Páginas

domingo, 14 de julho de 2019

2 Samuel 8 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 
Leitura Bíblica : 2 Samuel 8
Comentário: Koot van Wyk 

Este capítulo é um dos exemplos de como Deus conhece todos os eventos e permite as coisas acontecerem no tempo certo para cumprirem o Seu propósito. Assim foi com Davi e a derrota que ele impôs a várias nações inimigas. Por quê? Davi “julgava e fazia justiça a todo o seu povo” (v. 15). Ele derrotou Hadadezer (v. 3) e os sírios que vieram para ajudar a Hadadezer (v. 5). Quando Toí, o rei de Hamate, ouviu o que tinha acontecido, se submeteu a Davi (vv. 9,10). Os edomitas também tiveram de se submeter e servir Davi (v. 14).

Ao compararmos o livro de Samuel com o livro de Crônicas, verificamos tanto semelhanças quanto diferentes ênfases*. Às vezes, uma pessoa é referida por nomes diferentes devido ao escriba ter utilizado o outro nome como a pessoa era chamada, como no caso de Gideão (Jerubaal, em Jz 6.32) e Salomão (Jedidias, em 2Sm 12:24,25). Portanto, quando vemos um nome em Samuel e um nome diferente em Crônicas ou Reis, precisamos nos lembrar de que o Espírito Santo não segurava a mão do escriba e empurrava sua pena. Estes escribas e profetas eram os escritores de Deus, expressavam Suas ideias, não eram Suas canetas. Eles escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo (2 Ped. 1:21). Através do Espírito Santo estes autores expressaram os pensamentos de Deus de diferentes formas, dando a devida ênfase quando necessário.

Assim, é mostrada a condescendência de Deus. Ele encontra os seres humanos caídos onde eles estão. A Bíblia é perfeita em sua simplicidade, mas não pode expressar perfeitamente todos os elevados pensamentos de Deus em linguagem humana. O Senhor preservou este Livro Santo pelo Seu próprio poder milagroso em sua forma atual. Esta Palavra contém verdades eternas e imutáveis para nossas vidas (ver Mensagens Selecionadas, Vol. 1, p 15, 20-23).

Koot van Wyk 
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul

#rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário