUS AO AMANHECER

" NÃO TENHA MEDO, Jesus disse que sempre estaria ao seu lado te ajudando. "
➖➖➖➖➖➖➖➖

📝Jesus sempre disse que estaria ao lado dos Seus filhos em todos os momentos, fossem eles bons ou não. O que me leva apensar que não existe mal algum que possa me deixar temeroso, até porque o Cristo que pode todas as coisas sempre vai está ao meu lado.

Não sei quais são seus motivos para duvidar ou ter medo nesse momento. Mas o que eu sei é que a promessa de Cristo continua viva quando Ele diz: "Não temas porque eu sou contigo" (Isaías 41:10), Ele disse que iria e Ele está sim bem ai do seu lado dando a força necessária para que você enfrente os problemas que te deixam sem chão.

Agora cabe a você e a mim acreditar que Ele está sim ao nosso lado, porque quando damos espaço a Jesus Ele faz coisas maravilhosas ao nosso favor.

☀ Bom dia!